Pedagogia é apenas para dar aulas? Onde mais um pedagogo pode atuar?

Pedagogia
Substantivo feminino
1. Ciência que trata da educação.

O pedagogo é um dos profissionais mais importantes da sociedade. Na docência, pode lecionar da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de ter aptidão na gestão educacional como coordenador, orientador ou diretor de escolas públicas ou privadas, além de creches e ONGs.

Se você quer conhecer mais sobre essa profissão, continue a leitura.

Pedagogia além da sala de aula

pedagogia

Pedagogia Empresarial

Fora do ambiente escolar, o pedagogo pode atuar no mundo dos negócios com a Pedagogia Empresarial, desenvolvendo treinamentos para colaboradores e funcionários. Recrutamento, seleção, gestões de conflito, organização de atividades pedagógicas, sociais e administrativas também são funções do pedagogo empresarial.

Pedagogia Hospitalar

Outra área bastante interessante é a Pedagogia Hospitalar, que abre um campo produtivo de atuação para os profissionais da educação interessados no trabalho junto à equipes multiprofissionais em ambulatórios, hospitais, casas de apoio e domicílios.

Esses profissionais atuam em espaços diferenciados, como salas hospitalares, brinquedotecas e em departamentos de recursos humanos, a fim de desenvolver ações efetivas que tornem produtivo o tempo da hospitalização e dos longos tratamentos.

Pedagogia Social

Visando inserir a prática da educação em espaços não-escolares, como em projetos de responsabilidade social em instituições públicas ou privadas, o pedagogo social tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em diversos contextos sociais, como detentos e ex-detentos em processo de ressocialização, pessoas de baixa-renda, idosos alocados em centros de repouso, entre outros.

CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL

1. Órgãos públicos municipais, estaduais ou federais: planejamento, fiscalização e coordenação de programas e políticas públicas educacionais.

2. Empresas privadas: no setor de Recursos Humanos, esse profissional é responsável pelo treinamento e desenvolvimento das áreas no quesito Responsabilidade Social.

3.ONGs: desenvolvimento e coordenação de programas sociais e educativos para a comunidade.

4. Indústria de brinquedos: pesquisa, consultoria, análise e produção de brinquedos, assim como na classificação de faixa etária.

5. Cultura: orientação de atividades educativas em estabelecimentos como museus, bibliotecas,
brinquedotecas, centros culturais e recreativos.

6. Mídia e Editoras: elaboração e análise de conteúdos para o público infantil, como de programas educacionais e livros infantis, didáticos e paradidáticos.

atuação do pedagogo

“Cursar Pedagogia na UCDB promove um aprendizado significativo, repleto de experiências por meio de laboratórios práticos, projetos de extensão e incentivo à pesquisa científica, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, professora Dra. Ana Paula Gaspar Melim.

Pedagogia na UCDB

Na Universidade Católica Dom Bosco os estudantes têm a oportunidade de realizar estágio, participar de seminários, atividades teórico-práticas e projetos de extensão como o Labinter, Residência Pedagógica, Criança Ativa, Saúde Pública, Projeto Vivências e Integração.

Conheça mais sobre o nosso curso e #VemSerUCDB.

A pedagogia não caminha, faz caminhar!

Comentários