Como ter uma boa produtividade depois de uma noite mal dormida?

Será que, depois de meses estudando para o ENEM e de muito nervosismo, os futuros acadêmicos têm um tempinho para relaxar e dormir bem agora? Aliás, vocês sabiam que dormir bem é essencial para ter um bom rendimento durante o dia? Oito horas de sono são ideais para que vocês tenham mais energia e bom humor no dia seguinte.

Mas, e se a noite de sono não for boa, como proceder? Afinal, as tarefas diárias estarão lá, não se pode simplesmente ficar na cama e dormir o dia todo para compensar a noite mal dormida, não é mesmo?

Para quem realizou o ENEM e agora continua os estudos para os vestibulares de fim de ano, separamos algumas dicas para melhorar o seu desempenho mesmo sem ter dormido o necessário.

Comece fazendo as tarefas mais simples

Não comece pelo trabalho mais pesado, pois isso exige mais foco e pode acabar atrapalhando seu cronograma diário. Procure fazer as coisas que tomam menos tempo, porque além de concluir mais rápido o trabalho, você ficará mais calmo e confiante para realizar as outras coisas no resto do seu dia. Que tal preparar um bom café da manhã?

Comunique-se

Se você divide o seu dia entre o trabalho e estudos, comece interagindo com os colegas. Isso ajuda a recuperar o foco, tornando seu cérebro mais ativo, pois você terá que prestar mais atenção na linguagem verbal e corporal do outro.  A partir desse momento, ficará muito mais fácil organizar todo o seu dia.

Fique longe de distrações

Por não ter tido uma boa noite de sono, o seu foco vai ficar um pouco mais lento. Por isso, fique longe de tudo que pode desviar seu foco, como as redes sociais, TV, internet, principalmente quando começar a estudar. Volte sua atenção apenas para as tarefas em que você precisa se concentrar. Isso é ter disciplina.

Ao decorrer do dia faça trabalhos mecânicos

Com o passar do dia, é normal o nosso corpo pesar e ficarmos cansados. Portanto, na hora em que esse “cansaço” bater, tire cinco a dez minutos para organizar seus documentos, ou tarefas que não vão exigir muito o seu raciocínio.

Escreva

A escrita é uma atividade muito boa para exercitar a mente. Quando notar que o sono está aumentando, você pode começar a anotar as tarefas diárias ou o que vier em sua cabeça. Faça resumos das matérias estudadas daquele dia. Isso vai ajudar na hora de uma revisão rápida.

Comentários