Zootecnia: bem-estar animal em primeiro lugar

Responsável pela produção, criação e manejo de animais, o zootecnista é aquele profissional que trabalha com bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos e equinos, pontuando não só o manejo, mas também a nutrição e sanidade do animal.

Ele pode atuar diretamente em propriedades rurais em toda a cadeia produtiva animal, fazendo o planejamento agropecuário, promovendo o melhoramento genético, definindo a nutrição e aplicando técnicas de reprodução, bem como em empresas privadas e empresas públicas.

Para seguir carreira nessa área, o professor Rodrigo Mateus destaca que o futuro acadêmico precisa gostar principalmente da lida com os animais e também de atuar diretamente na área de melhoramento animal – que é a ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal. Química, Física, Matemática e Biologia são algumas das disciplinas estudadas no curso.

O mercado de trabalho em Zootecnia é bastante forte na região Centro-Oeste, pois nela se concentra boa parte das fazendas do país. Já no Sul e Sudeste, o campo também é promissor, mas nas áreas de pesquisa em laboratórios, empresas que exportam produtos de origem animal, frigoríficos e zoológicos. No Nordeste, as melhores oportunidades estão na criação de caprinos, ovinos, avestruzes, peixes e camarões.

Desde 1999, a UCDB disponibiliza o curso de Zootecnia, que se diferencia pela estrutura disponibilizada para as aulas e atividades, como laboratórios de zoologia, química, bioquímica e outros. Outra instalação específica é a Fazenda Escola, com os laboratórios de nutrição animal, de solos e alimentos, como setores de criação animal.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais informações:

 

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...