Vocação profissional: você sabe como descobrir sua profissão ideal?

Você sabe qual é a sua vocação profissional? Não se chateie se por acaso ainda não conseguir responder essa pergunta. A verdade é que nem sempre nós descobrimos qual é a nossa, de maneira tão rápida.

Enquanto algumas pessoas já sabem qual profissão seguir desde criança, a maioria fica perdida na hora de decidir a sua carreira, e não há mal algum nisso. O importante é buscar orientação para fazer a melhor escolha.

Quer saber como descobrir o seu talento e aumentar as suas chances de uma carreira de sucesso? Então, continue a leitura, pois, neste post, daremos dicas valiosas.

Afinal, o que é vocação profissional e por que é importante descobri-la?

A vocação profissional nada mais é do que a propensão que a pessoa tem para determinada profissão, conforme os seus dons, interesses e talentos. Ainda na infância, é comum ouvirmos que levamos jeito para algo em específico, como ser veterinário por gostar de bichos.

Isso porque as nossas habilidades e aptidões já começam a aparecer desde aquela época. Mas é preciso ter em mente que essas características mudam conforme crescemos e adquirimos experiência e aprendizado. Por isso, antes de escolher uma carreira é necessário compreender quais são as suas inclinações, para elevar as suas possibilidades de acertar.

Imagine alguém que tenha pavor a sangue, você acha que ela se daria bem como médico ou enfermeiro? Concluímos que não, concorda? Mas, se essa pessoa é muito comunicativa, criativa e escreve bem, talvez o jornalismo ou a área de marketing sejam as melhores opções.

A partir disso, já dá para perceber porque é tão importante saber onde você se enquadra, pois evita frustrações futuras com a própria carreira. Muita gente se esquece de considerar esse fator e leva em conta somente a parte financeira, ou cede às pressões sociais e de familiares. O resultado pode não ser o esperado, já que a escolha não é baseada no que tem mais a ver com o perfil. É por isso que muitas pessoas não se satisfazem profissionalmente.

Como descobrir qual é a minha vocação profissional?

Agora que você já sabe a importância de relacionar suas aptidões e desejos, chegou a hora de aprender como fazer isso. Vale ressaltar, nem todo mundo define a sua carreira rapidamente. A seguir, acompanhe algumas dicas.

Não espere pelo chamado

Apesar de palavra vocação significar “chamado”, não espere o seu sem fazer nada. Adiar a escolha da profissão pensando que um dia a luz vai chegar sozinha é perda de tempo. É preciso correr atrás para fazer as suas descobertas e, assim, encontrar o que realizará você profissionalmente. Hoje em dia, existem diversos métodos que ajudam nessa missão, inclusive é a intenção deste texto.

Busque informações

Quem se informa não é pego desprevenido e, isso, não é diferente no momento de decidir por qual carreira seguir. Sendo assim, procure saber mais sobre as profissões que você se interessa. A dica aqui é fazer uma lista com aquelas que enchem os seus olhos e procurar as respostas para algumas perguntas:

  • O que essa profissão faz?
  • Como é o dia a dia?
  • Em quais áreas poderei atuar?
  • Quais são as matérias do curso?
  • Enquadro-me nas características do profissional da área?
  • Há mais prós ou contras na carreira em relação aos meus objetivos?

Estes são apenas alguns questionamentos para você se basear na sua busca por informações. Porém, assim que vierem mais questões na sua cabeça, anote e procure pelas respostas.

Converse com profissionais

Quem melhor para sanar as suas dúvidas sobre as profissões que deseja atuar do que os próprios profissionais do setor? Se tiver oportunidade, bata um papo com essas pessoas. Elas poderão contar como é a rotina delas, quais são os desafios encontrados ao longo da carreira, as melhores partes. Enfim, tudo o que você tiver curiosidade em saber sobre a área em que deseja trabalhar, pergunte!

Procure por autoconhecimento

Você se conhece? Já parou para pensar no que gosta, quais são as suas características, as suas habilidades, os seus interesses, o que lhe faz feliz ou aborrece você? Bom, nem todo mundo para pensar sobre isso. Muitas vezes, achamos que sabemos tudo sobre nós mesmos, mas a verdade pode nos surpreender. Quem nunca se pegou fazendo algo que não imaginava que era capaz?

O autoconhecimento é um processo de profunda reflexão e pode até incomodar alguns indivíduos quando eles começam a olhar para dentro. No entanto, ele é extremamente importante para entender sua vocação profissional.

Troque ideias com familiares e amigos

Sabe quem também pode ajudar a entender mais sobre você? Seus familiares, amigos próximos e quem mais conviver com a sua presença. A gente é condicionado a não falar sobre as nossas características positivas e isso faz com que não enxerguemos elas mais.

Quando nos pedem para falar um defeito e uma qualidade, qual vem logo a sua mente? Geralmente, o primeiro, concorda? Por isso, conversar com quem o conhece é uma boa oportunidade para aprender mais sobre você, como seus pontos fortes e as vulnerabilidades.

Faça testes

O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda a decidir qual carreira seguir. Um dos principais objetivos dele é analisar os níveis de interesse, capacidade, personalidade e as habilidades dentro das áreas em questão.

Você pode encontrar esse tipo de teste em vários sites na internet. Geralmente, são questionários rápidos que dão uma noção das áreas em que tem maior afinidade. Porém, se perceber que precisa de uma orientação maior, pode procurar por um psicólogo ou consultor, que fará uma avaliação bem mais profunda do seu perfil.

Como vimos, descobrir a vocação profissional é um processo que demanda pesquisas, conversas, testes e, principalmente, o autoconhecimento. Entender qual é a sua, aumenta as chances de você alcançar os seus objetivos, realizar os seus sonhos e ter satisfação na carreira escolhida.

Gostou do nosso post? Então, deixe um comentário com as suas dúvidas ou sugestões. Saber o que você deseja ler conosco é muito importante para que a gente faça conteúdos cada vez mais interessantes. Que tal?

Comentários