Pós-graduação em Salesianidade: entenda como é essa especialização

Qualificação é uma busca constante na vida de profissionais que querem crescer em sua área de trabalho. Fugir desse desafio pode significar a perda de grandes oportunidades e experiências que agregariam conhecimentos valiosos. Nesse sentido, muitos encontram no curso de pós-graduação em Salesianidade um caminho de satisfação pessoal e profissional.

Educadores que atuam em escolas, por exemplo, geralmente saem de seus cursos carentes de uma formação humana acerca da relação de ensino e aprendizado. O foco em atividades programáticas, conteudísticas e mecânicas não se mostra suficiente, muitas vezes, na hora de lidar com jovens diferentes entre si e à procura de um direcionamento.

A especialização em Salesianidade surge para suprimir esse tipo de necessidade prática de profissionais de várias áreas. Trata-se de uma oportunidade única para quem tem vontade de aprender e ampliar seus conhecimentos. Conheça mais detalhes a seguir!

O que é a Salesianidade?

A Salesianidade é um campo de estudo que introduz educadores e líderes religiosos aos conhecimentos e à aplicabilidade dos ensinamentos pedagógicos, pastorais e espirituais de São João Bosco, conhecido como Dom Bosco, sacerdote católico italiano que foi canonizado como santo pela Igreja Católica Romana, em 1934. Ele também é considerado padroeiro dos jovens e dos estudantes.

Dom Bosco foi seguidor da espiritualidade e filosofia de Francisco de Sales, tornando-se o fundador de organizações religiosas e educacionais importantes, entre elas, a Fundação dos Salesianos, cujo objetivo esteve no trabalho educativo e catequético de crianças e jovens.

Baseando-se nessa perspectiva, os estudiosos introduzidos neste campo de estudo refletem sobre os elementos que nortearam a pedagogia salesiana no contexto de Dom Bosco e aprendem como o legado do sacerdote contribui para uma relação harmônica e construtiva entre o educador e a juventude no cenário atual.

Como é a especialização na área?

O curso de especialização em Salesianidade é direcionado a um público amplo: colaboradores da obra salesiana, membros da família salesiana, cristãos leigos e educadores de forma geral, interessados em nortear sua formação pedagógica a partir de uma perspectiva baseada na espiritualidade e humanidade das pessoas.

Na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o curso de pós-graduação Lato Sensu em Salesianidade tem carga horária de 360 horas, divididas em 9 disciplinas de 40 horas:

  • Dom Bosco e o Seu Tempo;
  • Elementos Pedagógicos Salesianos;
  • Gramáticas Juvenis;
  • Identidade Salesiana;
  • Salesianidade na Perspectiva Feminina;
  • Traços Educativos do Pensamento de Francisco de Sales;
  • Salesianidade e Contemporaneidade;
  • Saúde, Bem-Estar e Felicidade;
  • Pastoral Salesiana.

O curso tem duração total de 9 meses e é realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) — o diploma tem a mesma validade que o do ensino presencial. As especializações desse tipo têm ganhado cada vez mais espaço no mercado educacional devido à alta demanda de profissionais interessados em suas vantagens.

Os nossos professores são especialistas e contam com experiência nas diferentes linhas de estudo da Salesianidade. Todos os membros da equipe, tutores e professores, estão preparados para acompanhar os alunos durante o curso e tirar dúvidas por meio das ferramentas de comunicação disponibilizadas no ambiente virtual.

Por que investir em uma pós-graduação?

Há quem desconfie da real necessidade de fazer uma pós-graduação hoje em dia, tendo em vista a quantidade de cursos livres oferecidos no mercado educacional. No entanto, quando olhamos para a disparidade salarial entre aqueles que realizam uma pós-graduação e aqueles que não a fazem, a necessidade de investir em uma especialização fica evidente.

Uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%, de acordo com uma pesquisa da Catho Educação. Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer um curso de especialização? Veja mais vantagens a seguir!

Fortalecer o currículo

O currículo é, na maioria das vezes, um cartão de visita, o primeiro contato que a empresa tem com o perfil de um profissional, sua formação e as principais habilidades. Ao analisar os currículos de inúmeros candidatos, os recrutadores não têm muito tempo para cada um, por isso prezam por alguns pontos, sendo a capacitação profissional o principal deles.

Uma pós-graduação é um grande destaque dentro desse tópico, pois demonstra que determinado profissional não ficou satisfeito com a graduação e investiu em sua própria qualificação ao longo de mais alguns meses. Por essa razão, a chance de ser selecionado em recrutamento para empresas nacionais e internacionais se torna maior.

Fazer networking

Um dos principais cuidados para se manter relevante no mercado de trabalho é construir uma rede de contatos ampla e diversa, também chamada de networking. A importância do LinkedIn vem crescendo ao longo dos anos devido a essa necessidade de os profissionais estarem sempre em contato e alimentarem uma rede com colegas de profissão.

O principal objetivo do networking é se manter relevante para um grupo de profissionais que podem abrir novas oportunidades para você futuramente. O interesse pelo seu trabalho só cresce na medida em que você investe em especializações. Portanto uma pós-graduação pode fazer a diferença nas próximas etapas de sua carreira profissional.

Melhorar as oportunidades no mercado de trabalho

Explorar novos segmentos pode causar certa insegurança, tendo em vista que há profissionais que percorrem esse caminho sem se qualificar para a nova carreira. Nesse contexto, a pós-graduação é um ótimo passo para quem pretende fazer uma recolocação profissional e aumentar as oportunidades nessa fase de transição.

A especialização é a melhor alternativa quando comparada a fazer outro curso de graduação ou a realizar vários cursos livres. Uma graduação dura em média 4 anos e pode se tornar um compromisso desgastante quando feita pela segunda ou terceira vez, o que também representa um risco de sair antes de finalizá-la.

Os ensinamentos do sacerdote Dom Bosco têm auxiliado líderes de diferentes áreas a conduzir jovens no caminho da espiritualidade e de uma formação educacional mais humana. A especialização em Salesianidade é a melhor escolha para quem busca esse tipo de qualificação.

Se você tem interesse em direcionar a sua carreira a uma formação humana e com alto valor social, conheça mais detalhes do curso de pós-graduação em Salesianidade da UCDB. A nossa equipe especializada está pronta para ajudar você nessa jornada!

Comentários