Letras: muito além da sala de aula.

Gosto pela leitura, afinidade com a língua portuguesa e paixão pelas regras que compõe nosso idioma: o profissional de Letras conta com diversas possibilidades de atuação, em áreas que vão da educação à comunicação social.

Letras é só sala de aula?

Os caminhos possíveis para o graduado em Letras são diversos e, por isso, essa formação cobra do aluno que estude com atenção os campos de atuação da área, para que possa identificar qual habilitação é mais apropriada para os seus interesses.

Além da docência, o profissional de Letras pode construir sua carreira em instituições culturais, fundações, embaixadas, consulados e editoras.

Já pensou em estudar literatura nacional ou estrangeira? Com a graduação em Letras, você pode transitar em estudos linguísticos da língua portuguesa ou de outro idioma a sua escolha e mergulhar na riqueza e peculiaridades de cada cultura.

Oportunidades

  • produção, edição, revisão e diagramação de livros;
  • tradução, adaptação e localização de materiais em idioma estrangeiro;
  • intérprete, facilitando a comunicação entre duas pessoas ou mesmo entre um orador e sua plateia;
  • docência, tanto para alunos da rede pública e particular como em universidades e faculdades;
  • pesquisador alocado em centros de pesquisa no Brasil e em outros países.

Como funciona o mercado de trabalho na área?

Existe a equivocada impressão de que o graduando em Letras tem, como destino, apenas a licenciatura. Essa é uma opção interessante, principalmente para quem tem na docência uma inspiração para seu futuro profissional. Entretanto, não é a única possibilidade no mercado de trabalho.

Como mencionamos, o mercado editorial é um campo vasto, com alta demanda de profissionais qualificados. Agências de comunicação também têm sido um destino comum dos atuantes de Letras, área essa bastante promissora.

O que esperar do curso de graduação em Letras?

Agora, vamos dar um pequeno panorama do que esperar dessa graduação. Ter esse tipo de informações em mão pode ser uma grande ajuda para saber se essa é a área ideal para o seu perfil, suas aptidões e interesses.

Modalidades de ensino

A primeira escolha importante é entre as modalidades de licenciatura ou bacharelado. Além disso, a UCDB disponibiliza o curso nas modalidades presencial ou a distância.

Como se trata de um curso sem a necessidade de muitas aulas práticas, torna-se ainda mais simples cursa-lo na modalidade EAD. A UCDB é  referência no ensino presencial em Mato Grosso do Sul, sinalizando sua qualidade no ensino a distância.

Perfil do estudante

O perfil do estudante de Letras é bastante diverso, considerando as vastas possibilidades de atuação. Entretanto, podemos destacar algumas características principais:

  • interesse pela leitura e análise de obras literárias;
  • facilidade de escrita e produção textual;
  • desejo em trabalhar no mercado editorial;
  • conhecimento das normas gramaticais e seus desdobramentos;
  • interesse por outros idiomas, tradução e interpretação de textos estrangeiros.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre a atuação do profissional de Letras, conheça mais sobre nosso curso e #VemSerUCDB.

Gostou desta discussão? Então, ajude este conteúdo a alcançar outras pessoas interessadas. Compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!

Comentários