Quais são as possibilidades de atuação do profissional de Letras?

O profissional de Letras é um indivíduo com possibilidades de atuação muito mais amplas do que se imagina. Trata-se de um curso de ensino superior que apresenta ao aluno campos de trabalho bastante diversos.

Escrevemos este artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre o tema. Aqui você descobrirá quais são as possibilidades de trabalho: instituições e tipos de emprego disponíveis ao estudante diplomado em Letras. Além disso, daremos alguns detalhes também sobre o currículo do curso para você saber o que esperar dessa graduação.

Levando em conta a abrangência da área e o número de estudantes interessados, dar uma conferida nessa leitura é de grande valia. Quem sabe você não descobre a vocação para sua carreira? Vamos lá, então?

Onde atua o profissional formado em Letras?

Não é exagero dizer que existe uma infinidade de possibilidades para o profissional formado em Letras, que pode atuar em instituições culturais, fundações, embaixadas, consulados, editoras, na docência. É um campo tão diverso que você precisará fazer uma escolha durante seu percurso, sobre qual habilitação é mais apropriada para seus interesses.

Você pode, por exemplo, se dedicar ao estudo detalhado de Literatura nacional ou estrangeira. Em outra ponta, temos os estudos linguísticos, que também podem ser voltados para o português ou outros idiomas, cada um com suas ricas peculiaridades.

Além disso, o profissional de Letras também pode atuar no campo editorial e ser responsável pela produção, edição ou diagramação de livros, um tipo de atuação necessária em qualquer editora ou selo responsável pelo lançamento de livros.

Resumindo, por atuar em:

  • tradução, adaptação e localização de material em idioma estrangeiro;
  • como intérprete, facilitando a comunicação entre duas pessoas ou mesmo entre um orador e sua plateia;
  • revisor de textos, sendo responsável na ponta final de uma produção textual pela adequação do produto às normas semânticas e gramaticais;
  • docência, tanto para alunos da rede pública e particular como em universidades e faculdades;
  • pesquisador alocado em centros de pesquisa tanto no Brasil quanto em outros países.

Como funciona esse mercado de trabalho?

Existe a equivocada impressão de que o graduando em Letras tem como destino apenas a licenciatura, ou seja, o único trabalho possível seria o de professor. Essa é uma opção interessante, principalmente para quem tem na docência uma inspiração para seu futuro profissional. Entretanto, essa não é a única possibilidade no mercado de trabalho.

Como mencionamos, o mercado editorial é um campo vasto, com alta demanda de profissionais qualificados. Agências de comunicação também têm sido um destino comum dos atuantes de Letras, área essa bastante promissora.

O que esperar do curso de graduação em Letras?

Agora, vamos dar um pequeno panorama do que esperar dessa graduação. Ter esse tipo de informações em mão pode ser uma grande ajuda para saber se essa é a área ideal para o seu perfil, suas aptidões e interesses.

Disciplinas

Entre as disciplinas geralmente estudadas no curso de Letras, podemos destacar:

  • literatura nacional e estrangeira;
  • aspectos básicos da linguística e estudo da gramática;
  • teoria da literatura, seus movimentos e correntes históricas;
  • estudo da semântica e do sentido das palavras;

Duração do curso

O curso de Letras normalmente tem duração de quatro anos. No entanto, isso pode variar de acordo com a universidade escolhida e com o tipo de modalidade ou habilitação desejada pelo perfil do aluno.

Modalidades de ensino

A primeira escolha importante é entre as modalidades licenciatura e o bacharelado. A primeira traz ao estudante a carreira de docência e professor, enquanto a segunda, permite mais possibilidades de atuação, como o trabalho em editoras e outros tipos de empresa.

Outra escolha bem interessante nesse caso é a opção pelo ensino presencial ou a distância. Caso não saiba, o aprendizado a distância é uma das formas de acesso à graduação que mais tem crescido nos últimos anos.

Como se trata de um curso sem a necessidade de muitas aulas práticas, é ainda mais fácil fazê-lo pela modalidade EAD. Muitas pessoas não têm o tempo ou a possibilidade de se dedicar presencialmente a uma formação tão extensa, por isso, essa é uma escolha cada vez mais frequente.

Entretanto, ressaltamos aqui a importância de escolher uma instituição com tradição e reconhecimento no mercado. A UCDB representa uma opção interessante nesse sentido. Somos uma instituição referência no ensino presencial em Mato Grosso do Sul, um ótimo sinal de que o ensino a distância também tem a mesma qualidade e confiabilidade.

Perfil do estudante

O perfil do estudante de Letras é bastante diverso, levando em conta as vastas possibilidades de atuação. Entretanto, podemos destacar algumas características frequentes observadas em quem procura se tornar um profissional da área, entre eles:

  • interesse pela leitura e análise de obras literárias;
  • facilidade de escrita e produção textual;
  • desejo em trabalhar no mercado editorial;
  • conhecimento das normas gramaticais e seus desdobramentos;
  • interesse por outros idiomas, tradução e interpretação de textos estrangeiros.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a atuação do profissional de Letras, já deve ter uma ideia melhor se esse é o campo para você. Como pudemos ver, trata-se de uma área para atuar de modo variado, algumas vezes mais técnicos, outras mais teóricos e abstratos. Não seria exagero dizer que existe uma modalidade ou habilitação voltadas para cada tipo de estudante, resta descobrir qual é a sua.

A área de Letras é um campo bastante tradicional na história do conhecimento humano necessário em todas as épocas e importante em áreas como a comunicação social, produção textual e até mesmo para o conhecimento de nossa sociedade por meio da linguagem.

Gostou desta discussão? Então, ajude este conteúdo a alcançar outras pessoas interessadas. Compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!

Comentários