Pós-graduação em Direito: veja em qual área se especializar

Você já pensou sobre o que fazer agora que se graduou em Direito? Essa pergunta pode parecer simples, mas é muito importante refletir a respeito do peso dela. Isso porque, enquanto muitos indivíduos não continuam os estudos e estagnam na vida profissional sem avanços ou conquistas, você deve fazer o oposto e se dedicar a sua formação com uma pós-graduação em Direito.

Somente se qualificando é possível crescer na carreira ou mesmo se recolocar com sucesso dentro do mercado. Para reforçar a nossa afirmação, reunimos alguns dos principais motivos para você seguir esse caminho e, de quebra, listamos cinco áreas em alta de especialização. Acompanhe!

Os principais motivos para fazer uma pós-graduação em Direito

Embora seja essencial ter uma graduação para você conseguir a carreira desejada, é preciso entender que ela é a base da formação de nível superior, sendo complementada diretamente pela pós-graduação. Ou seja, quanto mais pessoas obtêm o diploma de bacharel em Direito, mais haverá profissionais com o seu mesmo nível de conhecimento.

Vale comentar que, como mostra o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de Direito é o mais procurado em todo o Brasil. Só em 2018, por exemplo, juntando os dados de universidades públicas e particulares, foi constatado que houve 863.101 novos alunos. Isso, sem falar dos 126.176 concluintes.

Logo, é preciso investir na continuidade da sua formação para alcançar uma nova titulação, aprofundar o seu conhecimento em um determinado campo de atuação — tornando-se, assim, um especialista na área — e aumentar a competitividade do seu currículo.

Dessa maneira, você terá um diferencial a mais em relação aos seus concorrentes, o que, certamente, contará pontos ao seu favor na hora de participar de seleções de empresas e se candidatar em concursos públicos. Consequentemente, poderá almejar cargos com melhores salários, jornadas de trabalho e posições na hierarquia das organizações.

Isso tudo sem falar que as aulas e os intervalos da pós-graduação são excelentes momentos para aumentar a sua rede de contatos, pois tanto os seus colegas quanto os seus professores são profissionais que estão ativos no mercado e podem abrir portas para o seu futuro.

5 áreas de estudo para fazer uma especialização

Agora que você já conferiu alguns dos principais motivos para fazer uma pós-graduação em Direito, você deve estar se perguntando em qual área de estudo se especializar, não é verdade? Afinal, o ramo jurídico conta com muitos segmentos no qual é possível atuar, desde o civil até o penal.

Por essa razão, listamos cinco alternativas bastante promissoras e que prometem ganhar ainda mais espaço no mercado, consolidando-se como carreiras que são referências no meio. Confira nossa lista e saiba quais são elas!

1. Direito Civil com Ênfase em Família e Sucessões

O primeiro curso da nossa lista é o de Direito Civil com Ênfase em Família e Sucessões que tem 420 horas de duração. Nele, você aprofunda e amplia os seus conhecimentos sobre o conceito de formação familiar, o respaldo que a instituição do matrimônio recebe da Constituição Federal, o resguardo da matriz familiar frente às ações do Estado, os novos arranjos familiares, efeitos de jurisprudência em casos de sucessões legítimas e não reconhecidas e muito mais.

Na matriz curricular dessa pós, há disciplinas como:

  • Direito do menor, do idoso e do consumidor;
  • Responsabilidade civil;
  • Direito de família constitucional;
  • Responsabilidade civil nas relações de família.

2. Direito Empresarial

O Direito Empresarial, por sua vez, é voltado para o suporte legal que profissionais do ramo jurídico podem prestar para organizações exercerem as respectivas atividades que têm em conformidade com as legislações vigentes: ambiental, tributária, trabalhista, entre outros. Além disso, ao longo das 444 horas do curso são tratadas questões relacionadas às normas comerciais, aos direitos do consumidor, aos conflitos e conciliações entre sócios e parceiros, além de outros assuntos.

Entre as principais disciplinas, você encontra:

  • Direito do trabalho;
  • Propriedade industrial;
  • Tributação de cooperativas;
  • Falência e recuperação de empresas.

3. Direito Penal e Processo Penal

Uma terceira opção de pós-graduação em Direito é a especialização em Direito Penal e Processo Penal. Com 384 horas de duração, ela foca no aprofundamento das mais recentes resoluções dos direitos humanos, as leis penais e, em especial, as suas aplicações no combate à criminalidade em diferentes campos, como o virtual, o ambiental, o patrimônio público, a propriedade privada, entre outros.

Veja, abaixo, algumas das matérias que o compõem:

  • Criminologia;
  • Direito penal internacional;
  • Direitos humanos;
  • Legislação especial.

4. Direito Processual Civil

Já o Direito Processual Civil é voltado para o seu aperfeiçoamento enquanto advogado e responsável pela defesa argumentativa exercida em casos processuais de clientes, como tutelas e mediações. Além disso, ele trata do novo Código de Processo Civil e o seu impacto no sistema judiciário brasileiro.

Ao todo, são 360 horas de carga horária e você conta com disciplinas como:

  • Atos processuais;
  • Tutela provisória;
  • Impactos do Novo CPC no processo do trabalho;
  • Normas processuais e função jurisdicional.

5. Direito do Estado

A nossa última sugestão é o curso de Direito do Estado que tem 408 horas de carga horária. Nele, você aprimora o seu saber técnico sobre o papel do Estado Democrático de Direito, a responsabilidade fiscal e tributária do Estado, os atos administrativos em vigor pelos três poderes e as teorias gerais do Direito para atuar no setor público.

Abaixo, listamos algumas das disciplinas que compõem essa pós:

  • Direito municipal;
  • Direito internacional e comunitário;
  • Direito constitucional tributário;
  • Teoria geral do Direito e do Estado.

Como mostrado, não faltam opções de pós-graduação em Direito para você se especializar na área em que deseja atuar — e o melhor de tudo é que todas as que foram listadas no post são ofertadas pela UCDB. Lembrando que conquistar um novo título não só engrandece ainda mais o seu currículo, como também aumenta as oportunidades de emprego, remuneração e networking que vão dar um gás na sua carreira, ouviu?!

Por isso, aproveite e entre já no nosso site para conferir mais detalhes sobre cada uma dessas pós-graduações lato sensu e garantir a sua vaga!

Comentários