Medicina Veterinária: cuida da vida seja ela de qualquer espécie

A saúde e bem-estar do animal e do ser humano é foco da atenção do médico veterinário e, da mesma forma, as questões ambientais, pontua a  professora Laura Raquel Ribeiro. No curso de Medicina Veterinária, os acadêmicos aprendem o controle, prevenção e cuidado necessário à saúde dos animais silvestres, de estimação, de rebanhos para o abate, de tradição esportiva, de zoológicos ou de laboratórios.


O curso volta-se ainda para o aprendizado na saúde humana, habilitando o profissional também para o controle e prevenção de doenças que os animais podem transmitir ao homem, através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microrganismos. O médico veterinário ocupa-se dessa área e também é responsável pela segurança alimentar.

Já na área do meio ambiente, o veterinário estuda animais silvestres e cuida da saúde das espécies, identificando doenças e contribuindo para a preservação desses animais, essenciais à sustentabilidade ambiental.

Quem desejar ingressar nessa carreira precisa não só gostar de animais, mas também de cuidar dos animais e explorar mais a relação do animal, homem e meio ambiente. Na UCDB, a Medicina Veterinária está presente desde 2003, com o objetivo de suprir a necessidade da demanda com profissionais qualificados e comprometidos com a Medicina Animal.

Na instituição, o curso conta com Hospital Veterinário, Fazenda Escola e um Complexo de Laboratórios construídos e projetados para as disciplinas de formação básica e profissionalizantes.

Para saber mais, clique aqui!

Assista ao vídeo abaixo:

Comentários