Letras: Dedique-se ao estudo da língua portuguesa

O profissional graduado em Letras dedica-se ao estudo da língua portuguesa, outros idiomas estrangeiros e suas literaturas. Tendo o idioma como base, ele exerce atividades como:
– Tradução: um meio de fazer a releitura em outros idiomas, podendo traduzir desde obras literárias até bulas de remédio.

Letras
– Editoração: trabalhar com todos os tipos de textos, sejam eles, literários, acadêmicos, anúncios, entre outros. Nessa linha de atuação, o profissional formata e reestrutura os textos para os diferentes tipos de mídia também.
– Revisão: Insere o conteúdo nas normas exigidas, verificando desde ortografia até a estrutura do texto.
– Interpretação: Ele faz o contato entre duas línguas, por exemplo: alguém que fale apenas o português se comunicando com alguém que só fale em inglês; dominando os dois idiomas, é o profissional para propiciar o relacionamento entre uma e outra pessoa, assim como para realizar tradução simultânea em reuniões, palestras e transmissões ao vivo de eventos internacionais.
– Produção textual: Redige os mais diversos tipos de obras, como as literárias, crônicas e colunas para jornais e revistas. Também escreve para blogs, sites e conteúdo de marketing.
– Ensino: Leciona português, redação e literatura em escolas tanto para o ensino fundamental quanto para o médio e cursinho.

Se você gosta de ler e escrever, essa é uma boa profissão, porque você se aprimora mais nessa área e adquire conhecimento e cultura muito ampla. É necessário também ter uma boa comunicação para quem opta pela carreira acadêmica ou intérprete, afinal eles lidam com pessoas o tempo inteiro.

#atenção: Como qualquer outro profissional, o profissional de letras deve estar sempre atento à necessidade de atualizar-se.

Locais ideais para o atuante:
– Agências de publicidade
– Emissoras de TV e Rádio
– Editoras
– Universidades
– Departamento de Comunicação em Empresas Privadas
– Escolas de Ensino Fundamental e Médio

Viu só? Para quem pensava que o curso de Letras era apenas para profissionais da área de educação, a gama do mercado é bem ampla. Aposte!

Comentários