Graduação em Enfermagem: dicas para o sucesso

Devido ao mercado de trabalho altamente competitivo e à alta taxa de desemprego no país, não basta fazer uma faculdade e se contentar com ela para alcançar o sucesso profissional. No caso da graduação em Enfermagem não é diferente.

Afinal, durante os anos do curso, você precisa saber otimizar o seu tempo e conhecimento para absorver a maior quantidade possível de informações necessárias para se tornar um bom enfermeiro. Depois, ainda é importante seguir para aprimorar-se com uma pós-graduação.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você ficar por dentro da Enfermagem e, com isso, conquistar um lugar de destaque na profissão quando estiver formado. Acompanhe!

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é o profissional responsável pelo cuidado ao paciente, promovendo uma melhor condição de saúde a ele. Isso envolve questões como a rotina de alimentação, higiene, manutenção de remédios e realização de curativos.

Esse profissional está em diversos lugares, como hospitais, clínicas, consultórios, escolas e universidades, atuando primeiramente com o objetivo de coletar as informações sobre o paciente e direcionar a equipe de enfermagem às próximas tarefas em relação a ele.

Nesse sentido, o enfermeiro precisa trabalhar também em conjunto com outros profissionais, como médicos, psicólogos e assistentes sociais, para que, assim, o indivíduo tenha um cuidado e tratamento multidisciplinar.

Qual é o perfil do enfermeiro?

Quando pensamos em um enfermeiro, logo imaginamos uma pessoa paciente e atenciosa, não é mesmo? Na teoria, é isso mesmo que esse profissional precisa ser, além de outras habilidades como o interesse e facilidade com as ciências biológicas.

É importante também ter equilíbrio emocional, já que ele lidará cotidianamente com pacientes e acompanhantes no mais alto grau de fragilidade, necessitando da assistência de um profissional estável psiquicamente.

Por fim, é necessário ter um verdadeiro interesse em contribuir para melhorar a vida do próximo. Afinal, é preciso agir de acordo com o bem-estar físico e mental do paciente e não por interesse próprio. Com isso, é fundamental que o enfermeiro seja uma pessoa altruísta.

Como é o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem tem o nível de bacharelado, tendo geralmente cinco anos de duração. Durante o curso, algumas das disciplinas estudadas são:

  • anatomia;
  • fisiologia;
  • políticas públicas de saúde;
  • saúde coletiva;
  • biologia.

No início da graduação em Enfermagem, é comum que os alunos tenham apenas disciplinas teóricas. Geralmente, as matérias práticas são iniciadas na metade do curso em diante.

Durante esse período, os estudantes têm aulas em laboratórios e trabalham como estagiários. Lembrando que o estágio é requisito obrigatório para receber o diploma. Além dele, é necessário também entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sendo assim, ao finalizar as disciplinas e cumprir todas essas obrigações, o profissional estará apto a atuar como enfermeiro.

Como é o mercado de trabalho para Enfermagem?

Uma das profissões mais procuradas e com diversas oportunidades de trabalho na área da saúde é a Enfermagem. Como o mercado está bastante aquecido nesse ramo, não faltam opções de áreas específicas para atuar. Conheça algumas delas, logo abaixo!

Enfermagem obstétrica

Com o objetivo de acompanhar toda a gestação de uma mulher, surge o trabalho do enfermeiro obstetra. Ele auxilia em todo processo, incluindo o antes, durante e depois da gravidez, verificando fatores fisiológicos e patológicos. Assim, esse profissional realiza o acompanhamento do pré-natal, faz o parto e orienta à mãe em relação aos cuidados no pós-parto, além de supervisioná-la durante esse período.

Enfermagem cirúrgica

Enfermeiros que gostam de lidar com operações podem trabalhar diretamente com cirurgia. Nesse caso, eles ficam responsáveis por preparar o paciente, informando os procedimentos. Além disso, ajudam os médicos durante a operação, testam os equipamentos, esterilizam os instrumentos e, por fim, promovem os cuidados pós-operatórios do paciente.

Enfermagem hospitalar

O trabalho do enfermeiro hospitalar provavelmente é o mais conhecido, já que ele é quem fica nos hospitais sendo responsável pelo primeiro atendimento aos pacientes. Com isso, o profissional administra a medicação, realiza os procedimentos de primeiros socorros, atualiza os prontuários, entre outras funções que o hospital destinar a ele.

Enfermagem domiciliar

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, mas não é exatamente isso que significa Enfermagem domiciliar. Nesse caso, o profissional vai até à residência do paciente para prestar o atendimento.

Esse é um dos serviços de maior destaque na área de Enfermagem atualmente, já que a sua necessidade cresceu no mercado ao longo dos anos. Isso porque o enfermeiro domiciliar promove vantagens fundamentais ao paciente, como redução do risco de contrair de infecções hospitalares.

Por que a UCDB é a melhor opção?

Na hora de buscar uma instituição de ensino, é fundamental avaliar o corpo docente, a infraestrutura e a grade curricular do curso para saber se a universidade oferece todo o suporte necessário durante a graduação.

Na UCDB, o aluno tem isso e muito mais ao decidir estudar na Instituição, pois passa a contar com o acesso a melhor estrutura e corpo docente composto de professores altamente qualificados, como mestres e doutores. Dessa forma, unindo tradição e competência, a Instituição oferece uma experiência de graduação em Enfermagem verdadeiramente inesquecível.

Então, que tal entrar em contato conosco para saber mais sobre o curso? Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas!

Comentários