Enfermagem: o curso que movimenta a saúde do país.

O primeiro nome que nos vem à cabeça quando pensamos em um curso que prepare para cuidar das pessoas costuma ser Medicina. Mas, entre as diversas possibilidades nessa área, uma das mais importantes é a Enfermagem.

Por isso, elaboramos este artigo para você ficar por dentro das principais características dessa graduação e conhecer o caminho certo para ganhar destaque na profissão. Acompanhe!

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é o profissional responsável pelo cuidado ao paciente, promovendo uma melhor condição de saúde com atendimentos que vão desde a rotina de alimentação à higiene, manutenção de remédios e, até mesmo, a realização de curativos.

Esse profissional atua em diversos lugares, de hospitais, clínicas, consultórios até escolas e universidades, seguindo um protocolo que, além do atendimento prático, tem como objetivo a coleta de informações sobre o paciente e o direcionamento de equipe de saúde.

Por isso, é fundamental que o enfermeiro trabalhe em conjunto com outros profissionais, como médicos, psicólogos e assistentes sociais, para que, assim, o indivíduo tenha a garantia de um tratamento multidisciplinar e eficiente.

Qual o perfil do enfermeiro?

Paciência, cuidado, cautela, observação rigorosa: além do interesse e facilidade com as ciências biológicas, é fundamental que o estudante que deseja cursar enfermagem e trilhar sua carreira nessa área tenha características pessoais que demonstrem atenção e gentileza no trato de outras pessoas.

Além disso, o equilíbrio emocional e a empatia são imprescindíveis, já que, diariamente, poderá lidar com pacientes e acompanhantes em diversos graus de fragilidade.

Por fim, é necessário ter um verdadeiro interesse em contribuir para melhorar a vida do próximo.

Como é o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem tem o nível de bacharelado, com cinco anos de duração. Durante o curso, algumas das disciplinas estudadas são:

  • anatomia;
  • fisiologia;
  • políticas públicas de saúde;
  • saúde coletiva;
  • biologia.

No início da graduação em Enfermagem, é comum que os alunos tenham apenas disciplinas teóricas, com as matérias práticas iniciadas a partir da metade do período.

Com o apoio de laboratórios e dos estágios, o estudante garante uma formação completa e o recebimento do diploma, juntamente com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Por que a UCDB é a melhor opção?

Na hora de buscar uma instituição de ensino, é fundamental avaliar o corpo docente, a infraestrutura e a grade curricular do curso para garantir que a ofereça o suporte necessário durante a graduação.

Na UCDB, o aluno pode contar com uma estrutura de excelência e corpo docente formado por professores altamente qualificados, mestres e doutores. Dessa forma, unindo tradição e competência, a Instituição oferece uma inesquecível experiência durante a graduação em Enfermagem, além de abrir as portas do mercado com um diploma de peso.

Ficou interessado (a) na graduação da UCDB? Clique aqui e conheça mais sobre o que temos a te oferecer.

Comentários