Farmácia: Gama de especialidades é bastante ampla

Muitos dizem que farmacêutico é o aluno frustrado que não passou em medicina, mas não é verdade. A profissão no Brasil exige, além de uma formação superior, um registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do seu estado.

Farmácia

O farmacêutico é capaz de produzir tanto medicamentos quanto remédios, ou seja, para qualquer doença ou problema no corpo, nós precisamos dele! Esse profissional pode trabalhar em farmácias e drogarias como o responsável técnico, ou atuar na fiscalização sanitária, combatendo a fabricação de remédios falsificados, por exemplo. Listamos algumas atividades para desempenhar dentro da profissão. Confira:

– Preparar medicamentos personalizados;

– Identificar as reações que determinadas substâncias exercem em nosso organismo;

– Formular cosméticos e produtos de higiene;

– Analisar a composição e controlar a qualidade de alimentos industrializados;

– Examinar e testar novos componentes e princípios ativos.

A gama de especialidades na profissão é muito ampla, dando a cada dia mais importância e qualidade ao curso. Sua área de atuação, além de garantir um bom salário, vem crescendo gradativamente, podendo exercer seu conhecimento na acupuntura, auditoria farmacêutica, banco de sangue, banco de órgãos, controle de pragas urbanas, farmácia veterinária, fitoterapia, gerenciamento de resíduos dos serviços de Saúde, parasitologia clínica, entre outras áreas.

Os locais para atuação da profissão não ficam apenas limitados a drogarias e farmácias. O profissional graduado em Farmácia atua também em hospitais públicos e privados; indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos; laboratórios de análise clínica, instituto de pesquisa, saúde pública e vigilância sanitária.

Vale dizer que um farmacêutico tem contato direto com as pessoas, ou seja, é necessário que ele tenha uma boa comunicação e saiba lidar com os outros. Além da produção de remédios, ele deve ser humanista, pois as atividades desenvolvidas geram impacto direto na saúde das pessoas, como também deve ser ético e ter senso de responsabilidade. Outra característica legal de ser comentada é a sua constante atualização na tecnologia, afinal ela contribui diretamente com a evolução dos produtos.

Interessou-se? Faça o vestibular e entre no curso de Farmácia da UCDB!

Comentários