Engenharia Sanitária e Ambiental: um novo olhar sobre o meio ambiente

De acordo com o professor Fernando Jorge, o engenheiro sanitarista ambiental é o profissional que promove o desenvolvimento em equilíbrio com a preservação ambiental e a proteção da saúde humana.

O curso é dividido em duas grandes partes: o Saneamento, que visa a uma série de medidas que tornam uma área sadia, limpa, habitável, oferecendo condições adequadas de vida para uma população ou para a agricultura. Nessa etapa, o futuro acadêmico aprende a operação e manutenção de água, esgoto, resíduos e drenagem. E, na segunda parte, o aluno vai aprender a trabalhar com os Impactos Ambientais, quando, então, dentro do contexto das leis ambientais tanto no solo, no ar e na água, ele avalia a visibilidade de projetos.

Quem ingressa nessa carreira tem a possibilidade de trabalhar em diversas áreas. Pode abrir o seu próprio negócio, prestar concurso público na esfera municipal, com possibilidade de atuar em prefeituras, no estado ou ainda em órgãos federais; trabalhar em concessionárias de água e esgoto; ou se tornar um grande cientista, exercendo a prática de pesquisa, fazendo mestrado ou doutorado.

Física, Matemática, Biologia, Ecologia e a Microbiologia são algumas das disciplinas das quais o futuro acadêmico vai precisar entender um pouco para aprimorar o conhecimento tanto na teoria, quanto na prática.

E, na UCDB, o futuro acadêmico, durante os cinco anos de curso, vai encontrar uma ampla estrutura de estudos, com laboratórios específicos, que acrescentam bastante em sua formação. Se você se preocupa com o desenvolvimento sustentável, venha conhecer o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da instituição.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Comentários