Engenharia Mecânica: Competência técnico-científica e generalista

A Engenharia Mecânica é uma área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, ou seja, as funções que o futuro acadêmico poderá exercer depois da graduação estão relacionadas nas áreas de bens de capital ou, então, em indústrias automobilística e da aeronáutica.

Quem é fã de produção automotiva como montadora, fornecedoras de autopeças, entre outras empresas do setor vai mandar muito bem na carreira. Para ser mais específico, listamos abaixo as áreas de atuação em que o engenharia mecânico pode atuar:

– Indústria Metalúrgica: Dentro da indústria, o engenheiro é responsável por realizar e administrar projetos, organizar a produção, comandar equipes e, até mesmo, gerenciar setores de projetos, podendo até chegar a assumir o cargo de direção.

– Indústria Petroquímica: O profissional deve realizar projetos que envolvam bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos. Pode também ser responsável por equipamentos da planta ou atuar em gestão de equipes.

– Indústria Automobilística: O engenheiro mecânico ganha espaço nesse ramo em quase toda a produção, desde a gestão de montagem, passando por projetos de componentes, sistema de refrigeração, motores, suspensão e carroceria, podendo chegar ao cargo de gerência de projetos e direção geral.

– Bancos: Engenheiros são chamados em bancos na área de análise de investimento por conta da sua forte formação em matemática, o que o torna um excelente analista de mercado.

– Setor Público: Nesse setor, o engenheiro ganha lugar em prefeituras e governos estadual e federal, ajudando no desenvolvimento regional, por meio de seus entendimentos sobre projetos e gestão atuando nos segmentos de fiscalização e administração de obras.

#Curiosidades

Dentre as áreas de atuação citadas acima, o engenheiro mecânico encontra grande oportunidade de trabalho em São Paulo quando se trata da indústria automobilística, já os interessados em máquinas e equipamentos, o mercado está em ascensão no Rio Grande do Sul.

Na região Nordeste, o destaque fica por conta da grande área petrolífera e de gás, porém também existem oportunidades em empresas nos setores de sucroalcooleiro, alimentício, siderúrgico, aeronáutico e químico.

A carreira de engenharia mecânica é um conjunto de esforço, estudo e desempenho, por isso vem crescendo e ganhando maior valorização no mercado. E a UCDB, pensando na qualidade e ensino do futuro acadêmico, oferece além do curso, projetos de extensão.

Conheça mais detalhes aqui.

Comentários