Engenharia automobilística na UCDB: FUN – Fórmula Universitária

Dentro da UCDB, os apaixonados por velocidade e automobilismo têm seu espaço reservado para realizar trocas e construção de conhecimento: voltado especialmente para os acadêmicos de Engenharia Mecânica, Controle e Automação, Elétrica, e Computação, o Projeto de Extensão Fórmula Universitária (FUN) incentiva e introduz os alunos na pesquisa da Engenharia Automobilística.

Uma das prioridades do Projeto Fórmula Universitária é contribuir com a formação de engenharia automobilística dos acadêmicos, servindo como laboratório de estudos para jovens pilotos e mecânicos que desejam seguir carreira em competições. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Fernando Montanare Barbosa, e a equipe é composta por 15 acadêmicos, que se dividem entre quatro setores que formam o FUN: marketing, oficina, mecânica e telemetria.

De modo geral, os alunos se empenham na elaboração de trabalhos que buscam compreender diversos elementos referentes à engenharia automotiva, como manutenções preventivas, otimização de tecnologias, softwares dedicados, criação e execução de projetos. Contudo o conhecimento não fica apenas no papel: todas essas ações são orientadas à aplicação prática da teoria em competições automobilísticas.

Engenharia automobilística
Acadêmicos apresentam o veículo FUN durante Dia de Campus

Ao entrar para o FUN, os acadêmicos são estimulados a vivenciar a interação mais próxima da realidade profissional do mundo das competições automotivas, trabalhando sempre em grupo, de modo a cooperarem e se comprometerem como equipe, entendendo que os bons resultados dependem da participação todos os envolvidos no projeto.

Por gostar do que faz e saber da importância de compartilhar o que se sabe, o pessoal do FUN tem grande entusiasmo em promover a expansão do automobilismo em Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, uma de suas ações é a realização do curso de formação básica em Mecânica Automotiva, direcionado principalmente para os alunos do ensino médio das escolas de Campo Grande. O curso também se propõe a atrair novos alunos para os cursos de Engenharia. Em seis módulos, os participantes do curso aprendem a respeito do funcionamento de um motor, suspensão, transmissão, entre outros recursos de um automóvel, percebidos também na prática com auxílio do carro da Fórmula Universitária desenvolvido e trabalhado pelos alunos pesquisadores da FUN.

Quando o assunto é acelerar, os acadêmicos do FUN não marcam bobeira! Estão sempre de olho e participando de competições. Já correram em etapas das fórmulas Premium, Júnior e Universitária. Atualmente o FUN se dedica a desenvolver um veículo para participar da Fórmula Turismo. Para essa competição, será montado um carro exteriormente semelhante a um veículo popular, mas com toda a parte mecânica preparada para as corridas. Segundo os participantes do FUN, como a Fórmula Turismo realiza etapas regulares no MS, é possível se planejar para participar de pelo menos duas etapas ainda em 2016.

Você gosta de carros e velocidade? Quer aliar conhecimento ao prazer? Pode ser que o Projeto Fórmula Universitária seja o lugar perfeito para você começar o seu futuro profissional! Para acompanhar o que essa galera anda aprontando, acompanhe-os no Facebook: FUN UCDB.

 

Comentários