Engenharia Aeronáutica: Tuiuiú AeroDesign

O projeto de Engenharia Aeronáutica Tuiuiú AeroDesign é uma das muitas experiências fora da sala de aula proporcionadas pelos os anos que passamos na faculdade e que nos permitem desenvolver alguns dos conhecimentos e habilidades que definem nossas formações. Assim, dentre as muitas vivências possíveis, participar de projetos de pesquisa ou de extensão é a escolha certa para quem deseja formar bases para o sucesso profissional, além de compartilhar conhecimentos com uma galera que tem os mesmos interesses que você!

Na UCDB, são desenvolvidos diversos projetos desse tipo e orientados para múltiplas áreas, voltados aos alunos dos cursos oferecidos pela Universidade. Nesse sentido, direcionado principalmente para quem cursa Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, o Projeto AeroDesign estuda e pesquisa o mundo da engenharia aeronáutica, aliando teoria à prática, estimulando o trabalho em equipe e levando esses conhecimentos para bem longe dos limites da Universidade.

Engenharia Aeronáutica na UCDB

Com início em 2011, O Projeto AeroDesign reúne pesquisadores e alunos interessados no desenvolvimento de aeromodelos. A equipe é coordenada pelo professor Dr. Fernando Montanare Barbosa e conta com dez estudantes que se dedicam a construir uma aeronave radiocontrolada.

Engenharia aeronáutica: avião UCDB

Os estudos da galera do projeto têm um objetivo prático: produzir um aeromodelo para participar da competição SAE Brasil. A competição SAE Brasil é um desafio aos estudantes dos cursos de Engenharia, que devem mostrar domínio entre teoria e prática a respeito da Engenharia Aeronáutica. A competição é aberta a equipes de estudantes das Instituições de Ensino Superior de todo o país e consiste na apresentação de um caso real de desenvolvimento de projeto de aeronave, desde os detalhes de sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O evento é organizado anualmente, entre os meses de outubro e novembro, na cidade de São José dos Campos.

Para competir nesse desafio, foi formada a equipe Tuiuiú, composta pelos alunos UCDB que pertencem ao Projeto AeroDesign. A Tuiuiú participou do SAE Brasil em 2012 e foi uma das dez equipes, entre as 70 inscritas, que conseguiram fazer com que os aviões completassem o percurso de voo, entre decolagem e pouso. Na competição, além da apresentação do aeromodelo físico, são levados em consideração, também, os detalhes técnicos do projeto. Apesar de não vencerem o desafio, os alunos da UCDB se saíram muito bem para uma primeira vez! Agora, o plano da Equipe Tuiuiú é se preparar para chegar com tudo na edição de 2016.

Outra atividade muito bacana realizada pelo Projeto AeroDesign é o curso de Introdução à Engenharia Aeronáutica oferecido gratuitamente aos alunos do ensino médio das escolas de Campo Grande. Dividido em sete módulos e com a duração de sete semanas, o curso aborda diversos temas e tem dois propósitos: atrair alunos do ensino médio para UCDB e despertar o interesse pela indústria aeronáutica nesses alunos. O curso permite que estudantes tenham os primeiros contatos com a engenharia de aviões e saibam como pode ser extraordinário participar da criação e desenvolvimento de aeronaves.

Além de desafiador, intrigante e inspirador, fazer parte de um projeto como o AeroDesign é, sem dúvida alguma, uma oportunidade de ouro, pois a área da Engenharia Aeronáutica está em plena expansão. Conhecer, pesquisar e estudar esse tema é o primeiro passo na caminhada pela busca das melhores posições no mercado de trabalho. E aí? Gosta de aviões? Gosta de Engenharia? Então venha estudar com a gente e prepare-se para os melhores anos da sua vida!

Acesse a fanpage da equipe Tuiuiú e saiba mais sobre o projeto.

Comentários