Enfermagem: mercado aquecido e diferenciais da profissão

Você conhece todas as atribuições de um profissional de enfermagem?

Como o mercado está bastante aquecido nesse ramo, não faltam opções de áreas específicas para atuar. Conheça algumas delas e quais os diferenciais para alcançar sucesso na profissão.

Áreas de atuação com grande potencial de carreira

Zelando sempre pelo bem-estar e saúde de seus pacientes, o enfermeiro é versátil, oferecendo assistência desde a área de urgência e emergência dos prontos-socorros até a gestão hospitalar, responsabilizando-se pela administração do setor de atendimento.

Enfermagem obstétrica

Com o objetivo de acompanhar a gestação de uma mulher, esse profissional atua verificando fatores fisiológicos e patológicos durante todo o processo. Assim, realiza o acompanhamento do pré-natal, acompanha o parto e orienta a mãe em relação aos cuidados pós-parto, além de supervisioná-la durante o período.

Enfermagem cirúrgica

Enfermeiros que gostam de lidar com operações podem trabalhar diretamente com cirurgia. Nesse caso, eles são responsáveis por preparar o paciente, informando os procedimentos. Além disso, ajudam os médicos durante as operações, testam os equipamentos, esterilizam os instrumentos e, por fim, promovem os cuidados pós-operatórios do paciente.

Enfermagem hospitalar

O trabalho do enfermeiro hospitalar provavelmente é o mais conhecido, já que é ele quem fica nos hospitais sendo responsável pelo primeiro atendimento aos pacientes. Com isso, o profissional administra a medicação, realiza os procedimentos de primeiros socorros, atualiza os prontuários, entre outras funções que o hospital destinar a ele.

Enfermagem domiciliar

Essa atuação vem ganhando destaque com o aumento da demanda de mercado ao longo dos anos. Isso porque o enfermeiro domiciliar oferece mais conforto e segurança ao paciente, além do redução do risco de contrair de infecções hospitalares.

 

Comentários