Em Foco: Jornal Laboratório

Ainda que o jornal laboratório tenha surgido nos cursos de Jornalismo como alternativa à proibição do estágio profissional, em 1979, ele se tornou muito mais que uma simples reprodução das situações e tarefas encontradas pelo jornalista no dia a dia da profissão.

Ao mesmo tempo que permitem a aplicação do que foi aprendido em sala de aula e o desenvolvimento das competências específicas do Jornalismo, como a reportagem, a redação e a edição das notícias, os jornais laboratórios proporcionam aos acadêmicos maior liberdade para explorar pautas de seu interesse e que muitas vezes são negligenciadas pela imediaticidade dos veículos de comunicação.

Somada à orientação dos professores e à periodicidade reduzida das edições, essa liberdade promove a internalização do compromisso que o jornalista assume na profissão – o de fiscalizar, reportar e informar o público – com uma maior sensibilidade aos assuntos minoritários e causas sociais que, frequentemente, passam despercebidos.

Jornalismo UCDB: jornal laboratório Em Foco

O jornal laboratório Em Foco é um projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco que proporciona, aos acadêmicos do curso de Jornalismo, um complemento ou alternativa ao estágio supervisionado e integra o meio acadêmico à comunidade.

No projeto, os estudantes realizam cada uma das etapas envolvidas na produção de conteúdos jornalísticos impressos, audiovisual e digital, incluindo desde a redação e a fotografi, até a a edição de vídeos, a diagramação das páginas e a publicação dos conteúdos em veículos impressos e digitais.

Ficou interessado?

Saiba mais sobre a graduação em Jornalismo, os outros cursos da área da Comunicação e os projetos de extensão da Universidade Católica Dom Bosco nos links abaixo:

Comunicação UCDB

Extensão UCDB

Comentários