Ciências Contábeis (EAD e Presencial): o estudo vai além dos números

Os profissionais do curso de Ciências Contábeis são capazes não só de executar o processamento das informações nas organizações, mas também de gerir essas informações e tomar decisões estratégicas, visando conduzir a organização na busca da eficiência em sua gestão.


Em outras palavras, segundo a professora Lucelia Tashima, que está à frente do curso presencial na UCDB, trabalhar com as informações financeiras e econômicas patrimoniais das organizações exige atenção aos números, pois cada um é importante. O contador interpreta e traça eventos econômicos e, através disso, cada dado avaliado traduz a situação e a representatividade dos negócios de uma determinada organização.

Partindo desse conceito, o futuro acadêmico interessado no curso de Ciências Contábeis tem no horizonte a possibilidade de exercer a profissão em três grandes áreas: Financeira – em que atua em análise de balanço, criando um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização; Gerencial – na qual vai exercer o papel de contador gerencial, cuja principal função é a de realizar assessoria aos administradores e presidência; Tributária – como auditor interno.


Apesar de trabalhar com números e estatísticas, o perfil desse profissional de exatas deve ser dinâmico e criativo, um diferencial para não cair na rotina, visto que atualmente os contadores ocupam cargos em escritório de contabilidade, em auditoria ou consultoria, uma diversidade de atuação em que se precisa de diferenciais para se destacar no mercado de trabalho.

E, por falar em diferencial, durante quatro anos, a UCDB prepara o acadêmico com disciplinas básicas e introdutórias como português, economia, matemática, álgebra e administração. E, se deseja crescer na carreira, ele precisa mostrar nessas e em outras matérias dois grandes diferenciais: raciocínio rápido e facilidade em se comunicar.

Isso serve tanto para quem vai iniciar o curso presencial quanto na modalidade EAD (educação a distância). A professora Eloir Trindade Vasques Vieira, à frente dessa modalidade, pontua que esse profissional da contabilidade faz todas as escriturações de uma determinada empresa, começando pelo planejamento das contas. E ela ainda ressalta que se engana quem pensa que o contador só trabalha com números. “O profissional de Ciências Contábeis permeia por várias áreas, como gestão de pessoas, psicologia e direito”, finaliza.

E um dos itens de se trabalhar com a educação a distância é a flexibilidade. Na UCDB Virtual, o aluno faz o curso no seu tempo, podendo assistir às aulas quando quiser, pausar e recomeçar quantas vezes for preciso.

A UCDB é o caminho certo para que você seja um profissional bem sucedido nessa área de finanças e transações comerciais, afinal são mais de 40 anos proporcionando aos interessados um curso que possibilita inovações no mercado de trabalho, para fazer de você um contador competente.

Encaixa-se nesse perfil? Saiba mais sobre o curso, clicando aqui.

Comentários