Ciências Biológicas: área de estudo que traz a compreensão de todas as outras ciências

O curso de Ciências Biológicas estuda a vida. É um campo amplo e diversificado. É uma ciência natural. Na verdade, é a ciência do século XXI. A biologia é uma área de estudo que traz a compreensão de todas as outras ciências.

A Biologia se concentra no estudo dos organismos, na vida que está ao nosso redor, nas plantas, nos animais e nos seres humanos que interagem num mundo que está mudando devido a essas mesmas interações, no pensamento mais profundo do que aquele que enfoca a beleza, no mistério e no milagre que é a vida.

 

Por que estudar Biologia?

Você pode crescer e prosperar nas Ciências Biológicas fazendo o que você ama e tem profundo interesse. Cursar Ciências Biológicas significa que você deseja beneficiar a sociedade e/ou o mundo. Se você tem curiosidade e interesse, se sairá bem em Ciências Biológicas.

E, também, significa estudar o mundo vivo fora dos limites de proteção de sua casa ou local de trabalho, e ainda você pode impedir que alguma parte do mundo natural seja destruída pela atividade humana. Desta forma, você está numa posição para efetuar mudanças na maneira como as pessoas vivem e usam o meio ambiente.

São muitas as oportunidades disponíveis na área das Ciências Biológicas. Estas oportunidades são vastas e aumentam a cada ano à medida que são feitos novos avanços na ciência.

 

Carreira

O curso de Ciências Biológicas permite que você siga caminhos de carreira mais tradicionais, como ensino e pesquisa em nível acadêmico e industrial; e também permite que você aproveite as novas carreiras, como nas áreas de bioinformática e engenharia biomédica.

O bacharel em Ciências Biológicas pode atuar em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; em laboratórios de análises imuno-hematológicas, toxicológicas, epidemiológicas, moleculares e forenses; em clínicas de reprodução humana assistida; em órgãos públicos de Vigilância Sanitária, licenciamento e perícias ambientais, demarcação, conservação e restauração de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente; e de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Já o Licenciado em Ciências Biológicas trabalha como professor em instituições de ensino, nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados com programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância; em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus, zoológicos e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma.

“Se você gosta de Biologia, Física, Química e Matemática, eu o encorajo a fazer Ciências Biológicas como seu curso de graduação ou como seu curso de carreira. Ao se graduar em Ciências Biológicas, você está investindo na compreensão da vida. As Ciências Biológicas respondem as perguntas: O que é vida? Como nos protegemos? Como os organismos sobrevivem nos níveis molecular, celular e anatômico? Qual é a inter-relação ecológica que um organismo tem com outro? Quais padrões evolutivos estão associados aos organismos? As respostas para estas perguntas são importantes para todos os organismos vivos, como nós. E estudar Ciências Biológicas significa entender as respostas”, destaca o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco, Ricardo Martins.

 

O curso

Com a duração de quatro anos, o curso de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pode ser dividido em muitas disciplinas, como: genética, fisiologia, microbiologia, botânica, zoologia, neurobiologia, imunologia, etologia, biologia marinha, ecologia, bioquímica, silvicultura, pesca, biologia evolutiva, patologia, ciência forense e paleontologia.

O biólogo é um profissional comprometido com a vida, voltado para as questões de sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas, visando ao respeito ao meio ambiente e melhoramento da qualidade de vida.

O mundo precisa de biólogos como nunca antes, para resolver muitos dos desafios que enfrenta hoje, como: o crescimento da população humana, os padrões de vida, a pressão sobre o mundo natural para gerar alimento, vestuário e energia. Obter um diploma em Ciências Biológicas significa conquistar uma passagem para o mundo.

Quer saber mais sobre a graduação em Ciências Biológicas da UCDB? Entre em contato pelo telefone/WhatsApp (67) 3312-3736.

Comentários