Carreira em Ciências Contábeis: vale a pena seguir nessa área?

Gosta de exatas, é organizado e presta atenção em detalhes? Então a carreira em Ciências Contábeis pode oferecer excelentes oportunidades a você! Ela traz diversas oportunidades para diferentes áreas, o que pode ir além dos números.

Mas será que vale a pena seguir para esse lado? É sobre isso que falaremos neste post. Então, saiba que profissão é essa, como se preparar para o mercado, bem como as vantagens e desvantagens dessa escolha.

O que faz o profissional de Ciências Contábeis?

O contador, que é o profissional de Ciências Contábeis, é o responsável por organizar as despesas de uma organização. Ele atua na gestão financeira, econômica, fiscal e patrimonial. Em companhias maiores, devido ao grande volume de trabalho, esse profissional às vezes fica restrito a uma quantidade limitada de áreas ou tarefas. Nos negócios menores, ele geralmente responde por todas as atividades que envolvem dinheiro.

Entre as principais atividades de um contador, podemos destacar:

  • procedimentos para abrir e fechar empresas: é responsável pelo registro da organização nos órgãos do governo, bem como dos trâmites para obter o alvará de funcionamento e para encerrar as atividades do negócio;
  • classificação e controle de despesas: o contador organiza os pagamentos feitos pelas organizações de acordo com centros de custos, mostrando para onde vai cada centavo da empresa;
  • elaboração de demonstrativos financeiros: após o registro, o contador elabora relatórios e demonstrativos financeiros, como balanços, planilhas de custos, projeção de gastos, apuração de lucros etc;
  • movimentação das contas: tudo que acontece nas contas bancárias da empresa, bem como seus empréstimos e investimentos, fica sob a responsabilidade do contador;
  • auditoria: verificação dos registros contábeis para apontamento de erros e inconformidades;
  • perícia contábil: em alguns casos, o contador avalia documentos e emite uma opinião técnica que embasará decisões judiciais e extrajudiciais;
  • consultoria: muitos contadores não trabalham para uma única organização — eles atuam como consultores e ajudam os empreendimentos a administrarem sua área financeira e a crescerem de forma saudável.

Essas são as principais atividades realizadas pelos contadores. Ficou interessado na área? Acha que sua personalidade tem tudo a ver com essa carreira e essa pode ser sua vocação profissional? Saiba um pouco mais sobre a graduação em Ciências Contábeis!

O que o curso de Ciências Contábeis ensina?

O curso superior de Ciências Contábeis é o caminho para se tornar um profissional contabilista desta área. A graduação tem duração de quatro anos e muitas matérias práticas em sua grade curricular. A base começa com disciplinas como matemática, estatística, filosofia, noções de Direito, princípios da administração empresarial e lógica.

Porém, ao longo do curso, as matérias vão se tornando cada vez mais específicas, tais como:

Disciplinas na área de Contabilidade

  • Teoria da contabilidade;
  • Contabilidade geral, intermediária e avançada;
  • Contabilidade e análise de custos;
  • Contabilidade de setores específicos (pública, tributária, do agronegócio etc.);
  • Ética e Legislação Contábil.
  • Administração financeira e orçamentária
  • Direito Tributário
  • Direito Trabalhista
  • Direito Empresarial.

O curso também ensina os princípios e práticas relacionadas à auditoria, controladoria, perícia e arbitragem. Recentemente, disciplinas sobre responsabilidade social e ambiental e empreendedorismo também se tornaram muito importantes e passaram a fazer parte da grade curricular de excelentes universidades que atuam no mercado.

Para os alunos que não encontram o curso de Ciências Contábeis em sua cidade ou que têm dificuldade de comparecer às aulas em dias e horários específicos, já existem universidades que oferecem essa graduação a distância. Portanto basta se informar sobre as melhores opções e começar a investir no seu futuro!

Como é a carreira em Ciências Contábeis?

Como você pode ver, esse é um profissional com grande demanda no mercado. Ele realiza uma série de atividades essenciais para as empresas, tanto para as pequenas quanto para as de grande porte.

Na verdade, não existe um negócio formal sem que o contador atue para regularizá-lo diante dos órgãos governamentais. Além disso, a análise dele é considerada indispensável para embasar uma série de decisões dos gestores.

Entre todas as categorias de empresas, apenas os microempreendedores individuais (MEI) não são obrigados a contratar um contador. Todas as outras: microempresas, organizações de médio porte ou grandes companhias precisam ter o respaldo desse profissional nas áreas contábil e fiscal. Se o empreendimento não consegue ter um profissional trabalhando internamente, ele precisa terceirizar esse serviço.

Essa terceirização cria uma oportunidade que muitos contadores consideram a principal vantagem de sua profissão. Eles conseguem abrir o próprio negócio com muita facilidade. Basta montar um escritório e oferecer seus serviços para várias pequenas empresas, potencializando seus lucros. Portanto não falta campo de trabalho para quem busca essa formação. É uma área de altíssima empregabilidade.

O salário do profissional em Ciências Contábeis

O salário dos contadores também é considerado muito bom. Embora o rendimento seja variável de acordo com o local do país ou mesmo de acordo com o porte da empresa. Há contadores que se especializaram e chegaram ao topo de organizações e, em posições estratégicas, chegam a alcançar rendas bem expressivas.

Também não podemos nos esquecer de que algumas atividades realizadas pelos contadores estão em franco crescimento. As empresas já entendem a necessidade de processos precisos de controladoria e auditoria.

As atividades nessa direção ajudam não só a controlar custos e evitar desvios de recursos, mas a conformar a organização a normas de compliance que a tornarão elegíveis a prestar serviços para organizações que praticam a transparência e também para órgãos do governo.

A única desvantagem da carreira em Ciências Contábeis é a concorrência, o que pode ser um desafio para quem está começando. Porém os cursos livres e de pós-graduação são algumas das alternativas para fazer o contador se destacar, conquistar autoridade e aumentar a procura por seus serviços.

Finalmente, para o profissional organizado e detalhista, a carreira em Ciências Contábeis pode ser uma excelente opção. Com dedicação e interesse em se especializar, não faltam vagas de trabalho nem oportunidade para crescer dentro de grandes organizações.

Gostou da ideia de seguir carreira em Ciências Contábeis? Quer conhecer outras opções antes de tomar sua decisão e escolher um curso superior? A UCDB oferece a graduação nasduas modalidades: presencial e a distância com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação e pelo mercado de trabalho. Então, não perca tempo! Siga-nos nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn — para acompanhar mais dicas de como escolher a profissão e ter sucesso em sua carreira!

Comentários