Arquitetura e Urbanismo: a arte na criação

O arquiteto e urbanista é o profissional da arte em criar espaços, públicos ou privados, visando à usabilidade das pessoas. É ele quem projeta e organiza os ambientes, usando toda a sua criatividade e um olhar peculiar.

O arquiteto Alessandro Campos, coordenador do curso da UCDB, pontua que esse profissional desenvolve um projeto através de ideias, reúne dados e transforma em desenhos e esboços tudo aquilo que foi pensado e projetado para um determinado cliente. Após a aprovação do projeto arquitetônico, o arquiteto e sua equipe composta por engenheiros se reúnem para acompanhar a mão de obra e os custos necessários.

Essa profissão também se aplica a um trabalho macro, ou seja, as grandes cidades brasileiras têm uma demanda muito grande por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, portanto esses elementos criam um mercado de boas opções no campo de atuação. Trabalhar com praças, estradas, obras públicas e reestruturação de áreas degradadas pode colocar o profissional de Arquitetura e Urbanismo em elevação.

Enfrentar os mais diferentes desafios, construir ideias, desenhar e se utilizar do capricho diário em cada trabalho são alguns dos diferenciais desse profissional, que, em cinco anos, terá aulas em laboratórios práticos com um corpo docente extremamente qualificado dentro da instituição.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo ou, se preferir, clique aqui.

Comentários