Administração: em quais áreas posso trabalhar?

Um levantamento feito em 2014 afirmou que um a cada seis universitários no Brasil está matriculado em um curso de administração. Esse curso, já há muito tempo, é o campeão de procura dos adolescentes que estão terminando o Ensino Médio. Essa alta pode ser explicada pelas muitas opções de cursos de administração hoje, em universidades públicas e particulares, mas o sucesso da administração se dá principalmente pela versatilidade do curso e das diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Saiba quais são no texto Administração: em quais áreas posso trabalhar?

Administração: em quais áreas posso trabalhar?

Um administrador de empresas participa de decisões como contratações, investimentos, controle de capital, estratégias de venda, controle de qualidade de produção e outros. Se você escolheu se tornar um administrador, saiba que opções não faltam no mercado de trabalho. Veja abaixo algumas das áreas em que um administrador pode atuar.

Recursos Humanos

Um administrador pode atuar na gestão de pessoas dentro de uma empresa, lidando com contratações, administrando as relações entre a empresa e seus funcionários, cuidando dos cargos e salários, criando programas de capacitação e treinamento.

Esporte

Com times e equipes funcionando como verdadeiras empresas, é necessário um profissional da área administrativa para gerenciá-los. Além disso, faz parte do trabalho de um administrador esportivo promover ações de marketing, eventos e competições e até, em alguns casos, atuar politicamente em conjunto com as federações e as confederações da modalidade esportiva em questão.

Hotelaria

O gerenciamento de hotéis e pousadas é um ramo em expansão, e o administrador que trabalha na supervisão do funcionamento do hotel faz um controle de qualidade, controla a área financeira do empreendimento e também é responsável por verificar a manutenção e os serviços de limpeza.

Marketing

Atualmente existem muitos administradores que trabalham na área de marketing, principalmente de forma estratégica. Os administradores que atuam com marketing são verdadeiros pesquisadores, que devem estudar tendências de mercado, pesquisar hábitos e interesses de clientes e elaborar planos e estratégias baseados nessas pesquisas.

Agroindústria

Empresas rurais e agroindustriais precisam de administradores que demandem um controle de qualidade dos processos e dos produtos para que a produção seja gerenciada. Se você é administrador de um agronegócio, também é esperado que atue no setor de distribuição e vendas.

Terceiro setor

Organizações Não Governamentais (ONGs) também funcionam como uma empresa e precisam de pessoas capacitadas para administrar suas operações, controlar a captação de recursos, promover ações de divulgação e fazer um acompanhamento ativo de seus projetos.

Como ficou claro, existem muitas opções no mercado de trabalho para o profissional da área de administração. Então agora é só escolher uma boa faculdade, estudar e se esforçar para ter um futuro brilhante pela frente!

Fontes:

http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/administracao-de-empresas/

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao/

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...