50 anos do curso de Direito UCDB

O curso de Direito, o mais tradicional da Universidade Católica Dom Bosco, completou 50 anos em 2016. Grande parte dessa tradição é comprovada pela quantidade de profissionais da área formados pela UCDB e que têm atuação destacada em Mato Grosso do Sul.

Nessas cinco décadas, o curso se manteve como um dos melhores do estado, aliando tradição, excelência em qualidade de ensino e corpo docente.

Na UCDB, o aluno é capacitado para atuar nas diversas áreas jurídicas, com conhecimento básico aliado à formação ético-humanista. Nesses 50 anos, desde a então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), a Instituição já formou desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados e bacharéis.

Ao todo, 2,8 mil alunos estão cursando Direito na UCDB nos períodos matutino e noturno. Porém, quando o curso começou, há cinco décadas, foram oferecidas 150 vagas, das quais somente 99 foram preenchidas, a maioria por adultos que atuavam em outras áreas e que se interessavam pelo tema. Por outro lado, atualmente, o aluno já sai do Ensino Médio querendo se tornar um bacharel em Direito.

Além da qualidade da infraestrutura, tantos estudantes escolhem a UCDB também em busca dos ensinamentos de alto nível, promovidos por um quadro de 60 docentes, a maioria egressos da própria instituição.

O curso de Direito, coordenado pela professora Elaine Cler, que privilegia muita leitura, conhecimento político e econômico, propicia o contato direto com a atuação jurídica, essencial para o futuro profissional dos alunos.

Um diferencial importantíssimo da UCDB é, pois, a sua qualificada prática jurídica. A partir do 5º semestre, os acadêmicos entram em contato direto com a prática na Clínica-Escola e na Vara da Justiça Itinerante, da qual a UCDB participa há mais de 14 anos.

Ao concluir o curso na UCDB, o aluno sente-se pronto para prestar o exame da OAB, essencial para exercer a advocacia, assim como concursos públicos.

Comentários