fbpx

Licenciatura, bacharelado ou tecnológico: conheça as principais diferenças entre as modalidades de graduação.

Os 3 tipos de graduações existentes podem gerar tantas dúvidas no vestibulando quanto qual carreira seguir. Com formatos distintos, os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo são oferecidos pela UCDB e contemplam estudante que têm objetivos diferentes. Entenda quais são eles e escolha qual o ideal para você.

Se você pensa em ingressar na pós-graduação assim que concluir o nível superior, ou em fazer concursos públicos que exijam ensino superior, já adiantamos que os 3 formatos de cursos te habilitam para esses passos. Porém, se o seu objetivo é dar aulas, assumir um cargo operacional em uma empresa ou atuar como consultor(a), você deverá escolher entre a licenciatura, o bacharelado e o tecnólogo.

Quais as diferenças?

Para facilitar a compreensão, vamos dividir em 3 pontos principais: tempo de duração, habilitação/abordagem e diploma.

Tempo de duração

Enquanto os cursos de bacharelado e licenciaturas são mais abrangentes, com maior tempo de duração, os cursos tecnológicos são mais curtos porque direcionam à determinadas áreas de atuação.

Bacharelado: de 3 a 6 anos.

Licenciatura: de 3 a 5 anos.

Tecnólogo: de 2 a 3 anos.

Habilitação/Abordagem

Enquanto alguns estudantes sonham com a docência, outros desejam atuar em setores específicos dentro de uma área e outros, ainda, preferem habilitações que os preparem para o mercado como um todo. Por isso, a escolha precisa ser feita de forma a contemplar os objetivos individuais.

Bacharelado: oferece disciplinas teóricas e práticas, com formação mais generalista, capacitando o estudante a atuar em diversas áreas dentro da profissão.

Licenciatura: com direcionamento para a docência, forma professores habilitados para lecionar nos níveis fundamental, médio e técnico. Para a educação superior, é necessária a especialização a nível lato e stricto sensu.

Tecnólogo: a abordagem é focada na área de atuação, com disciplinas majoritariamente práticas. Por isso, o profissional sai capacitado a atuar em setores específicos. Por exemplo: um estudante que deseja trabalhar com marketing se beneficia muito mais com uma Graduação Tecnológica em Marketing do que com um bacharelado em Publicidade e Propaganda ou Administração.

Diploma

O MEC reconhece que o diploma das diversas modalidades de graduação têm o mesmo valor, diferindo apenas em relação ao título conferido (inclusive, os diplomas de cursos em formato presencial ou EAD não apresentam diferenças).

Para profissões como engenharia, arquitetura e áreas afins, há a necessidade do diploma de bacharel. Já quem deseja se tornar professor, carrega o título de licenciado, enquanto os tecnólogos tem uma atuação mais prática e são rapidamente pelo mercado de trabalho.

Então, qual escolher?

Com todos esses pontos em destaque, nossa sugestão é que você faça sua escolha de acordo com seus objetivos profissionais e o quanto deseja se especializar.

Já sabe qual o formato ideal para você e quer fazer parte da universidade mais premiada de MS? Acesse o site e inscreva-se no Vestibular Agendado.

Comentários
[vivafbcomment]