Ter uma formação em engenharia é o sonho de muitos jovens. Oportunidades de bom faturamento, abrangência de atuação e diversificação de áreas são alguns dos pontos que mais despertam o interesse nos novos acadêmicos.
Explicaremos, a seguir, como funcionam os cursos de Engenharia da UCDB e, se você é uma dessas pessoas, aproveite nossas dicas e prepare-se para viver seu caminho na melhor universidade de MS.
O que é uma graduação em Engenharia?
A palavra tem origem do latim ingenium, que significa “produzir ou gerar talento”.
O profissional desta área, em uma explicação genérica, é especializado em utilizar recursos materiais e naturais para o planejamento e materialização de soluções de problemas humanos, em ambientes urbanos ou rurais.
Como funcionam as Engenharias da UCDB?
Com 5 anos de duração, os cursos são divididos duas fases: a básica e a específica.
Durante a formação básica, que vai do 1º ao 4º semestre, o acadêmico tem aulas, em conjunto com outras engenharias, de disciplinas teóricas. Ou seja, é o período em que os estudantes entendem os conceitos básicos a área e aprendem as matérias que basearão seu conhecimento, como cálculo, física, álgebra, eletricidade etc.
A partir do 5º semestre, é iniciada a formação específica, quando as matérias de cada área passam a ser direcionadas aos estudantes da habilitação escolhida. Além disso, é o momento em que passam a frequentar os laboratórios específicos, como o de Metal Mecânica, de Redes, de Automação e Controle, de Informática etc.
Se você tem dúvidas sobre qual curso escolher, temos um post esclarecendo os diferenciais de cada um. É só clicar aqui e conferir.
Quais são as Engenharias oferecidas pela UCDB?
Aqui na UCDB, oferecemos 6 cursos na área em formato presencial e 1 em formato híbrido:
Presenciais
Engenharia de Controle e Automação
Híbrido
Se o seu sonho é estudar na melhor universidade do estado, aproveite nosso período de descontos nas matrículas e ingresse ainda no primeiro semestre. Saiba mais pelo site ou fale com o Dom.
Esse conteúdo foi útil para você ou ainda tem alguma dúvida sobre a área? Escreva nos comentários.