Tipos de financiamento estudantil e bolsas de estudo

Nos dias de hoje, a acessibilidade a uma universidade particular se tornou muito mais flexível por conta do financiamento para faculdade. Porém muitos estudantes não sabem quais são os meios e como fazer para adquirir essa bolsa.

A Universidade Católica Dom Bosco é adepta a vários tipos de bolsas e financiamentos, visando proporcionar a melhor estrutura e ensino para a graduação do ser humano. Entre eles, estão o Fies, Prouni, PIBITI, PIBIC e o PROED.

No post de hoje, apresentamos aos futuros acadêmicos cada um deles. Confira a lista:

– Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação que financia a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em instituições particulares.
Podem solicitar o Fies aqueles que cursam o ensino superior presencial e não gratuito, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e aqueles que atendem as exigências por ele estabelecidas, sendo que sua inscrição é feita somente pelo site.

– Prouni: O Programa de Universidade Para Todos também é um programa do Ministério da Educação, por meio do qual é possível estabelecer bolsas integrais e parciais aos estudantes em instituições particulares de ensino superior.

Para se inscrever no Prouni, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ter uma renda bruta conforme o programa exige entre outros fatores que o candidato deve satisfazer no intuito de ter o financiamento para faculdade.

– Pibiti: Mais conhecido como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação, ele insere o acadêmico nas lides de pesquisa, mas com enfoque especificamente voltado para a dimensão tecnológica e de inovação.

Para fazer parte desse programa, o aluno deve passar por três fases, entre elas, está a primeira fase que trata da seleção de pesquisadores e projetos de pesquisa. A segunda fase volta-se para a avaliação dos relatórios parciais, e a fase final objetiva a avaliação final dos relatórios e artigos, bem como realização do evento de apresentação dos trabalhos e avaliação do programa com participação dos avaliadores externo.

– Pibic: é um programa que visa fomentar a pesquisa já no período da graduação, incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. Colabora decisivamente com a formação do acadêmico colocando-o em contato com o que há de melhor e mais atual na sua área de interesse, através de uma adequada orientação em pesquisas com mérito científico.
Seu processo de entrada no programa é igual ao do PIBITI, realizado também em três fases.

– Proed: Pró-reitoria de ensino e desenvolvimento da Universidade Católica Dom Bosco é voltada para diversos cursos, porém a cada semestre apenas alguns cursos têm vagas.
Para este segundo semestre, foram abertas vagas para os cursos na área de Saúde e Engenharia.

Dentro do PROED existe o Pet, desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País.

Não deixe de fazer um ensino de qualidade. A UCDB tem o financiamento certo para quem precisa.

Comentários