Projetos de Extensão SAE

Mesmo sabendo de toda a engenharia que existe por trás do desenvolvimento dos veículos utilizados em corridas automobilísticas, poucas são as pessoas que conseguem visualizar o dia a dia da formação acadêmica e a velocidade das competições como atividades que fazem parte de uma mesma categoria, mas é exatamente essa a combinação que define os projetos de Extensão Fórmula SAE e Baja SAE, realizados na UCDB, em que os acadêmicos dos cursos de Engenharia formam equipes automobilísticas para competir nos circuitos organizados pela SAE Brasil, filiada à associação internacional de mesmo nome e cuja missão é promover a disseminação e o avanço tecnológico da engenharia aplicada à locomoção.

O Desafio

Se a administração de uma equipe automobilística e a competição nos eventos já parecem tarefas bastante complicadas, considerando a diversidade e a especificidade das funções que um evento competitivo como este exige para ser realizado, os acadêmicos das instituições participantes precisam desenvolver, do início ao fim, os veículos que suas equipes utilizarão nas provas da competição, o que inclui o projeto, a fabricação e o teste de cada uma de suas peças.

Muito além da velocidade

A vontade de vencer é grande, mas não é a única motivação por trás das competições. Os principais objetivos dos projetos de extensão são proporcionar aos acadêmicos espaço de socialização do conhecimento e oportunizar o desenvolvimento dos seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas da engenharia automotiva.

Uma vez que ambas as equipes são estruturadas como empresas, implementando os mesmos processos, metas e cobranças das grandes montadoras, a participação nos projetos auxilia o estudante na construção de sua identidade enquanto profissional da área, apresentando situações bastante parecidas com as que encontrarão no mercado de trabalho.

Equipes UCDB

As equipes da UCDB participam das competições organizadas pela SAE Brasil em duas modalidades: a Formula SAE, com veículos da categoria Fórmula, facilmente reconhecidos pelas formas aerodinâmicas e pela velocidade que alcançam no asfalto, e a Baja SAE, cujos veículos apresentam estruturas mais robustas para acomodar as suspensões e motores exigidos pelos terrenos acidentados que caracterizam as competições off-road.

Baja SAE UCDB: Equipe Javalis UCDB

javalis

Com o desenvolvimento de cada uma das partes do projeto concluído, o foco dos Javalis UCDB, agora resta finalizar a montagem e dar início aos testes do veículo e ao treino de seus pilotos para o próximo campeonato Baja, que será realizado em março de 2017. Acompanhe a equipe pelo
Facebook Javalis BAJA UCDB e pelo Instagram @javalisbaja e fique por dentro das novidades.

Formula SAE UCDB: Jacarés do Asfalto

jacares

Quem quiser ver a equipe Jacarés do Asfalto em ação, vai precisar esperar um pouco mais: a próxima competição prevista na agenda de campeonatos da categoria Fórmula SAE será realizado ainda em novembro de 2016 e, até lá, a o projeto e a montagem do veículo utilizado pela equipe ainda não terá sido finalizado. Quem quiser acompanhar o desenvolvimento do projeto e saber mais sobre as datas e a participação da equipe em edições futuras do campeonato pode curtir a página Jacarés do Asfalto no Facebook ou segui-los no Instagram @jacaresdoasfalto para saber, em primeira mão, quando seus motores estarão prontos para entrar em ação.


Ficou interessado?

Saiba mais sobre os cursos de Engenharia da UCDB e sobre os outros projetos de extensão realizados pela Universidade Católica Dom Bosco nos links abaixo:

Extensão UCDB

Engenharia UCDB

Comentários