Projeto Cool Cap: sistema de refrigeração para recém-nascidos

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, o Cool Cap é um dispositivo usado em hipotermia localizada para casos de asfixia perinatal de recém-nascidos.

Tendo como tradução livre o significado de ‘boné frio’, o projeto de Cool Cap – que nasceu de uma equipe de vários pesquisadores de diferentes instituições – está sendo realizado dentro dos laboratórios de engenharia na UCDB e tem como intuito reduzir as sequelas causadas pela ausência de oxigênio no cérebro por meio de uma redução da atividade metabólica devido ao resfriamento localizado.

Ao aplicar esse dispositivo na criança, ocorre um resfriamento no cérebro, reduzindo o metabolismo e, por consequência, as sequelas acabam sendo reduzidas.

E, por mais que existam vários Cool Caps no mercado, eles só podem ser utilizados se existir uma bomba ao lado e se toda uma estrutura for capaz de enviar o líquido que resfria para o cérebro.

Como os tamanhos convencionais têm um tamanho considerável, o que torna difícil o manuseio em primeiros socorros e casos emergenciais, a Universidade Católica Dom Bosco resolveu criar um equipamento compacto que possa ser instalado em qualquer hospital e até em ambulâncias sem ocupar tanto espaço tal como os tradicionais.

É a UCDB transformando a vida de outras pessoas!

Conheça mais sobre esse projeto!

Comentários