Por que fazer um MBA pode ser um diferencial para a carreira?

Existem várias opções para os profissionais que procuram se qualificar e crescer no mercado de trabalho. Entre os diversos caminhos possíveis, fazer MBA se destaca pela prática pensada para levar a resultados e prestígio.

Será que você sabe como essa formação pode ser vantajosa? Decidimos contar para você quais são os principais motivos para investir nessa escolha, além de a sua diferença para uma pós-graduação e outras informações pertinentes sobre o assunto. Vamos lá?

Afinal, qual a diferença entre um MBA e uma pós-graduação?

Se você já se perguntou qual é a diferença entre esses dois modelos de especialização, não está sozinho. Essa é a dúvida de muitas pessoas. Na prática, o MBA é um tipo mais específico de pós-graduação.

Pense da seguinte forma — a pós-graduação é dividida em dois modelos, não é? O lato sensu e o stricto sensu. O primeiro significa “em sentido amplo” e diz respeito aos cursos direcionados a especializações.

O segundo é “em sentido limitado”, em cursos de mestrado e doutorado. Onde o MBA se enquadra? A resposta está no lato sensu. Aqui, a boa qualificação profissional é feita em uma área específica e voltada ao mercado.

Quais são os principais motivos para fazer um MBA?

Todo profissional almeja se qualificar cada vez mais no mercado de trabalho e construir um plano de carreira notável e eficaz. Assim, o aprendizado deve ser constante e buscar uma especialização na sua área. Além disso, com o MBA você passa a ter mais domínio e autoridade no assunto, passando a ser mais requisitado e influente.

Networking

O networking é um ponto a ser analisado em qualquer formação. É por meio dele que a maior parte das oportunidades de carreira surgem, além da orientação e do acesso a novas informações. Para quem está em busca de vagas no mercado, os benefícios vão além.

Pessoas com boas relações são consideradas previamente para as vagas, sabendo com antecedência sobre seu surgimento. O MBA é uma das primeiras opções para os profissionais que desejam alavancar os seus contatos. Isso por contar com pessoas atuantes no mercado de trabalho há algum tempo e com as suas próprias redes.

Desenvolvimento de habilidades gerenciais

A ascensão em boa parte das empresas passa pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais e de liderança, certo? Parte desse processo também acontece fora das salas de aula, no autodesenvolvimento do profissional.

Os MBAs costumam ter um foco mais voltado para a área administrativa, com um público de empresários, gestores e executivos. Entre os cursos mais procurados estão: gestão financeira, gestão em saúde e gestão pública.

Você já ouviu aquele ditado que diz “você é a média das pessoas com que mais convive”? Então, imagine a possibilidade de conviver com vários profissionais com experiência administrativa em busca de aperfeiçoamento. Isso o MBA pode oferecer para você.

Melhores oportunidades de carreira

Se você faz parte dos profissionais que têm um histórico de cursos feitos e quer uma qualificação para ocupar cargos mais bem remunerados, o MBA pode ser a solução. A receptividade no mercado de trabalho tem aumentado, e as empresas precisam de bons gestores para melhorar a questões ligadas à produtividade. No entanto os cargos variam de acordo com os cursos.

Por exemplo, o MBA de gestão financeira forma profissionais que analisam investimentos e montam orçamentos em bancos e instituições financeiras — além da possibilidade de trabalho de consultoria. Os cursos voltados para o marketing, por sua vez, se concentram em cargos para criação de estratégias para a marca.

O que levar em consideração antes de matricular-se?

Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado sempre pesquisar sobre o que se pretende fazer, como e por quais motivos. Portanto busque conhecer as instituições de ensino que oferecem a modalidade, o que será abordado no curso e se ele é realmente a opção que casa com os seus objetivos profissionais. Veja mais a seguir.

Faça uma análise da instituição de ensino

Existem muitas coisas que você vai precisar pôr na balança antes de optar por uma universidade específica. Um dos pontos importantes para atentar é quem vai ministrar os cursos. Algumas universidades contam com portais on-line que disponibilizam os currículos dos professores — você pode começar sua pesquisa por meio deles.

A infraestrutura também conta, tanto nos cursos presenciais (salas de aula e campus, por exemplo) quanto nos digitais (qualidade dos portais on-line e materiais digitalizados). Por fim, fique de olho nas avaliações e na tradição da universidade. Aqui, entram critérios como:

  • reconhecimento do MEC;
  • avaliações do Enade;
  • informações sobre a grade curricular;
  • metodologia das aulas.

Conheça seu momento profissional

A grande recomendação para os estudantes de MBA é que já tenham algum tempo de mercado. Isso porque o modelo é mais adequado para as pessoas que estão em um processo de ascensão e precisam de uma qualificação específica para isso.

Algumas instituições até exigem comprovação de um tempo mínimo de horas no mercado de trabalho para que a inscrição possa ser feita. Outro requisito é a atuação em cargos administrativos, contando a partir de três anos.

O MBA ainda é indicado para aqueles que querem encaixar as aulas no seu tempo livre, contam com uma rotina apertada e um bom domínio do inglês. Se você tem cargos administrativos como alvo, o curso pode ser um grande aliado.

É possível cursar o MBA a distância?

Essa dúvida é bem comum para aqueles que pensam em apostar nessa modalidade de ensino. Lembra-se de quando citamos que boa parte dos alunos já está encaminha em suas carreiras? Então, isso deixa a rotina mais apertada, e o EAD se torna uma opção bem atraente.

A boa notícia é que existe, sim, a possibilidade de cursar a distância. Isso barateia os valores em comparação com os cursos presenciais e ainda promove economia com deslocamento, passagem e gasolina. As opções são variadas, e você pode escolher a que é mais adequada em questões de carga horária e adaptação a sua rotina. O MBA da UCDB, por exemplo, tem opção on-line e não vai tomar muito do seu tempo — a formação é de menos de um ano.

Como você viu, fazer MBA pode valorizar o seu currículo e ajudar muito na hora da recolocação profissional. Se você tem certa bagagem e almeja cargos melhores, essa opção é a ideal para você. Não se esqueça de que contar com a parceira de uma instituição de prestígio é muito importante. A UCDB tem mais de 50 anos de tradição e foi eleita como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul.

E você? O que acha de receber dicas e novidades exclusivas sobre educação e qualificação profissional? Então, assine a nossa newsletter!

Comentários