Segundo dados do último Censo da Educação Superior, o curso de Administração é um dos três mais procurados em todo o país, ostentando mais de 680 mil matrículas em 2017. Olhando números assim, fica o questionamento: por que tanta procura?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar por aí que quem vai atrás desse tipo de curso é porque não sabia o que queria fazer da vida, não é mesmo? Porém, o que muitos não sabem é o universo de possibilidades que uma graduação dessa pode proporcionar — principalmente no que diz respeito à empregabilidade.
Por isso, neste artigo, você poderá ter uma noção completa sobre o curso de administração e, a partir disso, escolher sua carreira sem susto ou arrependimento. Acompanhe a leitura e confira!
Afinal, como é o curso de Administração?
Regulamentada pela Lei nº 4.769 de 9 de setembro de 1965, a profissão de administrador é uma das mais importantes do país, tendo em vista que todos os setores necessitam das competências inerentes ao perfil de um profissional da área. O curso de Administração tem 4 anos de duração e a grade curricular aborda milhares de aspectos atualizados e coerentes com o que o mercado de trabalho exige.
O curso de Administração é oferecido em diversas modalidades de ensino, portanto, vale escolher onde estudar e buscar a melhor forma de acompanhar as aulas. O formando terá a oportunidade de se registrar no Conselho Regional da categoria e, com isso, receber o tão sonhado título de profissional da área, a fim de exercer suas funções devidamente regulamentadas em todo o território nacional.
A probabilidade de conquistar uma vaga de emprego em uma grande empresa ou ter uma promoção é bem maior, afinal, o número de ofertas de trabalho destinadas para administradores é extensa. Todavia, você precisa ter foco, disciplina e vontade de aprender a todo momento, porque essa área será capaz de modificar suas atitudes e a forma como encara o ambiente, as pessoas e as empresas.
O que se estuda no curso de Administração?
Tão importante quanto pesquisar os tipos de universidade que mais se encaixam no seu momento estudantil é saber quais são as matérias cobradas. Analisar a grade curricular do curso é fundamental, pois assim você se prepara para o que pode vir e consegue ter mais foco na hora de estudar.
No curso de Administração você verá sobre milhares de assuntos que, talvez, você nem sequer fazia ideia que existiam, mas outros são bem familiares, como legislação tributária, filosofia, psicologia, ciência política etc. A seguir, separamos algumas das matérias que costumam aparecer no planejamento de aulas do curso.
Comportamento organizacional
Um bom aluno de administração precisa entender as dimensões micro e macro dos comportamentos organizacionais, sendo que temas como a resistência à mudança, estresse no trabalho e clima organizacional são ensinados durante o curso. Você terá a capacidade de reconhecer os principais aspectos que determinam o comportamento humano e que, consequentemente, podem influenciar no dia a dia das empresas.
Consultoria organizacional
Bem provável que você saia com outra mentalidade depois desse tipo de aula, pois aprenderá conceitos que podem modificar a sua forma de analisar os fatores organizacionais para ter a competência de um consultor empresarial. Conceitos de consultoria, como 5W2H, análise SWOT, Seis Sigma, Balanced Scorecard, entre outros, farão você explorar a visão empresarial ao máximo.
Controladoria
Qualquer ação executada em uma organização necessita de um bom planejamento estratégico e é isso que você aprenderá massivamente durante a graduação. O acesso ao conteúdo de controladoria fará com que você assimile melhor a relevância de cada processo dentro da empresa, aprenda a observar a concorrência e entenda como a avaliação de desempenho e seus indicadores podem ser impactantes no negócio.
Gestão de custos
Se você não tinha o hábito de estudar matemática na escola, saiba que é melhor rever isso e se dedicar com afinco na matéria, pois terá muitas contas a fazer daqui em diante. No entanto, não precisa ter medo, pois a gestão de custos vai te surpreender positivamente e proporcionar um entendimento fabuloso a respeito da diferença entre os custos variáveis e fixos, a análise de despesas, o cálculo do ponto de equilíbrio etc.
Gestão de produção e qualidade
Ao lidar com os processos produtivos, é essencial pensar na qualidade, a fim de evitar gargalos na produção, ter maior aceitação dos produtos no nicho que atua e melhorar a gestão manufatureira e de serviços. Sendo assim, nessa disciplina você terá conteúdos que vão expandir a sua mente sobre arranjos físicos, controle de capacidade, controle da cadeia de suprimentos, administração da qualidade e assim por diante.
Gestão de projetos
Um bom projeto não surge do nada, mas sim é fruto de uma análise contínua e o esforço dos responsáveis por esse setor para desenvolver um planejamento coerente nos mínimos detalhes. Em gestão de projetos você aprenderá sobre a base teórica do PMBOK, a análise de projetos, as metodologias aplicadas e o papel fundamental de um gerente de projetos para a condução do trabalho em si.
Gestão financeira e orçamentária
Para trabalhar na área financeira é preciso ter embasamento teórico e aprender, na prática, como funciona cada procedimento, seja qualitativo, seja quantitativo. Essa disciplina permite que você possa imergir nos reais problemas empresariais e, com isso, tenha uma visão crítica sobre as finanças corporativas, tendo o adendo de uma abordagem contundente a respeito de concursos públicos também.
Marketing
Dentre as áreas da administração, sem sombra de dúvidas, o marketing é uma das disciplinas que abrange mais aspectos de análise de mercado. Você aprenderá o conceito dos 4 Ps, a importância da satisfação do cliente, as estratégias de precificação, o valor da marca, entre outros pontos relevantes que proporcionarão uma análise reflexiva e essencial para se especializar no assunto.
Teoria da administração
Óbvio que você não pode deixar de saber a respeito de quem deu origem à administração, portanto, as abordagens clássicas, comportamentais, contingenciais, entre outras, são importantes dentro do contexto empresarial. Além disso, terá a oportunidade de aprender sobre motivação e liderança e entender como Fayol, Taylor, Weber, Ford e outros nomes foram primordiais na história dessa ciência.
Qual é o perfil de um administrador de sucesso?
Visando ser um administrador de sucesso, capaz de brigar de igual para igual em qualquer processo seletivo e ter o respeito de demais profissionais, você precisa dominar as habilidades humanas, técnicas e conceituais. De maneira geral, deve-se mostrar um aglomerado de competências que sejam suficientes para dar conta das demandas em qualquer área de atuação.
É indispensável ter a capacidade analítica para encontrar as melhores rotas para a empresa seguir e, por consequência, realizar um excelente planejamento dos processos organizacionais. A consciência de agir estrategicamente é um ponto relevante ao preparar um currículo de sucesso, principalmente no que se refere a lidar com cenários adversos, construir objetivos e trabalhar a motivação.
Se você ainda não tem as características necessárias para assumir o papel de liderança na empresa que trabalha ou pretende ingressar, saiba que o curso te dará o know-how necessário para aprimorar esse aspecto. Conduzir bem as equipes de trabalho é uma competência e tanto dentro das organizações, sendo que os gestores anseiam por profissionais que tenham proatividade e queiram assumir responsabilidades.
Por mais que o trabalho em grupo gere conflitos, um administrador de sucesso terá a expertise de lidar bem com essas situações e extrair o que há de melhor de cada perfil, demonstrando assim sua inteligência emocional. Ou seja, aprimorar o autoconhecimento, ter empatia pelos outros, controlar as emoções e construir bons relacionamentos interpessoais são habilidades primordiais para os administradores.
A facilidade em trabalhar com números é outro aspecto que diferencia os administradores de outros perfis de profissionais, pois isso demonstrará que você pode dar conta do recado para gerir a parte financeira da empresa. Ter esse domínio dos principais assuntos relacionados aos custos e despesas, balanço patrimonial e análise tributária coloca você à frente da concorrência.
Evidente que não podemos nos esquecer da fantástica habilidade de se comunicar bem, algo primordial no dia a dia das empresas para assimilar os feedbacks, desenvolver apresentações, comandar equipes e assim por diante. A comunicação assertiva faz parte do marketing pessoal e permite que você consiga estabelecer um bom network e tenha poder de barganha para negociações.
Uma boa gestão do tempo também é fundamental para um perfil de sucesso, algo que você já deve ter em mente lá no princípio quando está buscando métodos de aprendizagem para o vestibular. Essa disciplina ajuda bastante na questão de se adaptar aos vários cenários, pois as companhias passam por mudanças estruturais constantemente e você precisa ter atitudes inovadoras para driblar as adversidades.
Aprender com os próprios erros é algo importante não só para nossa vida pessoal, e sim para adquirir maturidade profissional e exercer uma postura diferenciada no mercado de trabalho. Tão importante quanto isso é se atualizar diante das tendências da profissão, buscando opções de viagens internacionais, cursos de especialização, eventos corporativos e demais opções que aumentem as oportunidades de negócio.
Como é o mercado para o profissional de Administração?
Dar uma olhada na situação atual do mercado de trabalho é algo primordial na sua carreira, afinal, você não quer perder as melhores oportunidades e buscar o que for mais vantajoso para a vida profissional e pessoal é uma prioridade. Sites como o Love Mondays, Trabalha Brasil, Infojobs, LinkedIn e Catho são ótimos parâmetros para consultar as médias salariais e perceber qual área pode ser melhor no momento.
Em diversas empresas de pequeno, médio ou grande porte, costuma-se dividir os níveis profissionais em cinco degraus: trainee, júnior, pleno, sênior e master, sendo que é possível atuar em áreas como logística, comércio exterior, gestão ambiental e, até mesmo, arriscar a carreira acadêmica. A seguir, separamos três exemplos de áreas que costumam empregar muitos profissionais de administração.
Mercado para a área de marketing
A democratização da informação por meio da internet fez com que a área de marketing evoluísse muito, cujo processo interruptivo de outras décadas tem sido substituído por estratégias que buscam encantar o público-alvo. O mercado nesse setor é muito aquecido, pois qualquer empresa hoje precisa de alguém que entenda sobre questões relacionadas ao preço, ao produto, à promoção e o lugar de venda.
Os gestores optam por contratar pessoas que demonstrem ter um perfil dinâmico, ou seja, que assumam as tarefas, apresentem soluções eficientes para remodelar o planejamento e proporcionem resultados de qualidade. A procura por funções ligadas à inteligência de mercado, ao marketing digital, à construção de uma marca de sucesso e às vendas são a grande tendência atual.
Mercado para a área financeira
Apesar de o Brasil viver um período de incerteza econômica — muito por conta das decisões que tramitam pelos três poderes, a confiança dos investidores para retomar o equilíbrio na economia é forte para os próximos anos. Com o acordo histórico entre a União Europeia e o Mercosul, por exemplo, podemos considerar que as áreas financeiras tenham muito trabalho e cresçam exponencialmente.
Para um profissional de administração que deseja ingressar nesse setor, espera-se aspectos como experiência, habilidade com números, visão estratégica, capacidade de influenciar pessoas e, no mínimo, ser bilíngue. Dentre as posições de destaque no mercado financeiro, é possível encontrar excelentes vagas para auditoria fiscal, planejamento financeiro, setor bancário, entre outras áreas.
Mercado para a área de gestão de pessoas
O setor associado aos Recursos Humanos (RH) vem ganhando um espaço importantíssimo nas empresas, tendo em vista que questões como ergonomia, bem-estar, qualidade de vida e remunerações justas estão em vigor nas empresas abertas às mudanças. Essa área age lado a lado com a administração estratégica e exerce um poder incomensurável nas atividades da rotina corporativa.
Vale ressaltar que o profissional que se dispõe a integrar o RH e trabalhar com a gestão de pessoas precisa ter aptidão para realizar várias tarefas, focar no negócio e exercer um papel decisivo na formação e motivação do ativo intelectual das companhias. As vagas que costumam ganhar certo destaque estão voltadas para o treinamento, seleção de pessoas, coordenadoria e consultoria.
O que considerar ao escolher um curso de Administração?
Ao visualizar as inúmeras opções de graduações que existem nas universidades, você verá que o curso de Administração é aquele que realmente pode alavancar a sua vida profissional e pessoal. Porém, se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não ter esse curso em seu currículo, trouxemos algumas das principais razões que podem influenciar sua decisão e o seu futuro acadêmico.
Curso com muitas disciplinas
Enquanto muitos profissionais no mercado de trabalho sabem executar apenas uma ou duas tarefas, você terá a capacidade de apresentar várias competências, afinal, o curso de Administração propicia aprender sobre diversos assuntos. Esse perfil generalista é muito bem-visto entre os gestores das companhias, porque, a cada dia, eles necessitam de pessoas verdadeiramente qualificadas.
Nos mais diversos setores você conseguirá executar suas funções, apresentando um nível aceitável de conhecimento e total consciência do que pode ser aprimorado nos processos organizacionais. Com o acesso que terá às áreas de conhecimento disponíveis na grade curricular, perceba que, aos poucos, o seu perfil assumirá um papel importante na gestão de negócios.
Desenvolvimento do perfil de líder
Por mais que algumas pessoas pensem que a liderança não pode ser aprendida, entenda que isso é uma tremenda balela, pois essa aptidão não é algo puramente inato e no curso de Administração tem seu espaço garantido. Se falta a você iniciativa para executar alguma tarefa ou conduzir o seu grupo de trabalho para uma tomada de decisão coerente, compreenda que é possível melhorar essa questão.
Sabemos bem que é uma imensa responsabilidade assumir o posto de líder de um setor ou, até mesmo, de uma organização, no entanto, o aprendizado adquirido durante a graduação dará a você o direcionamento correto para ter as melhores escolhas. Com esse aspecto bem resolvido, você começa a construir ambientes estruturados, ter inteligência emocional e empatia para lidar com as pessoas.
Mercado de trabalho amplificado
Sabendo que você terá a oportunidade de cursar várias matérias diferentes ao decorrer dos 4 anos, tenha certeza que o reconhecimento ao profissional de Administração é gigantesco no mercado de trabalho. Partindo do princípio que você se dedique, desenvolva uma carreira consolidada, tenha foco constante e busque se aperfeiçoar, torna-se difícil não conquistar um bom trabalho ou promoção.
Independentemente do caminho pelo qual você opte, saiba que a probabilidade será muito maior de alcançar bons salários ao decorrer da vida, principalmente se logo depois da graduação você emendar uma pós. A profissão é valorizada demais, sendo que, com o tempo, seja bem provável que você conquiste seus objetivos de forma simples e suba de cargo sem se preocupar.
Habilidade para empreender
Muitos administradores acabam enveredando para o rumo do empreendedorismo, pois isso é fomentado durante várias vezes no curso e os alunos se sentem encorajados a tomarem as rédeas da própria carreira e montarem um negócio. Boa parte dos donos de startups, gestores de franquias e profissionais autônomos em geral dispõem de conhecimento em administração.
Quer queira ou não, nas veias de um administrador corre o sangue do empreendedorismo, portanto, muito raro que algum bacharel não cogite dar esse passo a mais na carreira profissional. Mesmo que você comece na informalidade e depois se regularize como microempreendedor individual, observará que as alternativas são inúmeras para construir um negócio rentável.
Possibilidade de fazer carreira internacional
Em algum momento da vida, já pensou ampliar seus horizontes e exercer um cargo público ou privado fora do Brasil? Pois bem, a formação em Administração propicia exercer funções em qualquer parte do mundo, desde que você tenha a ânsia de aprimorar seus conhecimentos e busque conhecer uma segunda ou até terceira língua.
As noções de comércio exterior, fusões e aquisições, análises dos cenários de exportação e demais conceitos comerciais serão de suma importância para utilizar no dia a dia de uma multinacional. Inclusive, ter uma carreira internacional faz com que o seu currículo se destaque ainda mais perante os seus concorrentes e possa pleitear cargos relevantes.
Estímulo à inovação
O jeito que você conduz a sua vida hoje em dia será modificado depois de cursar Administração, pois a semente da criatividade e a cultura da inovação são plantadas e regadas constantemente durante os 4 anos. Você começa a vislumbrar novos desafios, a encarar as dificuldades por outros ângulos, ter uma visão sistematizada das coisas e adquirir a famosa resiliência de se ajustar aos problemas.
Essa cultura de pensar em soluções criativas para resolver pontos incongruentes na sociedade é algo que motiva os alunos, pois buscar caminhos alternativos pode proporcionar várias conquistas ao decorrer do tempo. Você terá a expertise de lidar com inúmeros cenários e propor maneiras engenhosas para modificar processos e, a partir disso, desenvolver produtos ou serviços que engajem o público-alvo.
Disponibilidade de várias vagas em concursos
Tem momentos que o nosso trabalho no setor privado acaba cansando, as funções são as mesmas e não temos a perspectiva de ganhar um bom dinheiro, não é verdade? No entanto, com a experiência de ter uma graduação na área administrativa, as chances são muito maiores de conquistar uma vaga no setor público e buscar a estabilidade financeira.
O conhecimento aplicado no curso faz com que você assimile muito melhor as disciplinas cobradas nos editais, o que te deixa um passo à frente dos demais concurseiros nos certames pelo país. Com as ferramentas de produtividade que você aprenderá, também se torna simples montar um cronograma de estudos e, com isso, estudar com dedicação.
Atuação em qualquer área da economia
A tal interdisciplinaridade dessa graduação permite que os estudantes tenham a competência necessária para solucionar várias contas, as quais os departamentos carecem administrar com urgência muitas vezes. A administração proporciona a oportunidade de investir com todas as forças na carreira financeira, seja qual for o perfil da empresa que você trabalhe.
Ter a habilidade de lidar bem com cálculos de capacidade produtiva, estoques, métodos de custeio, índices de rentabilidade e demais contas deixam você com ótimas condições de arriscar o setor econômico. Saiba que o uso da calculadora científica se torna corriqueiro em alguns módulos, mas você agradecerá, e muito, pelo aprendizado adquirido e as noções orçamentárias que terá para gerir com prudência.
A fim de aproveitar todas essas informações que o curso de Administração pode proporcionar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho, estude em uma universidade de tradição que tenha professores mestres e doutores e a estrutura ideal para formar você como um profissional de verdade, como a UCDB.
Caso queira saber opções de preços, falar com o coordenador do curso, entender sobre bolsas de estudo, informações do campus e demais assuntos, entre em contato com a gente que teremos o prazer de facilitar sua entrada na universidade! Vem ser UCDB.