Estudar a distância: 6 vantagens que você precisa conhecer

Ao concluir o ensino médio, os jovens se veem diante de dois principais caminhos para dar seus primeiros passos em direção a uma carreira estável: ingressar em uma universidade ou encontrar um bom emprego. Muitas vezes, a primeira opção se torna bem complicada por causa da segunda. Afinal, o salário mensal é necessário para conquistar muitos objetivos.

Nessa jornada, alguns escolhem trabalhar durante o dia e ir à universidade no período da noite. No entanto, com essa rotina puxada, nem todos conseguem concluir os estudos, e é nesse cenário que surge a solução de estudar a distância.

Essa opção ficou por muito tempo fora do radar dos estudantes devido aos mitos que existem sobre essa modalidade de ensino, referentes às facilidades dos cursos a distância, validade do diploma, peso no mercado etc. Por esse motivo, trouxemos algumas vantagens dos cursos EAD para mostrar que vale a pena investir em uma graduação online!

1. Flexibilidade

Essa talvez seja a vantagem mais emblemática do ensino a distância. Com o apoio de uma plataforma online e intuitiva, os alunos podem assistir às aulas e ler os materiais didáticos a qualquer momento do dia. O único requisito é ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Assim, é possível aproveitar as horas livres em casa ou no trabalho para colocar as matérias em dia, realizar algum exercício, tirar dúvidas com os tutores ou assistir a vídeos complementares. Tudo isso com a possibilidade de criar sua própria rotina, o que coloca o estudante como protagonista de seu aprendizado.

Além disso, em cursos EAD, o ritmo de aprendizado de cada pessoa é respeitado, uma vez que ela é quem monta o próprio plano de estudos. Se ficar com muitas dúvidas em uma matéria e dominar outra, pode focar nas revisões dos tópicos em que encontra mais dificuldades.

Geralmente, uma prova ou outra é realizada presencialmente. Porém, boas instituições que oferecem EAD têm consciência da rotina corrida de seus alunos e procuram flexibilizar ao máximo as datas de avaliação.

2. Deslocamento

Você está entre aquelas pessoas que não conseguem aproveitar o tempo no trânsito por conta de ônibus lotados ou por problemas de vertigem? Saiba que, com a universidade a distância, não é preciso nem sair de casa para fazer os exercícios e assistir às aulas. Se tiver alguns minutos livres no trabalho, pode usá-los também para o estudo.

Com isso, além de otimizar a gestão do seu tempo, você ainda consegue economizar combustível ou passagens de transporte público. No fim do mês, isso pode fazer toda a diferença para suas finanças, já pensou?

3. Valores de mensalidade

Outra vantagem de estudar a distância é o valor das mensalidades, que costumam ser bem menores quando comparadas às de cursos presenciais. E se você acha que isso acontece porque essa modalidade oferece um ensino inferior, saiba que não é bem assim.

Por utilizar os recursos tecnológicos para disponibilizar as aulas e o próprio ambiente universitário, a instituição de ensino superior a distância não tem que arcar com despesas que normalmente fazem parte do planejamento financeiro de um campus.

Em outras palavras, não é preciso gastar com limpeza e manutenção de espaços, salários de diversos colaboradores, entre outras despesas. Só é preciso manter o ambiente digital em pleno funcionamento e os professores qualificados que fazem parte do corpo docente da instituição. Tudo isso reflete nos valores mais baixos das mensalidades.

4. Variedade de cursos oferecidos

Esse benefício tem outro resultado positivo para os estudantes: com maior facilidade de manter uma estrutura acadêmica, as instituições de ensino a distância conseguem ofertar mais opções de cursos de graduação.

Diante disso, o profissional pode escolher aquele curso que vai atender a todas as suas necessidades de aprendizado — sabe aquela opção que é a sua cara? Pois bem, é possível encontrá-la no modelo EAD. Essas informações são disponibilizadas pelas universidades em seus sites institucionais, local em que geralmente você encontra grade curricular e o corpo docente que ministrará as aulas.

5. Aprimoramento do currículo

Se você trabalha e sente que a sua rotina não suportaria idas diárias a um campus, não tem porque deixar de aproveitar as vantagens do ensino a distância. Como vimos, as empresas não diferenciam profissionais das duas modalidades e, mesmo assim, o diploma não especifica se o ensino foi presencial ou não.

Por isso, aproveite ao máximo os recursos das plataformas e monte seu cronograma de estudos. Se sobrar algum tempo, ainda é possível desenvolver-se ainda mais por meio de cursos de idioma ou outras capacitações que farão de você um excelente profissional. Ótimas contribuições para seu currículo, não é mesmo?

6. Responsabilidade

Há quem acredite que essa é, na verdade, uma desvantagem de estudar a distância. Mas veja por outro ponto de vista: quando é só você e seus estudos, sem nenhum professor cobrando presença o tempo inteiro, seu aprendizado só vai para frente se houver responsabilidade e disciplina da sua parte.

Já ouviu falar que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, certo? É bem isso que acontece quando você se matricula em uma instituição de ensino a distância. Essas habilidades desenvolvidas durante os anos de curso são válidas para a vida toda, inclusive para aplicar na carreira. Por isso, melhor começar a pensar nelas o quanto antes!

Como vimos, estudar a distância torna a vida dos estudantes menos estressante e mais dinâmica. As escolhas estão todas nas mãos dele e, consequentemente, suas tarefas diárias se adequam a uma rotina ideal. Para isso, conte com a ajuda de uma instituição de ensino que se preocupa com seus alunos e tem compromisso com a excelência. Assim, você garante a melhor formação.

É isso que você procura para dar sequência ao seu desenvolvimento profissional? Então, entre em contato conosco e conheça as ofertas da melhor universidade do Mato Grosso do Sul. #VemSerUCDB!

Comentários