#SerUCDB também é sustentabilidade: Especial Dia da Água.

No mês em que comemoramos os 10 anos do PPGCASA, elencamos algumas das atividades promovidas por professores e pesquisadores da UCDB sobre o uso consciente da água. Confira.

Uso consciente, ações eficientes.

No mês de março, o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB completa 10 anos de muitos projetos e pesquisas que, em sua maioria, promovem ações sustentáveis, visando o bem-estar da população e o desenvolvimento da região.

 

Neste Dia da Água, listamos alguns dos feitos da equipe de professores e pesquisadores da universidade e convidamos você a fazer parte desse time que se dedica a pesquisar e viabilizar uma mudança prática na sociedade, com viés sustentável.

dia da água

Prêmios nacionais

Engajada junto a concessionária Águas Guariroba para resolver problemas reais relacionados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário em Campo Grande/MS, a UCDB conquistou reconhecimento nacional no Prêmio Sustentabilidade 2017 – ABCON/SINDCON, com resultados que buscaram melhorar a qualidade de vida da população local.

Além disso, também conquistamos destaque nacional com o trabalho do egresso Bruno Damasceno Fernandes, do curso de Engenharia Civil. Na época, o acadêmico apresentou soluções de eficiência energética em sistemas de bombeamento e conquistou o Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, evidenciando boas práticas em uma empresa de saneamento básico, com foco no abastecimento de água, cuja solução foi capaz de diminuir os custos para o consumidor.

Artigo de referência

Publicado na revista SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, o artigo “Pharmaceuticals residues and xenobiotics contaminants: Occurrence, analytical techniques and sustainable alternatives for wastewater treatment.”, de autoria de alunos e docentes da Católica dos programas de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local,  Biotecnologia e Engenharia Sanitária e Ambiental, fez uma revisão de literatura mundial sobre a importância de se melhorar o tratamento dos esgotos e foi um dos mais citados da Universidade, conforme a base de dados ResearchGate.

Patente

Ainda com viés sustentável, conseguimos produzir uma patente, que trata do lodo gerado em estações de tratamento de água, para compor argamassas:

Processo de obtenção e composição de argamassa sustentável com utilização de lodo de Estação de Tratamento de Água. 2020, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/07/2020

Estudos significativos

Ao longo dos anos, também pudemos oferecer apoio e orientação para diversos estudantes que, engajados com as possibilidades sustentáveis para o consumo consciente de água, desenvolveram estudos bastante significativos, ressaltando a importância do planejamento e da gestão para proteger e manter a qualidade da água.

Influência do Plano de Manejo e do Pagamento por Serviços Ambientais na Qualidade e Quantidade da Água para Abastecimento Público em Unidade de Conservação. Frederico Luiz de Freitas Jr.

Biossólidos na produção de alface: recuperação de nutrientes e análise de metais pesados. Thiago Nascimento de Morais.

Análise comparativa dos provedores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil. Mariana Antonio de Souza Pereira.

Uso de efluente tratado por wetlands construídos de fluxo vertical na irrigação de mudas de Leucena. Beatriz Santos Machado.

 

Quer saber mais sobre esses projetos?

Entre em contato com o nosso setores

Mestrado e Doutorado(67) 3312-3723

Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária(067) 3312-3702 ou agroambiental@ucdb.br

 

Comentários