Entenda melhor a relação entre EAD e mercado de trabalho

Já pensou em fazer uma graduação ou especialização a distância? Esse é um método que muitos profissionais estão utilizando para se atualizarem e conquistarem novas posições na carreira. Mas você ainda tem dúvidas sobre a relação entre a EAD e mercado de trabalho? Não sabe se vale a pena investir em uma formação sem saber se ela é bem aceita pelos recrutadores?

Fique tranquilo, porque, neste post, você vai ter as suas respostas! Vamos falar sobre como o mercado vê o ensino a distância atualmente no Brasil e de que forma ele coloca os alunos em vantagem nos processos seletivos. Acompanhe!

Avaliação do mercado sobre o ensino a distância

Quando os cursos a distância começaram a ser oferecidos no Brasil, realmente havia uma desconfiança por parte do mercado. Isso aconteceu não só porque tudo que é novo enfrenta alguma resistência, mas também porque nem sempre o conteúdo do EAD era igual ao das graduações ou especializações presenciais. Eles tinham algumas diferenças, inclusive em relação à carga horária, que eram consideradas significativas.

Porém, ao longo do tempo, essa realidade mudou. O Ministério da Educação regulamentou essa modalidade de ensino. Desde então, as universidades precisam oferecer o mesmo programa tanto para os cursos presenciais quanto os virtuais.

Além disso, o MEC exige que as instituições sigam o Referencial de Qualidade para EAD, que especifica carga horária semanal e total, oferta de tutoria, infraestrutura de apoio e assim por diante.

Depois das mudanças e após começarem a trabalhar com profissionais formados nos cursos EAD, as empresas passaram a vê-los de outra forma. A desconfiança inicial cedeu lugar para o reconhecimento de que os ex-alunos formados a distância têm todas as competências necessárias para produzirem excelentes resultados e se destacarem no mercado. O sucesso foi tão grande que, hoje, 21% dos estudantes de ensino superior estão matriculados nessa modalidade.

Vantagens do aluno EAD no mercado de trabalho

Além desses pontos mencionados, os gestores de empresas começaram a perceber que os alunos EAD apresentam algumas qualidades muito especiais. Elas fazem uma enorme diferença no mercado de trabalho, garantindo que eles tenham um destaque ainda maior e um desempenho de altíssimo nível. Quer saber quais são essas características? Confira a seguir!

Proatividade

Os alunos EAD estudam sozinhos, longe das salas de aula. Embora eles tenham todos os recursos de apoio necessários para um excelente desempenho, a verdade é que eles precisam tomar a iniciativa.

Eles organizam seu próprio horário de estudo, avaliam se estão compreendendo a matéria ou se é preciso retomar algum ponto, procuram os tutores para tirar suas dúvidas e realizam as tarefas propostas, mesmo que não tenha ninguém supervisionando.

Todas essas situações fazem com que, ao final do curso, eles não só dominem o conteúdo, mas cheguem ao mercado com um alto nível de proatividade, fazendo a diferença nas organizações onde trabalham. Esses profissionais demonstram iniciativa, responsabilidade e capacidade de autogestão. Portanto, passaram a ser extremamente valorizados devido a essa característica.

Vontade de aprender

Outra característica que vale a pena destacar nos alunos EAD é que eles têm uma imensa vontade de aprender. Durante o curso, isso faz com que eles não se conformem com a falta de tempo para frequentar uma graduação ou especialização convencional, com a distância de uma boa universidade ou mesmo com os custos de uma opção tradicional. Em vez disso, eles buscaram uma alternativa para a capacitação.

Essa vontade de aprender é algo intrínseco à pessoa, e que traz benefícios ao longo da vida e da carreira. Um profissional que busca atualização permanente se prepara para enfrentar os novos desafios que surgem no mercado a todo momento. Ele é um propulsor da inovação tanto no desenvolvimento de produtos quanto na adoção de modelos de negócio mais efetivos.

Disciplina e organização

Para conseguir seu certificado, o aluno EAD precisou de muita disciplina e organização. Ele se comprometeu a ter um horário de estudos, distribuiu seu tempo para estudar as diferentes matérias, fez um planejamento para entregar projetos e trabalhos, entre outras demandas de um curso.

Ele tende a levar essas características também para sua vida profissional, o que faz com que as tarefas que são colocadas sob sua responsabilidade sejam realizadas sempre da melhor forma possível.

Domínio da tecnologia

A maioria dos cursos EAD são realizados por meio de plataformas digitais. Para acessar o conteúdo, o aluno precisa aprender a lidar com a tecnologia. Baixar arquivos, acessar vídeos, fazer upload de materiais são atividades muito frequentes nesse tipo de formação.

Além disso, eles descobrem como é possível utilizar outros recursos, como enquetes, formulários de pesquisa, podcasts e aplicá-los também em suas atividades profissionais. No dia a dia, esse domínio tecnológico gera uma série de soluções simples para pequenos problemas que afetam a produtividade.

Gestão do tempo

Finalmente, o aluno EAD também se destaca por conseguir administrar seu tempo de forma eficiente. Ele está acostumado a conciliar um expediente não tão convencional, o estudo e outras obrigações do dia a dia.

Também aprendeu a se programar com antecedência para não deixar suas provas e trabalhos para a última hora. Em seu trabalho, utiliza essa capacidade de gestão para fazer seu dia render mais e ser um colaborador altamente produtivo.

Como você pode perceber, a relação entre a EAD e mercado de trabalho está cada vez melhor. Os profissionais são equiparados em qualidade àqueles que tiveram uma formação presencial e, além disso, algumas de suas características são extremamente valorizadas. No entanto, existe um ponto em que o aluno precisa prestar muita atenção: a escolha da universidade.

Não existe nenhuma diferença entre o diploma de um curso EAD e de uma formação presencial. No entanto, o nome da universidade que emite esse documento ainda conta muito para o mercado. Afinal, algumas instituições são reconhecidas pela sua excelência no ensino e nível de exigência em relação às atividades apresentadas pelo aluno. Dessa forma, elas têm um alto conceito por fornecerem os melhores profissionais.

Gostou de saber mais sobre melhor a relação entre EAD e mercado de trabalho? Quer investir em uma formação a distância com a garantia da melhor universidade particular do Mato Grosso do Sul? Acesse o nosso site agora mesmo, conheça nossos cursos e os diferenciais da nossa instituição! Vem ser UCDB!

Comentários