Curso híbrido: você sabe como funciona?

Uma palavra tornou-se mais frequente dentro do vocabulário educacional nos últimos anos. Depois do ensino tradicional presencial, da consolidação da educação a distância, cada vez mais ouvimos falar do ensino híbrido, flex ou até mesmo semipresencial. Mas o que é? Como funciona? Quem pode optar por essa modalidade?

Para esclarecer essas dúvidas, fomos em busca das respostas com um especialista no assunto: professor Dr. Jeferson Pistori, diretor da educação a distância da Universidade Católica Dom Bosco — uma referência na região Centro-Oeste. “A UCDB iniciou neste ano (2021) três cursos de graduação na modalidade híbrida. Nela, o aluno terá flexibilidade para escolher o melhor horário para estudar o conteúdo a distância (cerca de 70% do curso) e, durante dois dias da semana (segundas e terças-feiras), terá as disciplinas presenciais com aulas práticas no campus da Católica, no período noturno (das 19h às 22 horas), garantindo assim a vivência universitária. Conciliando o conteúdo teórico ministrado a distância e as aulas práticas, o aluno caminha para uma formação sólida, enriquecedora e eficaz”, explicou.
Os docentes são profissionais capacitados com formação de especialista, sendo na maioria com titulação de mestrado e doutorado, responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem das disciplinas por meio da interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Possuem para isso preparação pedagógica para atuar na Educação a Distância e no uso das diversas tecnologias de comunicação e informação.

Cursos híbridos da UCDB

Os primeiros cursos híbridos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco são Estética e Cosmética, Educação Física-bacharelado e Engenharia Civil, oferecidos exclusivamente para acadêmicos do polo Tamandaré, atendendo Campo Grande (MS) e região.

Estética e Cosmética o curso, que tem apenas dois anos e meio de duração, mescla uma série de disciplinas de conhecimentos de base (anatomofisiologia, biologia celular, química geral, nutrição aplicada) e disciplinas práticas profissionais (drenagem linfática, massoterapia, eletroestética, maquiagem, estética capilar e muitas outras).
O objetivo é formar profissionais que possuem competências para identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos. Aplica técnicas de visagismo e maquiagem. Utiliza equipamentos específicos para cada procedimento estético. Elabora e aplica programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos. Propõe e participa de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade. Planeja, organiza e gerencia empresas da área de estética e cosmética. Avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

Educação Física-bacharelado (quatro anos de duração) – o curso capacita o aluno para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, que se diferencia no mercado de trabalho.
O curso se propõe à formação de profissionais capacitados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, extensão e pastoral, engajados na realidade social, nas políticas educacionais, nas políticas públicas de saúde, de esporte e de lazer, nas diferentes manifestações da motricidade humana, aptos a intervir de maneira crítica-reflexiva na promoção do ser humano e na construção da ciência.

Engenharia Civil (cinco anos de duração) – o curso vem atender ao encontro às atuais demandas econômicas, sociais e ambientais do País e de toda América Latina, trazendo em sua concepção o moderno conceito de construção sustentável, buscando segurança, qualidade e eficiência no desempenho das edificações que fundamentalmente utilizam tecnologias limpas para permitir que os recursos naturais sejam preservados com o menor impacto ambiental possível.
O curso busca conciliar a visão da instituição de ensino superior às necessidades da comunidade em que o curso está inserido, formando profissionais capazes de constante adaptação às novas tecnologias e na atuação em diferentes modalidades de trabalho decorrentes da dinâmica do mercado, com sólida formação básica, garantia de uma boa formação profissional, que estejam aptos para desenvolver a investigação técnica e científica.

Ambiente Virtual e laboratórios presenciais

Na UCDB, o acadêmico conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com material didático completamente digital, atividades virtuais e de engajamento, além de avaliações por módulos, que vai compor a média final (mínima de 7). A proposta pedagógica do ensino a distância é fundamentada no estímulo ao aprendizado interativo, cooperativo e na autoaprendizagem. O aluno conta com um tutor para sanar dúvidas em relação a utilização da ferramenta, um auxiliar das disciplinas e vídeo aulas para assistir no melhor horário do seu dia e aula agendada ao vivo com professores.

No ambiente virtual, o acadêmico tem o espaço interativo entre auxiliares e alunos, além do mural de avisos. Na sessão fale conosco, é possível tirar dúvidas sobre as disciplinas, falar com tutor, secretaria, coordenador e solicitar atendimento direto com o professor auxiliar. Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, o estudante tem a disposição o GSuite (pacote Office 365) e a biblioteca digital.
Já no ambiente presencial, obedecendo todas as regras de biossegurança (número reduzido de alunos por sala, uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento), os alunos dos cursos híbrido vão contar com infraestrutura moderna do campus UCDB na Tamandaré, que conta com laboratórios como os de solos, Academia-Escola, geoprocessamento, Clínica-Escola, e bloco Biossaúde, entre muitos outros existentes na Católica.

Além da biblioteca virtual, os alunos contam ainda com mais de 120 mil títulos de livros na Biblioteca Pe. Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco, que podem auxiliá-los nas atividades acadêmicas durante todo curso.
“A Universidade Católica Dom Bosco, melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul, também conquistou nove cursos com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação. A nota é elaborada com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que, neste ciclo, avaliou cursos de Saúde, Agrárias e Engenharias. Ao todo, a Instituição com tradição de mais de 50 anos, oferece mais de 30 cursos presenciais, mais de 20 cursos a distância, além dos três híbridos”, destaca Pistori.

Processo seletivo
Na UCDB, os processos seletivos dos cursos a distância e híbrido são individuais e continuados, podendo ser efetuados agora, clicando aqui, ou para mais informações entre em contato via Whatsapp (67) 3312-3736.

Se você ficou interessado em conhecer e fazer parte dessa revolução na maneira de aprender, visite o nosso site www.ucdb.br, entre em contato pelos telefone 0800 647 3335, (67) 3312-3736 ou ainda pelo Whatsapp (67) 3312-3736.

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