Depois do ensino tradicional presencial e da consolidação da educação a distância, cada vez mais ouvimos falar do ensino híbrido (ou semipresencial). Mas, o que é? Como funciona? Quem pode optar por essa modalidade?
Se você deseja saber mais sobre essa modalidade de ensino, leia o post completo.
Para esclarecer essas dúvidas, fomos em busca das respostas com um especialista no assunto: professor Dr. Jeferson Pistori, diretor da educação a distância da Universidade Católica Dom Bosco — uma referência na região Centro-Oeste.
“A UCDB iniciou, no ano de 2021, três cursos de graduação na modalidade híbrida. Nela, o aluno tem flexibilidade para escolher o melhor horário para estudar o conteúdo a distância (que compõe cerca de 70% do curso) e, durante dois dias da semana (às segundas e terças-feiras), tem disciplinas presenciais, com aulas práticas no campus da Católica, no período noturno (das 19h às 22 horas), garantindo a vivência universitária”, explicou.
Corpo docente
Os docentes são profissionais capacitados com formação, em sua maioria, de mestrado e doutorado, sendo responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem das disciplinas por meio da interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para isso, possuem preparação pedagógica para atuar na Educação a Distância e no uso das diversas tecnologias de comunicação e informação.
“Conciliando o conteúdo teórico ministrado a distância e as aulas práticas, o aluno caminha para uma formação sólida, enriquecedora e eficaz”, complementa Pistori.
Cursos híbridos da UCDB
Os primeiros cursos híbridos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco são Estética e Cosmética, Educação Física, na modalidade bacharelado e Engenharia Civil, oferecidos exclusivamente para acadêmicos do polo Tamandaré, atendendo Campo Grande (MS) e região.
Estética e Cosmética: o curso, que tem apenas dois anos e meio de duração, mescla uma série de disciplinas de conhecimentos de base (anatomofisiologia, biologia celular, química geral, nutrição aplicada) e disciplinas práticas profissionais (drenagem linfática, massoterapia, eletroestética, maquiagem, estética capilar e muitas outras).
O objetivo é formar profissionais que possuam competências para identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, além de propor estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade.
Educação Física – Bacharelado: com quatro anos de duração, o curso capacita o aluno para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, que se diferencia no mercado de trabalho.
Além disso, forma profissionais capacitados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, extensão e pastoral, engajados na realidade social, nas políticas educacionais e públicas de saúde, além de esporte e de lazer, nas diferentes manifestações da motricidade humana.
Engenharia Civil – o curso, que conta com 5 anos de duração, foi planejado para atender demandas econômicas, sociais e ambientais do País e de toda América Latina, trazendo o conceito de construção sustentável para os debates da sala de aula e buscando segurança, qualidade e eficiência no desempenho das edificações.
O curso busca, ainda, conciliar a visão da instituição de ensino superior às necessidades da comunidade, formando profissionais aptos a se adaptarem às novas tecnologias e dinâmicas do mercado.
Processo seletivo
Na UCDB, os processos seletivos dos cursos a distância e híbrido são individuais e continuados, podendo ser efetuados a qualquer hora, clicando aqui.
Para mais informações, fale conosco.