Enem: Como escolher o seu curso?

Olá, futuro acadêmico!

No artigo de hoje, iremos abordar um assunto bastante comum pra quem está se preparando para o ENEM: a escolha do curso. Se alguém de vocês já decidiu qual carreira seguir, parabéns! Mas quem ainda anda quebrando a cabeça e tem dúvida sobre qual é a melhor opção, a gente dá uma forcinha.


Olhar para dentro de si e analisar suas habilidades, gostos e personalidade já é um começo.  Depois, devem-se procurar as carreiras que possam combinar com a sua personalidade e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas, pois o mercado atual está exigente, e isso faz com que os futuros acadêmicos pensem, reflitam e foquem no que eles realmente querem para suas vidas.

Conversar com profissionais da área desejada, conhecer o seu dia a dia e, até mesmo, conhecer melhor o curso na UCDB pode ser outra grande alternativa. Participar de palestras, cursos online e frequentar congressos direcionados à área desejada facilitam bastante na hora de tomar a decisão.

E nós queremos saber: Em que você gostaria de trabalhar a longo prazo? Será que vai dar conta das matérias do curso escolhido? Com suas habilidades, poderá se destacar? Faça perguntas para si mesmo e crie uma lista do que tem mais o seu perfil. A ideia é fazer com que você saiba aonde quer chegar.

A maioria dos futuros acadêmicos opta pelo curso com possibilidades de maior retorno financeiro. Mas será que vale a pena abrir mão de conciliar habilidade e hobby por dinheiro? Será que ganhar muito dinheiro vai deixar você feliz e realizado como profissional? Sabemos que não existe decisão 100% certa, mas existe aquela acertada para o momento. Quanto mais você escolher as atividades que exijam seu talento e disposição, mais chances você tem de traçar um bom caminho.

E não se esqueça: Certifique-se de que o curso escolhido é autorizado pelo Ministério da Educação. É bom conferir a formação docente, suas atividades, suas relações com a UCDB e sua representatividade no meio acadêmico, que serão determinantes na formação do aluno.

Portanto pesquise bem e bons estudos!

Comentários