Campus da UCDB oferece aprendizado em Clínica

Aos interessados nas áreas de Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia, a UCDB impulsiona a formação acadêmica com a vida prática na Clínica da Universidade Católica Dom Bosco, onde oferece estrutura e atendimento gratuitos feitos pelos estudantes para aqueles que necessitam de ajuda nessas áreas da saúde e não têm condição de arcar com atendimentos dessa natureza.

Localizada no Campus da UCDB, a Clínica favorece ao acadêmico uma formação de qualidade, vivenciando o aprendizado não apenas em sala de aula, como também na prática a partir do terceiro ano de graduação dos cursos citados acima.

A visão da Clínica é agrupar todas essas áreas em uma só, ou seja, ter um atendimento multidisciplinar, integrar a fisioterapia com educação, nutrição com psicologia, enfim, uma área sempre unida à outra.

Dentro da Fisioterapia, oferece atendimento à ortopedia e traumologia por meio da avaliação físico-funcional, diagnóstico da disfunção, objetivos e conduta de tratamento, o  que é feito pelos alunos do curso e supervisionado por professores e profissionais da área.

O curso também oferece estágio supervisionado em Neurologia, tendo como objetivo proporcionar ao aluno a ordenação e racionalização dos conhecimentos básicos , de clínica neurológica e pediátrica, uso de técnicas específicas de fisioterapia aplicada a essas áreas. Todo o atendimento é dentro da Universidade.

Na área de Psicologia, a clínica oferece avaliação e atendimento jurídico, psicoterapia individual de orientação analítica, cognitiva comportamental e em grupo, grupo de terapias relacionadas à direção defensiva, entre outras.

No curso de Fonoaudiologia também são proporcionados estágios realizados pela clínica, dentre eles estão:

  • Motricidade Oral relacionados com a omissão de fonemas, respirador bucal, correção de mordida ou encaminhamento ortodôntico.
  • Linguagem funcional que seria o atraso a fala até os 6 anos.
  • Linguagem neural, tanto para criança quanto para adultos que tiveram problemas com paralisia cerebral, falta de oxigênio, problemas no cérebro em geral que afetam a fala.
  • Tratamentos de voz como rouquidão e disfonia e grupo de voz.
  • Além disso, a clínica disponibiliza exames de audiometria e Imitânciometria.

Na Clínica, os acadêmicos de nutrição têm a possibilidade de realizar atendimentos supervisionados, tendo como objetivo aplicar todo o seu conhecimento adquirido em sala de aula em pacientes. Entre os atendimentos estão a avaliação nutricional e orientação.

Assim, a Universidade Católica Dom Bosco beneficia tanto os alunos quanto a comunidade, ao aliar ensino e atendimento específico com qualidade para ambos.

Assista ao vídeo para saber mais:

Comentários