Aplicativos para estudo: 8 apps para você instalar já!

Ao traçar um plano de carreira, é preciso averiguar a graduação que combina mais com você e criar maneiras de passar no vestibular sem sufoco. Para que isso ocorra, utilizar aplicativos para estudo pode gerar ótimos resultados ao decorrer da jornada.

Muitos estudantes pelo Brasil enfrentam dificuldades de concentrarem seus esforços em algumas tarefas, organizarem seus afazeres e assimilarem as matérias da melhor forma possível, evitando passar por apuros na hora do vestibular.

Buscar métodos de aprendizagem é algo que contribui muito com o índice de aprovações, por isso, trouxemos informações essenciais para que você se dê bem nas provas. Acompanhe a leitura para conferir!

Afinal, qual a importância de usar a tecnologia para estudar?

As gerações que nasceram depois da década de 1980 tiveram a oportunidade de crescer em uma efervescência de novas tecnologias que brotam o tempo todo, cujo maior propósito é o de facilitar o cotidiano dos usuários. Jamais se poderia pensar que esses avanços se tornariam cada vez mais acessíveis e disponíveis com apenas poucos cliques na tela do celular.

A tecnologia é uma ferramenta crucial ao estudar para o vestibular, por exemplo, pois permite que os estudantes tenham mais interesse em conhecer as matérias, gerenciem melhor o tempo e se sintam motivados para alcançarem seus objetivos. Com essa democratização de conteúdos pela internet, o nível de aprovações tem subido consideravelmente e facilitado a vida dos vestibulandos.

Quais são os aplicativos para estudo mais recomendados?

Sabendo da importância da tecnologia nas nossas vidas e o quanto ela contribui para chegarmos ao objetivo de ingressar em uma universidade de primeira linha, nada melhor que conferir boas recomendações para tirar proveito disso. Veja abaixo 8 dicas de aplicativos para estudo que você precisa baixar hoje mesmo em seu aparelho móvel.

1. Brainly

Imagine que você esteja com uma tremenda dúvida ao estudar matemática, física, química ou outra matéria e queira uma resposta simples, sem precisar buscar milhares de artigos para solucionar seu problema.

Pois bem, o Brainly facilita a vida de qualquer estudante, porque você terá acesso a todas as matérias e demora cerca de 10 minutos, no máximo, para alguém responder suas perguntas de forma objetiva.

Google Play | App Store

2. Duolingo

Nem todo mundo tem as condições de fazer um curso de inglês por anos e se dedicar com afinco na disciplina, mas é possível diminuir um pouco a barreira entre você e um segundo idioma.

O Duolingo permite aprender diversas linguagens com tarefas bem didáticas e que impulsionam o usuário a exercitar a memória a cada nível, além de ter um ranking para conquistar mais pontos e cumprir as etapas de aprendizado.

Google Play | App Store

3. Evernote

Manter a vida organizada se torna um baita desafio com uma rotina corrida, mas o Evernote veio para auxiliar o cotidiano dos vestibulandos. Com esse aplicativo é possível focar no que realmente importa, isto é, você pode utilizá-lo como bloco de notas, armazenador de arquivos, scanner de documentos e demais funções incríveis que trarão disciplina e produtividade.

Google Play | App Store

4. G1 ENEM

A competitividade é um gatilho mental poderoso para vencer a preguiça e estudar com vontade, por isso a proposta do app G1 ENEM é criar um desafio de inúmeras questões das áreas de conhecimento exigidas e gerar disputas interessantes com os usuários. Você pode acompanhar seu desempenho a cada batalha e, por meio de videoaulas, revisar o conteúdo que está deficitário.

Google Play | App Store

5. Google Drive

O Google traz um arsenal de vantagens para os estudantes que querem se organizar com excelência, sendo que o app Google Drive é o queridinho dos universitários.

Com ele é possível armazenar os conteúdos e ter isso acessível na hora que desejar e em qualquer plataforma, sendo que é possível fazer o upload de pastas inteiras, documentos, planilhas, imagens, vídeos e, até mesmo, apresentações em slides.

Google Play | App Store

6. Panda

Você sabe bem que a redação e as questões de língua portuguesa pesam bastante em muitos vestibulares, concursos e entrevistas de emprego, não é verdade? Sendo assim, nada melhor que estudar por meio do aplicativo Português Panda para Concursos e Provas, pois ele traz uma bateria de exercícios sobre acentuação, coesão, regência, semântica, concordância, entre outros temas para deixar você fera no assunto.

Google Play

7. Passei Direto

Esse é um tipo de aplicativo que vai acompanhar sua carreira acadêmica por muito tempo, pois permite que vários usuários de diversos cursos compartilhem exercícios corrigidos, apostilas, livros digitais, informativos de palestras etc.

Com o Passei Direto você consegue seguir perfis específicos de uma determinada disciplina e gerar listas para salvar os materiais que julga serem essenciais ao seu aprendizado.

Google Play | App Store

8. Trello

Se você busca modificar seus hábitos e ter planejamento para estudar melhor, então o Trello foi feito para mudar sua vida estudantil e fazer com que você aproveite mais cada minuto do seu dia.

Você pode desmembrar suas tarefas em colunas, a fim de gerenciar o que tem para fazer, o que está em andamento e o que concluiu, além de ter vários recursos para adicionar outros usuários, armazenar conteúdos, criar listas etc.

Google Play | App Store

Como os estudantes podem se organizar nos estudos?

Claro que só utilizar os aplicativos não será suficiente se você não tiver determinação para estudar com efetividade, ou seja, é indispensável organizar sua rotina a fim de assimilar os conteúdos de fato. Como bônus, trouxemos abaixo algumas dicas preciosas para se planejar e tirar excelentes notas nos vestibulares.

Defina as prioridades de estudo

Não tem outra saída, se você quer conquistar a tão sonhada vaga na universidade para fazer o curso dos seus sonhos, é essencial definir suas prioridades nos estudos para ter uma boa produtividade.

O ideal é construir um cronograma com todas as disciplinas que precisa estudar e estabelecer um tempo para focar em cada uma delas, além de fazer vários exercícios para assimilá-las melhor.

Escolha um local adequado

Um dos fatores que mais contribui com a perda de foco é o local em que você decide estudar, afinal, aspectos como iluminação, conforto, temperatura e acústica podem influenciar bastante no seu desempenho.

É de suma importância que você escolha um ambiente que dê a oportunidade de focar nos livros, artigos e apostilas com voracidade e evitar, assim, quaisquer problemas que gerem sonolência ou distrações.

Livre-se das distrações

Um dos grandes fatores de autossabotagem no estudo é se perder nas distrações e ficar horas procrastinando, tendo a falsa impressão de que está sendo produtivo em algo.

Por isso, utilize os aplicativos nos aparelhos móveis, mas se lembre de tirar as notificações das redes sociais enquanto estuda, afinal, uma simples mensagem pode tirar seu foco e colocar seu planejamento a perder.

Por fim, saiba aproveitar ao máximo o potencial dos aplicativos para estudo e tenha a consciência de que a vaga na universidade só vem com esforço, determinação e foco, a fim de aprender com propriedade cada matéria e ter um bom desempenho nas provas.

Se você curtiu este artigo, mas ainda não faz ideia por onde começar, então aproveite a visita ao blog e aprenda como montar um cronograma de estudos infalível!

Comentários