Está pensando em voltar a estudar? Confira algumas dicas para atingir esse objetivo.

Você deseja voltar a estudar, mas, acredita que está tarde demais para isso?

Saiba que não existe uma idade limite para mudar os rumos da sua carreira e se tornar um aluno de graduação.

A universidade fornece diversos benefícios  para quem deseja abrir novas portas no mercado de trabalho ou aprimorar um novo conhecimento.

Portanto, se for a sua vontade: encare esse desafio, independentemente da sua idade!

Quais são os benefícios de retomar os estudos e encarar a graduação?

É comum que os estudantes ingressem no ensino superior logo após a conclusão do ensino médio.

Porém, diversos fatores podem adiar essa realização, desde a necessidade de cuidar da casa, criar os filhos, trabalhar fora ou mesmo a falta de recursos financeiros para bancar a graduação. E quando esse período mais desafiador passa, fica a dúvida: será que voltar a estudar é uma boa opção?

Não existe hora certa

A insegurança pode emitir um “alerta” e te fazer acreditar que já passou da hora de estudar. Mas, é importante lembrar que, para quem deseja, todo tempo é ideal e que os estudos sempre serão positivos na bagagem da vida. Para quem ainda tem dúvidas, convidamos a conhecer a história da mineira Chames Rolim que, em 2014, aos 97 anos, se formou em Direito.

Mais maturidade para os compromissos acadêmicos

Nem sempre os jovens enxergam a seriedade que permeia os afazeres da graduação e acabam levando grande parte desse período sem o comprometimento ideal.

Com a maturidade, nossa percepção muda e passamos a dar valor a coisas que antes não parecem tão importantes. Portanto, é mais provável que, nessa fase, você dê mais valor a cada momento e valores dedicados à universidade, honrando os compromissos acadêmicos.

Foco na carreira

Ao entrar na universidade, diversos fatores podem atrapalhar o desempenho acadêmico, desde o excesso de festas a falta de gestão de prioridades.

Mas, quem entra na universidade focado(a) no desenvolvimento acadêmico, dedica seu tempo aos estudos, visando aproveitar as oportunidades e avançar, cada vez mais, rumo ao ideal profissional.

Experiência que enriquece o aprendizado

Quanto mais experiências, mais conhecimento. Quando se tem um repertório mais rico, mais simples se torna a associação entre os conteúdos aprendidos em sala de aula e as situações cotidianas.

Como conciliar estudos e trabalho?

Se um dos seus empecilhos para ingressar na graduação é ter de deixar o trabalho de lado, fique tranquilo: existem diversos estudantes que conseguem conciliar emprego e estudo.

Não é uma tarefa fácil, levando em consideração o desgaste e a quantidade de horas dedicadas. Mas, com certeza valerá o esforço!.

Escolha uma graduação a distância

Se você trabalha o dia inteiro e acredita que não existe a possibilidade de encaixar as idas à universidade na sua rotina, uma alternativa é o ensino a distância.

Você faz o seu horário — podendo aproveitar tempos livres eventuais, estudar aos finais de semana ou durante a noite, por exemplo — e seu diploma que tem o mesmo valor que o do ensino presencial.

Crie uma rotina

Não vamos criar falsas expectativas: na retomada dos estudos, é preciso estar disposto a abrir mão de alguns hábitos para, de fato, focar nas prioridades. Então, é fundamental criar uma rotina.

Reservar um período do seu dia para relembrar o que estudou — sabe aqueles 15 minutinhos preciosos após o almoço? —, assistir a uma vídeo-aula enquanto vai para o trabalho ou, até mesmo, chegar mais cedo para estudar são excelentes formas de otimizar o tempo.

Evite a procrastinação

Você já ouviu a frase “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Saiba que esse clichê está certo e  é um excelente aliado quando o objetivo é evitar a procrastinação.

Se sobrou um tempinho no seu trabalho, aproveite para adiantar a tarefa de alguma disciplina. Utilize o tempo ao seu favor.

Como a UCDB pode ajudar você a voltar a estudar?

Se você está procurando uma instituição de ensino qualificada para a sua tão sonhada retomada nos estudos, a UCDB fornece uma grande variedade de cursos de graduação em grau de bacharelado e licenciatura, além dos tecnólogos.

Caso prefira, também temos opções de ensino a distância, que é uma modalidade oferecida há mais de 20 anos por aqui.

Comece!

Percebeu como não faltam motivos para voltar a estudar? Então, o próximo passo é ter certeza da graduação escolhida e começar a colocar os seus objetivos em prática.

Se você deseja saber quais são as nossas opções de graduação, fale conosco!

Comentários