UCDB Idiomas: Muito além do Curso de Inglês

Que um curso de inglês é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, todo mundo está cansado de saber, mas isso é só uma parte da história. Confira abaixo os motivos pelos quais os benefícios de dominar uma língua estrangeira vão muito além de adicionar um item a mais ao currículo.

Além do curso de Inglês

As palavras retiradas diretamente da Língua Inglesa – como “marketing“, “mouse“, “sale” e “play” – e “abrasileiradas” – como “adedê” (add) e “postar” (to post) – que usamos todos os dias, não deixam dúvidas de que o inglês se tornou mais que a “língua universal do comércio” e se infiltrou em inúmeras situações do nosso cotidiano. Entretanto, enquanto os 339 milhões de falantes nativos e os 603 milhões de pessoas que a têm como segundo idioma – dados da publicação online Ethnologue – fazem da Língua Inglesa a melhor decisão “estratégica” para se comunicar com o maior número possível de pessoas, esse número elevado também faz com que o inglês deixe de ser um “diferencial”.

Países com economias fortes, como a Alemanha, a Itália, a China, a França, e os inúmeros falantes da Língua Espanhola ao redor do mundo, fazem com que o domínio sobre o Alemão, o Italiano, o Mandarim, o Francês e o Espanhol, línguas que têm uma quantidade menor de poliglotas no Brasil, se torne um diferencial muito maior que um simples “inglês obrigatório” nas empresas e instituições que mantêm relações com esses países.

Um mundo de informações ao seu alcance

Usando a página inicial da Wikipedia como referência, é fácil perceber a quantidade de conteúdos aos quais uma língua estrangeira ou um curso de inglês dá acesso: São 930.000 artigos em português, contra 5.209.000 em inglês, 1.965.000 em alemão e 1.273.000 em espanhol, por exemplo. Essa diferença também pode ser vista nos livros que são publicados em cada idioma. Segundo a UNESCO veja o levantamento completo clicando aqui – são publicados 26.580 livros por ano nos maiores países de língua portuguesa – Brasil e Portugal -, contra 534.259 nos Estados Unidos e no Reino Unido, incluindo novos títulos e reimpressões em ambos os casos.

Novas formas de pensar

Você já deve ter ouvido falar que o Francês é a “Língua do Amor”, que o Espanhol, falado em muitos países Católicos, é a “Língua da Devoção” e que alguns idiomas têm regras bem definidas, enquanto outros têm uma maior liberdade para se adaptarem. É por esse motivo que quem domina mais de um idioma alterna frequentemente entre eles em suas cabeças, tendo a sua disposição uma gama muito maior de palavras e expressões para organizar as suas ideias e elaborar raciocínios.

O mundo em “alta definição”

Não há como negar que, independentemente de o filme ser dublado ou legendado, perde-se muita coisa ao assistir um filme que foi traduzido do seu idioma original. Se levarmos em consideração a dificuldade de traduzir conceitos como Fernweh e Tsundoku – que significam “a saudade de um lugar onde nunca se esteve” e “o hábito de comprar livros e não ler” em Alemão e Japonês, respectivamente – não é difícil imaginar que muito se perde, também, nas traduções dos livros.

Ainda que tenhamos alguns dos melhores dubladores e tradutores do mundo e que muitas editoras façam um trabalho meticuloso de tradução, não há como negar que dominar uma língua estrangeira é, sem sobra de dúvidas, a melhor forma de enxergar o mundo em “alta definição”, entendendo e absorvendo os conteúdos dos livros, músicas, filmes e artigos da maneira que foi intencionada por seus autores.

UCDB Idiomas

O programa de extensão UCDB Idiomas da Universidade Católica Dom Bosco oferece curso de inglês e outras línguas estrangeiras destinados a todos os níveis de proficiência, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de comunicação, com domínio sobre a compreensão, a fala, a escrita e a leitura, em um novo idioma.

Cursos oferecidos

  • Alemão
  • Espanhol
  • Inglês
  • Italiano
  • Libras
  • Russo

Mais informações

Confira quais são os cursos que estão com matrículas abertas e inscreva-se pelo site www.ucdb.br/cursosdeextensao e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelos telefones (67) 3312-3354 ou (67) 3312-3482.

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...