Teoria, prática e planejamento para estudar melhor

O ano está quase acabando e, ainda sim, continuar os estudos nessa reta final pode garantir excelentes pontos.  E sabendo da dedicação e esforço de vocês, listamos algumas dicas abaixo – e de suma importância – para aproveitar o tempo, controlar a ansiedade e o nervosismo de um jeito bem prático. Deem uma olhada:

  1. Tenha sempre um local fixo para seus estudos

Ficar mudando do quarto para cozinha, ou sala, pode atrapalhar o seu foco. Procure manter seus estudos sempre no mesmo lugar, deixando os livros e cadernos já organizados para não perder tempo procurando onde estão e desfocando para pegar algo que esqueceu em algum cômodo da residência.

  1. Monte um cronograma das disciplinas

É interessante e prático deixar os dias separados para estudar matérias específicas. Por exemplo: as segundas, estudar exatas; nas terças, humanas; e assim por diante… Isso cria uma organização e você não fica perdido por onde começar.

  1. Desligue-se das distrações

Esqueça as redes sociais, TV e tudo aquilo que possa tirar sua atenção. Deixe tudo isso para a hora do intervalo e volte completamente sua atenção para os estudos. A internet é uma grande aliada, mas para usá-la é preciso ter foco e ser esperto para não cair nas tentações de abrir outras coisas que não têm a ver com o que está estudando.

  1. Separe o seu tempo de estudo entre leituras, revisões e exercícios

De acordo com a Teoria 10 – 20 – 70, 10% do que você aprende está relacionado à teoria pura. 20% está relacionado com aquilo que você compartilha com os outros (o famoso aprender ensinando, motivo pelo qual as redes sociais podem ser importantes para seus estudos). Os outros 70% estão relacionados com a prática, daí a necessidade de fazer muitos exercícios.

Teoria, prática e planejamento para estudar melhor

5.  Tenha um calendário para marcar as datas mais importantes antes do período da prova

É recomendável a utilização do calendário, para não ficar perdido com datas e com o que fazer nos dias de estudos. Além disso, ele é muito bom para lembrá-lo quando o dia da prova está cada vez mais próximo, fazendo com que você, futuro acadêmico, pense duas vezes se vale a pena nessa etapa deixar o estudo de lado e partir para o lazer.

Ainda dá tempo de se planejar!

Comentários