5 séries e filmes sobre carreira para assistir no tempo livre

Quem disse que não dá para aprender nada se divertindo? Saiba que é possível e altamente recomendado adquirir conhecimento com o entretenimento, principalmente em séries e filmes sobre carreira.

Afinal existem diversas produções voltadas para diferentes nichos. Ainda que algumas tenham apenas o objetivo de entreter, outras também focam em disseminar informações para o seu público-alvo.

Caso você saiba escolher bem, existe a possibilidade de aprender sobre a sua graduação com o mundo do entretenimento. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar as 5 principais séries e filmes sobre carreira. Confira!

Conheça séries e filmes sobre carreira em diversas áreas[DLC1]

Existem produções cinematográficas e seriados voltados para diferentes áreas do conhecimento, permitindo que você aprenda e se divirta ao mesmo tempo. Veja algumas delas a seguir!

1. Invictus − Administração

Dirigido por Clint Eastwood e protagonizado por Morgan Freeman e Matt Damon, o filme “Invictus” é do gênero drama biográfico esportivo e foi lançado em 2009. A trama é baseada no livro “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation”, escrito por John Carlin, e na conquista da Copa do Mundo de Rugby, em 1995, pela seleção sul-africana, logo após o apartheid.

O filme aborda a soltura de Mandela, que se tornou presidente da África do Sul, entrando em questões como pobreza, criminalidade e divisão racial. Quando assiste a um jogo dos Springboks, Mandela percebe que os negros do estádio torcem contra o time sul-africano porque, em suas mentes, ele representa o apartheid.

A partir disso, o presidente elabora estratégias para unir e inspirar o povo em torno dos Springboks. Desse modo, o filme mostra como é possível contornar problemas e gerenciá-los ao adotar medidas estratégicas, podendo ser bastante relacionado com a área da Administração, já que trata de gestão e solução de adversidades.

2. Black Mirror − TI

A série britânica “Black Mirror” foi lançada em 2001 e tem feito bastante sucesso entre aqueles que gostam de imaginar como será o futuro. Criada por Charlie Brooker, a produção é caracterizada como uma ficção científica, com doses de terror psicológico, abordando temas sombrios sobre a sociedade moderna e relacionando-os constantemente com o uso de novas tecnologias.

Os episódios costumam se passar em uma realidade paralela ou durante um futuro próximo e cada um deles tem elenco diferente, bem como cenário. Assim, cada episódio é único, autônomo e geralmente não apresenta uma sequência em relação à narrativa.

Essa série pode ser bastante relacionada com a área de Tecnologia da Informação (TI), já que aponta, principalmente, os efeitos colaterais do uso da tecnologia, levantando reflexões necessárias para os profissionais do ramo.

3. Clube de Compras Dallas − Saúde

Estrelado por Matthew McConaughey, o filme “Clube de Compras Dallas” é um drama lançado em 2013, sendo vencedor de três estatuetas do Oscar em 2014. A obra trata da história de Ron Woodroof, que descobre ser soropositivo e decide começar uma batalha com a indústria farmacêutica norte-americana nos anos 1980.

No longa, o protagonista procura um tratamento alternativo para a aids e inicia um contrabando de medicamentos não aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), distribuindo-os para os pacientes com a mesma situação que ele e, assim, instaurando o Clube de Compras Dallas.

Este filme é fundamental para que os profissionais da Saúde entendam como a indústria farmacêutica pode afetar e, inclusive, prejudicar o tratamento das pessoas, em especial nos Estados Unidos, que não contam com um sistema público de saúde.

4. House of Cards − Direito

Uma das séries mais aclamadas da Netflix é “House of Cards”, que estreou em 2013, girando em torno da história do congressista Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, e sua esposa e empresária Claire Underwood, estrelada por Robin Wright.

A trama aborda, principalmente, a inescrupulosidade do protagonista e sua falta de limite para chegar onde deseja: a presidência dos Estados Unidos. Ao longo dos episódios, diversos crimes e atitudes nem um pouco éticas acontecem, levantando questões sobre a impunidade.

Desse modo, a série pode ser relacionada à área de Direito, por lidar diretamente com a política e mostrar como pessoas poderosas conseguem escapar de crimes, enquanto outras são facilmente absorvidas pelo sistema jurídico falho, por não terem tanto poder, influência e dinheiro.

5. Coringa − Psicologia

A história do personagem da DC Comics, Coringa, já foi assunto principal de muitos filmes, mas, em 2019, foi lançada a obra cinematográfica cujo foco foi abordar como o Coringa se tornou um vilão. A trama, caracterizada como suspense psicológico, foi protagonizada por Joaquin Phoenix, que interpreta o palhaço Arthur Fleck no ano de 1981, em Nova York, Estados Unidos.

O personagem sofre de um problema neurológico que o faz rir em situações inapropriadas, por isso necessita de um acompanhamento da assistência social para conseguir medicamentos. Ao longo da obra, várias cenas mostram como Arthur sofreu até se tornar o Coringa, perdendo, inclusive, os medicamentos por conta do corte sofrido pela assistência social.

Dessa forma, o filme aborda como a sociedade influencia nas atitudes dos indivíduos, até mesmo abalando sua estrutura psíquica, mostrando, assim, que ninguém é essencialmente ruim. Por isso, o longa é uma ótima oportunidade para os profissionais de Psicologia refletirem sobre o papel que a população tem no estado psíquico e no comportamento de cada pessoa.

Após conhecer esta lista de séries e filmes sobre carreira, aproveite o período de férias para começar a ver as obras mais relacionadas com sua área de interesse e se permita aprender um pouco mais com elas.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e chame os amigos para fazer uma sessão de cinema na sua casa!

Comentários