Redação: quando o medo se instala na ponta do lápis

Olá futuro acadêmico! Você sabia que a redação tem um critério diferente das outras provas, tanto no vestibular, quanto no ENEM? Pois bem, para que o medo não se instale na ponta do lápis e lhe proporcione um grande bloqueio criativo, é preciso praticar a escrita dentro das normas cultas da nossa língua portuguesa para que se obtenha nota dez.


Mas você deve estar se perguntando: “E eu não sei escrever?” Sabe sim, oras! E você pode começar criando uma argumentação diante de um tema proposto, que é o objetivo de uma redação bem feita. A proposta clara e inovadora chama atenção de quem vai analisar o seu texto. Portanto capriche. Somos fãs de quem fica por dentro dos assuntos atuais que acontecem no Brasil e no mundo. Por isso leia! Assista aos noticiários! Pesquise e explore temas que você não tem tanto conhecimento!

E quanto mais você estuda, mais você potencializa seu conhecimento. Se tiver uma ideia, coloque-a no papel. Use rascunho. Ele é um importante aliado na hora da elaboração de um texto. Ao passar a limpo, acrescente palavras ou as substitua por sinônimos; e, por favor, deixe de fora gírias e abreviações.

Evite, também, semelhanças com a forma de se expressar na oralidade. Lembre-se de que, quando escrevemos uma redação (especialmente no ENEM), devemos obedecer às normas da língua. E isso será cobrado na avaliação! Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”.
Sobre a pontuação, cuidado com o excesso de vírgulas. Só as use quando realmente for necessário. Um texto com pausas desnecessárias compromete o ritmo e a continuidade de ideias e, muitas vezes, também a coerência textual. Caso haja algum diálogo, o ideal é usar os sinais que o caracterizam: dois pontos e travessão.

Vale ressaltar que, além do ENEM, em vestibulares e concursos, a prova de redação é um grande fator de eliminação e, geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo, que nada mais é do que apresentar seu ponto de vista, sua opinião em relação ao tema.

Portanto esteja preparado: leia, informe-se, atualize-se! Sua opinião será fundamental nesse quesito.

Boa sorte!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...