Por ora ou Por hora?

Por ora ou por hora, qual é o correto? Esse tipo de dúvida é comum, especialmente conforme o vestibular vai se aproximando e vamos chegando ao final de mais um ano letivo. Nós costumamos usar muito essas expressões na nossa fala do dia a dia, mas, quando precisamos utilizar uma delas na escrita, o cérebro dá uma “travada” e a dúvida surge.


Quando usar por ora ou por hora?

Um dos motivos dessa dúvida é que ambas as formas estão corretas, mas cada uma delas tem um significado diferente. Por isso é importante prestar atenção nessa dica para fazer uso da expressão correta para o sentido da sua frase.


Por hora

A expressão “por hora”, escrita com a letra “h”, indica uma relação do acontecimento em relação a uma unidade de tempo ou, melhor dizendo, em relação a 60 minutos. Por exemplo:

“O carro estava a 80 km por hora.”

“Passam, por aqui, cerca de cem carros por hora.”


Por ora

Já a expressão “por ora”, sem a letra “h”, expressa o sentido de “neste momento”, ou “por agora“, relatando um fato ou acontecimento que se dá em um período de duração indeterminada ou em um certo instante. Alguns exemplos:

Por ora, estou muito ocupado”

“Você quer uma decisão, mas, por ora, ainda não a tenho.”


Por ora, essa é a dica que nós temos para você mandar bem nas redações e não se confundir mais com o uso dessas expressões nas provas, cujas durações fazem com que seja importantíssimo acertar o máximo de questões por hora. 😉

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...