Saiba como colocar em prática suas metas de ano novo!

No Réveillon, existem diversas superstições que muitos brasileiros fazem para ter um ano mais próspero que o anterior, como pular sete ondas depois da meia-noite, comer lentilha na véspera e 12 uvas depois da virada. Para os que são mais “pé no chão”, é comum que, durante o mês de dezembro, sejam elaboradas metas de ano-novo.

No entanto, para que elas possam se realizar, devem ser condizentes com a sua realidade. Certamente você já fez uma lista de objetivos para o ano seguinte e, ao final dele, deparou-se com vários itens sem o check, não é mesmo?

Para que isso não aconteça em 2020, elaboramos este artigo para ensinar como colocar em prática essas metas. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

5 dicas para colocar suas metas de ano-novo em prática

Para cumprir a sua lista de metas de ano-novo, é importante construí-la com sabedoria. Afinal não queremos que você se frustre por não ter alcançado a maioria dos objetivos. Confira, portanto, as nossas dicas a seguir.

1. Defina objetivos possíveis

Lembra que falamos da importância de fazer uma lista condizente com a sua realidade? Desse modo, você deve escolher objetivos que sejam possíveis de realizar. Por exemplo, se você não tem aquisição financeira suficiente no momento, não adianta colocar como meta “viajar o mundo todo”, não é mesmo?

Isso porque colocar objetivos inalcançáveis para um futuro tão próximo só vai trazer frustração. No entanto não entenda que você jamais irá realizá-los, mas que, para uma data tão próxima, não é possível alcançá-los. Com isso, durante essa fase de elaboração das metas de ano-novo, é importante que você seja realista.

2. Analise erros do passado

Você é uma pessoa que sempre faz a lista de objetivos para o ano seguinte, mas não consegue cumprir nem metade deles? Então, para que o erro não se repita no próximo ano, é importante descobrir quais são as suas falhas.

Geralmente, as pessoas colocam muitas metas fora de alcance ou, até mesmo, fora de controle. Se você é assim, dê atenção a este fato na hora de elaborar as suas metas de ano-novo.

3. Defina metas que dependam só de você

Talvez esta seja uma das dicas mais difíceis de seguir: escolher objetivos que estejam apenas no seu controle. Por exemplo, existem muitas pessoas que colocam metas como “casar”, “namorar”, “ganhar o triplo do salário atual” ou “conquistar o emprego dos sonhos”. No entanto nada disso depende apenas de um único indivíduo.

Existe, afinal, um conjunto de fatores que influenciam no alcance dessas metas. Por isso, é importante selecionar propósitos que não dependam de terceiros. Você pode até desejar esses outros itens, mas não os insira na lista para que não haja essa pressão de conquistar metas que, para serem realizadas, necessitam de outras condições envolvidas.

4. Selecione metas em curto, médio e longo prazo

Se você tem um grande objetivo pela frente, como mudar de casa, deve estabelecer pequenas metas para realizar esse sonho. Caso o grande obstáculo seja o orçamento, coloque como propósito fazer mais cursos na sua área de atuação para conseguir maior qualificação profissional.

Desse modo, é possível conquistar uma promoção no trabalho ou, até mesmo, mudar de emprego, para um que ofereça melhor remuneração. Isso porque alguns demoram mais para serem realizados que outros, então, é um verdadeiro “trabalho de formiguinha” até alcançá-los.

5. Comece com pequenas mudanças

Inserir apenas metas de ano-novo complexas talvez não seja um bom caminho para finalizar o ano com a sua lista completamente feita. Por isso, vale a pena apostar em pequenas mudanças para que elas funcionem como incentivos para os objetivos maiores.

Então, tente simplificar as suas metas. Por exemplo, se o seu desejo é se tornar uma pessoa saudável, comece visitando um nutricionista, depois, reduzindo o consumo de doces e refrigerantes e, em seguida, inicie uma atividade física e assim por diante. Aos poucos, é possível atingir esse propósito.

 

Metas para você investir no seu futuro

Até o momento, falamos sobre como você pode realizar as suas metas de ano-novo, mas, caso queira opções de objetivos que vão influenciar diretamente no seu futuro, selecionamos alguns deles logo abaixo. Confira!

Começar uma nova graduação/pós-graduação

Você está adiando há um tempo a matrícula numa segunda graduação ou pós? Então, chegou a hora de deixar isso de lado e ir à procura do curso ideal. Afinal, atualmente, o mercado de trabalho está ainda mais exigente, então, apenas uma graduação se tornou requisito básico para conquistar aquela vaga dos sonhos.

Por isso, devido à alta competitividade, é importante que você invista na qualificação profissional, que pode ser alcançada tanto por meio de uma nova graduação quanto por uma pós-graduação.

Estudar um novo idioma

Já se foi o tempo em que o inglês era um diferencial no currículo. Para muitas empresas, ele é fundamental, pois lidam diariamente com parceiros de outros países e, por isso, precisam de colaboradores que dominem esta língua.

Então, se você ainda não fez um curso de idiomas, coloque isso como meta e corra atrás do tempo perdido, organizando também uma rotina de estudos eficiente. Caso já saiba inglês, invista em outra língua também bastante requisitada, como o francês e o espanhol.

Em algumas situações, dependendo da sua área de atuação, vale a pena estudar uma língua que não é muito comum entre os concorrentes, como árabe ou alemão. Assim, você consegue se destacar no mercado de trabalho.

Viajar mais

Como a vida não é só o trabalho, é importante investir nos momentos de lazer. Para isso, sempre que puder, não deixe de viajar. Além de possibilitar uma recarga de energia para, posteriormente, voltar à rotina, a viagem proporciona experiências pessoais inesquecíveis.

Afinal você conhece novos lugares, pessoas e culturas, o que é capaz de engrandecer um ser humano. Desse modo, você se torna uma pessoa mais motivada e leve, de maneira [DLC1] geral. Por isso, nem que seja apenas um fim de semana numa cidade do seu estado, opte por viajar mais em 2020.

A partir destas dicas, você consegue elaborar metas de ano-novo que podem ser cumpridas e, assim, surpreender-se quando chegar ao fim do ano e perceber que cumpriu todos os seus objetivos. Então, não deixe para última hora e já comece a elaborar a sua lista.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube[DLC1]Podemos trocar aqui por “maneira” para não repetir “modo” ou deixamos como está?

Comentários