Saiba como está o mercado de trabalho no MS e como se preparar

Você sabia que, em 2019, o mercado de trabalho em MS teve a maior taxa de contratação em emprego formal do país? De janeiro a maio, houve a criação de 14.659 vagas, alcançando um índice de crescimento de 2,6% contra 0,91% da média nacional.

Desse modo, ainda que o Brasil enfrente uma crise financeira, Mato Grosso do Sul tem apresentado crescimento econômico, influenciando na geração de empregos.

Em ramos como Agronomia, Zootecnia e Engenharia Civil, o estado como um todo se destaca bastante em comparação com as demais áreas do país. Para saber mais sobre o mercado de trabalho na região, acompanhe o artigo!

O mercado de trabalho em MS

Ao longo dos últimos anos, Mato Grosso do Sul (MS) foi o estado que obteve o maior crescimento, com base no desenvolvimento econômico e social. É o que revela a pesquisa divulgada pelo governo entre os anos de 2007 e 2017.

Apenas em Campo Grande, durante o ano de 2018, foram abertas 2.481 vagas de trabalho, o que colocou o local em primeiro lugar no ranking de cidades com maior geração de emprego.

Com isso, a crise parece não afetar tanto a economia de MS, que tem se reerguido e mostrado um crescimento superior aos demais estados do país. Portanto buscar um emprego na região certamente é uma ótima escolha.

As áreas em maior crescimento

Em Mato Grosso do Sul, existem algumas áreas que se destacam na geração de empregos, como a agropecuária, a construção civil e o setor alimentício. Em relação ao agro, por exemplo, duas cidades cresceram bastante na produção: Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. Na primeira, o produto principal é a cana-de-açúcar, enquanto na segunda é a soja.

Para apostar nesses ramos no estado, saiba que é necessário ter o ensino superior completo. Nesse caso, é importante seguir uma profissão que tenha relação direta com essas áreas. Veja alguns exemplos a seguir.

Agronomia

O agrônomo é responsável por aprimorar os processos que envolvem o rebanho, a lavoura e os produtos agroindustriais como um todo. Sendo assim, ele cuida de todas as fases, desde o planejamento até a execução de diferentes atividades do agronegócio.

Portanto ele está envolvido com o cultivo do solo, a colheita, o armazenamento, além de trabalhar na alimentação, na reprodução e no abate dos animais. Outras tarefas são relacionadas aos processos de industrialização e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.

O curso de Agronomia dura em média cinco anos, na modalidade de bacharelado, contando com matérias como Matemática, Engenharia Rural, Ciências do Solo e Biologia.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é um profissional com ampla atuação no mercado, já que esse segmento está em alta no país. Ele tem como tarefas a projeção, o gerenciamento e a execução de obras, considerando questões como insolação, ventilação e solo para as construções.

O profissional ainda pode trabalhar em outros setores, tais como inspeção, saneamento e fiscalização. Durante o curso de Engenharia Civil, que costuma ter duração de cinco anos, o aluno se depara com disciplinas como Desenho Técnico, Cálculo, Mecânica dos Solos e Eletricidade.

Arquitetura

Ainda que seja uma carreira prestigiada, vale lembrar que a arquitetura é bem competitiva. No entanto, como o mercado de trabalho em MS está aquecido, esta é uma área potencialmente vantajosa.

O arquiteto pode trabalhar em diferentes ramos de atuação, como decoração, paisagismo, desenho de móveis, projetos arquitetônicos, execução e acompanhamento de obras, planejamento e gestão de obras.

Ao longo da graduação, que dura cinco anos, é comum que os estudantes tenham disciplinas como Desenho Técnico, Planejamento Urbano e Regional, Instalações Prediais e Informática Aplicada.

Zootecnia

Para quem gosta de ter contato diário com animais, Zootecnia pode ser a escolha certa. Isso porque a profissão é responsável por cuidar da criação de rebanhos e desenvolver produtos de origem animal, como carne, leite e queijo.

Desse modo, o profissional precisa se envolver em todas as etapas da cadeia produtiva dos animais, fazendo o planejamento agropecuário e o melhoramento genético, além de poder atuar diretamente na indústria alimentícia.

Em relação à graduação, com duração média de 5 anos, os alunos têm matérias como Biologia, Genética, Nutrição Animal, Ciências do Solo e Fisiologia Animal.

Como se preparar para o mercado de trabalho

Ainda que você já saiba como está a situação atual do mercado de trabalho em MS e conheça as áreas em ascensão, é importante estar bem preparado para conquistar seu lugar. Pensando nisso, resolvemos elencar algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Aprenda um novo idioma

Já se foi o tempo em que o Inglês era um diferencial no currículo. Atualmente, as empresas estão mais exigentes e preferindo candidatos que têm conhecimento em mais idiomas. Por isso, sempre que possível, invista em cursos para aprender novas línguas e, assim, conseguir se destacar entre os concorrentes.

Construa boas relações profissionais

O famoso networking, ou seja, rede de contatos profissionais, é fundamental na busca não apenas por uma vaga de emprego como também por maior reconhecimento na profissão. Desse modo, comece a focar em seu relacionamento com os colegas da mesma área.

Para isso, vale a pena passar a frequentar palestras, congressos e eventos de sua profissão, de modo geral. Também é importante resgatar contatos com pessoas que já trabalharam com você, fazer cursos de extensão e, assim, conhecer novos profissionais e trocar dicas com eles.

Busque uma formação/especialização

Como dissemos, a formação no ensino superior é essencial para que você passe credibilidade e autoridade quando estiver procurando um emprego, afinal, o diploma atesta sua capacidade de atuar na profissão.

Além disso, é importante buscar mais conhecimento e investir em uma especialização, pois esse título vai se tornar um diferencial em seu currículo, possibilitando maior capacitação no trabalho.

Caso você esteja buscando a instituição de ensino ideal para alavancar sua carreira, conheça a UCDB, que está há mais de 50 anos no mercado, sendo considerada a melhor universidade particular do estado. Conosco, você terá qualidade garantida em cursos de graduação e pós-graduação, que vão se revelar aliados fundamentais para seu sucesso profissional.

Com este artigo, você conheceu um pouco mais a situação do mercado de trabalho em MS, descobriu quais são as áreas que mais se destacam e como se posicionar melhor na busca por uma vaga.

Então, só falta investir na sua educação, certo? Para isso, entre em contato conosco e conheça nossos cursos!

Comentários