Em 2022, como está o mercado de trabalho em MS?

Você sabia que nosso estado gerou mais de 72 mil novos postos de trabalho nos últimos 7 anos?

Isso, segundo dados da Fundação do Trabalho de MS (FUNTRAB), inclui os empregos que foram recuperados, após a queda relativa à retração da economia dos últimos anos e da pandemia da covid-19.

Dessa forma, Mato Grosso do Sul tem apresentado crescimento econômico expressivo, influenciando na geração de empregos mesmo diante da crise enfrentada em todo o Brasil.

Em ramos como Agronomia, Zootecnia e Engenharia Civil, por exemplo, o estado se destaca em comparação com as demais áreas do país. Se você deseja saber mais sobre o mercado de trabalho na região, acompanhe o artigo!

Boas perspectivas para os próximos anos

Projeções realizadas no começo de 2022 pela consultoria MB Associados indicaram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul deve liderar o crescimento entre os estados com agronegócio forte nos próximos anos.

Além disso, só no primeiro trimestre de 2022 foram mais de 17 mil novos empregos, sendo que o setor de serviços foi o que mais contratou e, sozinha, a capital Campo Grande gerou mais de 1700 oportunidades com carteira assinada, acompanhada de Aparecida do Taboado (412), Três Lagoas (368) e Ribas do Rio Pardo (364).

Áreas em crescimento

Em Mato Grosso do Sul, algumas áreas vêm se destacando na geração de empregos, como a agropecuária, a construção civil e o setor alimentício, além dos serviços, como citado acima.

Agronomia

O agrônomo é responsável por aprimorar os processos que envolvem o rebanho, a lavoura e os produtos agroindustriais como um todo.

Portanto, está envolvido com o cultivo do solo, a colheita e o armazenamento, além de trabalhar na alimentação, na reprodução e no abate dos animais.

Na UCDB: o curso de Agronomia dura, em média, cinco anos, na modalidade de bacharelado.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é um profissional com ampla atuação no mercado e tem como tarefas a projeção, o gerenciamento e a execução de obras, considerando questões como insolação, ventilação e solo para as construções.

O profissional pode trabalhar, também, em setores como inspeção, saneamento e fiscalização.

Na UCDB: o curso de Engenharia Civil dura, em média, cinco anos, na modalidade de bacharelado.

Arquitetura

Considerada uma carreira prestigiada, a arquiteturas é uma área potencialmente vantajosa, permitindo que o arquiteto trabalhe em diferentes ramos de atuação, como decoração, paisagismo, desenho de móveis, projetos arquitetônicos, execução e acompanhamento de obras, planejamento e gestão de obras.

Na UCDB: o curso de Arquitetura dura, em média, cinco anos, na modalidade de bacharelado.

Zootecnia

Para quem gosta de ter contato diário com animais, Zootecnia pode ser a escolha certa. O profissionais são responsáveis por cuidar da criação de rebanhos e desenvolver produtos de origem animal, como carne, leite e queijo.

Desse modo, o profissional precisa se envolver em todas as etapas da cadeia produtiva dos animais, fazendo o planejamento agropecuário e o melhoramento genético, além de poder atuar diretamente na indústria alimentícia.

Na UCDB: o curso de Zootecnia dura, em média, cinco anos, na modalidade de bacharelado.

Prepare-se com a UCDB

Agora que você já sabe como está o mercado de trabalho em MS e quais as profissões com as melhores perspectivas para os próximos anos, só falta escolher a sua graduação ideal.

Aqui na UCDB, você pode estudar presencialmente, de forma híbrida ou a distância. São diversos cursos com professores qualificados para te ajudar a conquistar sua carreira.

Vem #SerUCDB! Fale com a gente e saiba mais.

Comentários