Conheça os livros sobre tecnologia que vão abrir sua mente!

Os livros sobre tecnologia têm se propagado amplamente entre os leitores brasileiros. Trata-se de uma temática que nos últimos anos chegou com enorme importância nas prateleiras das livrarias, mas que já era um assunto muito lido por leitores estrangeiros.

Pensando na relevância do assunto para o desenvolvimento pessoal e social, fizemos esta pequena lista com sete livros fundamentais sobre tecnologia. Iniciaremos explicando o porquê de tais publicações serem tão relevantes hoje em dia e para pensar o futuro. Entre em contato com referências interessantes e melhore sua qualificação profissional! Vamos lá?

A importância de manter-se atualizado

Livros de tecnologia ensinam muito mais do que relatos técnicos e narrativas do ponto de vista das grandes empresas tecnológicas e de seus criadores. Eles são uma maneira de entrar em contato com a nossa realidade imediata e também com o que está por vir.

As transformações sociais estão intimamente ligadas com os avanços tecnológicos. Elas ocorrem tão rapidamente que não conseguimos dar conta nem mesmo daquilo que já está instaurado na sociedade. Sendo assim, seja qual for a sua área oficial de trabalho, entrar em contato com as discussões sobre tecnologia tem muito a acrescentar a sua experiência pessoal e, até mesmo, pode enriquecer o currículo.

7 livros sobre tecnologia para adicionar à estante

1. The Internet of Things (Samuel Greengard)

Ainda sem tradução para o português, a obra tem como objeto esse interessante recurso que promete revolucionar o mercado e a sociedade como um todo: a Internet das Coisas. Trata-se da possibilidade de conectar todo tipo de aparelho e objeto a uma rede digital, facilitando a vida das pessoas que os utilizam.

É como nos filmes de ficção científica, em que a casa é totalmente automatizada, sua geladeira avisará quais produtos estão faltando etc. Greengard argumenta neste livro que a Internet das Coisas ainda está nos estágios iniciais, seus efeitos ainda são pouco visíveis e, até mesmo, inimagináveis. Ele traça os primórdios desse recurso e ainda faz um panorama do que esperar de um futuro no qual máquinas, pessoas e objetos estarão o tempo todo interconectados.

2. Realidade Virtual e Aumentada: Tecnologias para Aplicações Profissionais (Arivelto Bustamante Fialho)

Arivelto Bustamante é um professor com grande experiência nas áreas da docência e da pesquisa em tecnologia. O livro em questão serve como um manual para quem está interessado em saber mais sobre realidade virtual (RV) e aumentada (RA) de um ponto de vista técnico e direto.

Nele, você aprenderá a diferenciação entre RV e RA, além de entender como essas tecnologias já estão sendo usadas em diversas áreas do conhecimento. Profissões como as das áreas médicas, planejamento urbano e educação fazem parte desse cenário, que é descrito com propriedade pelo autor.

3. AI Superpowers: China, Silicon Valley, and the New World Order (Kai-Fu Lee)

O Dr. Kai-Fu Lee é um dos maiores experts do mundo em Inteligência Artificial (IA) e sua relação com a China. Nesta celebrada obra, ele relata o processo de aceleração do desenvolvimento do país, relacionando-o com o uso da tecnologia de IA pelos chineses.

Kai-Fu Lee argumenta que, por conta de tais transformações científicas, o mundo atravessa um período de mudanças acelerado, diferente dos moldes que conhecíamos na história.

4. Os Inovadores: Uma Biografia da Revolução Digital (Walter Isaacson)

Após escrever uma das mais célebres biografias de Steve Jobs, Walter Isaacson deu continuação à temática com esta obra, que já conta com tradução em português. Desta vez, Isaacson decide acompanhar a história de um ponto de vista mais amplo: basicamente, narrando a biografia das pessoas que criaram os computadores e a internet.

Ainda que biográfico e baseado em fatos reais, o estilo dinâmico do autor ajuda a tornar esta leitura muito fácil e divertida. Além da história em si, ele também faz um comentário sobre como funciona a mente desses indivíduos, resgatando personagens que vão desde Alan Turing até Steve Wozniak e Bill Gates.

5. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (Brad Stone)

Brad Stone teve um acesso sem precedentes à Amazon e à pessoa de Jeff Bezos para escrever esta que é a obra mais importante sobre a gigantesca empresa. Trata-se de uma história que ainda está sendo contada, mas é possível compreender, a partir do recorte feito por Stone, o fenômeno do crescimento da Amazon e as práticas de gestão que a tornaram o que é hoje em dia.

Entenda, com esta leitura, como a Amazon deixou de ser um site de vender livros para chegar ao status de loja mundial, que vende tudo, compreendendo também o papel de Jeff Bezos nessa história.

6. 64 Things You Need to Know Now for Then: How to Face the Digital Future without Fear (Ben Hammersley)

O celebrado livro do guru tecnológico Ben Hammersley é uma leitura indicada para qualquer tipo de pessoa, mesmo para quem não é um aficionado por tecnologia. Não deixe que a falta de uma tradução em português impeça sua leitura, caso tenha algum receio. Ele é escrito com uma linguagem simples e pode ser uma ótima oportunidade para treinar a língua inglesa.

Nesta obra, Ben dá dicas e direcionamentos sobre o que esperar da vida no século XXI, que apenas começou a se apresentar diante de nós. Ele explica um pouco das transformações que vivemos hoje, considerando a interface de campos como política, história, economia etc.

7. A Física do Futuro – Como a Ciência Moldará o Destino Humano e o Nosso Cotidiano em 2100 (Michio Kaku)

Neste best-seller, Michio Kaku faz algumas previsões para o futuro pautadas em uma pesquisa exaustiva e dados sólidos. Foram usadas entrevistas com mais de 300 cientistas renomados em suas áreas. A partir dessas informações, ele busca traçar com honestidade quais são as mudanças que podem ser esperadas no próximo século.

Além disso, ele também faz um trabalho importante em desmentir alguns mitos propagados pelo senso comum a respeito das possibilidades do futuro. Em tempos de ampla propagação de falsas informações, é uma ferramenta útil para discernir verdades e mentiras do que tem sido dito sobre a tecnologia.

Como você pôde perceber, os livros sobre tecnologia tratam de temas comuns e necessários de serem pensados por todos. Aqueles que compreendem as transformações promovidas por esses avanços conseguem se apropriar melhor do que está por vir, além de crescerem também enquanto profissionais antenados às demandas do mercado.

Alguns dos exemplares listados estão em língua inglesa, mas nenhum deles apresenta grande desafio para quem tem um inglês entre o básico e o intermediário. Desnecessário dizer também que se comunicar nesse idioma é indispensável para quem quer ter os requisitos mínimos para construir uma carreira de sucesso.

Gostou das indicações? Leve estas informações a outras pessoas, compartilhando o post em suas redes sociais!

Comentários