Insira a música no seu dia até para estudar

Sim! Existem milhares de estudantes que, enquanto estudam, adoram ouvir música. Mas será que isso realmente funciona? Este post é dedicado àqueles que, logo pela manhã, precisam ouvir uma musiquinha para ter um dia animado e produtivo, ainda mais se estiver tocando a playlist favorita.

Mas, pensando pelo lado da vida de um futuro acadêmico, muitos devem achar que, na hora do estudo, a música atrapalha; mas aí é que você se engana, pois, segundo uma pesquisa britânica, escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos. Para atingir bons resultados, o estilo de música deve ser selecionado conforme a disciplina a ser estudada.

A pesquisa mostrou que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática. O estudo foi financiado pelo serviço de música online Spotify.

“A melodia e a escala tonal em músicas clássicas, como ‘Fur Elise’ de Beethoven (60-70 batidas por minuto), ajudou os alunos a estudarem por mais tempo e a reterem mais informação”, afirma a psicóloga Emma Gray ao jornal britânico Metro.

E geralmente, no ambiente da prova o silêncio não é absoluto. Bastante comum os professores que cuidam o vestibular ou Enem conversarem, ou então o local ser barulhento por estar em contato direto com uma rua movimentada, e assim por diante. Nesses casos, a música é benéfica, pois ajuda o aluno a se concentrar mesmo com ruídos.

Ouvir certas canções pode proporcionar a modulação da frequência mental, e isso ajuda na concentração. Mas infelizmente ou felizmente não são todos os estilos de música que auxiliam nesses benefícios. Procure sempre por canções com variados estilos instrumentais e, de preferência, cantadas.

Sobre o volume, tente mantê-lo baixo, mas isso vai de pessoa para pessoa. Tem gente que prefere ouvir canções no último volume e tem ótimos resultados nas provas, por isso é bom fazer o teste e analisar qual proporção é a mais adequada para você.

Quem já é adepto a ouvir música enquanto estuda, pode aproveitar e reciclar a playlist. Quem ainda é novato nesse quesito, pode organizar uma seleção para não precisar interromper os estudos durante o horário dedicado para essa tarefa na sua rotina.

Dica importante: Evite as playlists do YouTube, pois elas têm propagandas e podem demorar para carregar.

Comentários