Precisa estudar nas férias? Saiba como combinar estudos e diversão!

A ideia de estudar nas férias pode deixar muitos alunos frustrados ou estressados, mas saiba que não precisa ser assim. Afinal é possível descansar sem deixar os estudos de lado, pois aprender não significa apenas pegar em cadernos e livros para revisar os conteúdos dados ao longo do ano.

Desse modo, adquirir novos conhecimentos pode ser divertido, inclusive longe das salas de aula. Quer saber como fazer isso durante as férias e, ainda assim, divertir-se? Então, confira este artigo, pois reunimos 6 maneiras para estudar de forma descontraída neste período. Acompanhe!

6 maneiras de estudar nas férias de maneira divertida

Para muitas pessoas, ter férias é sinônimo de fazer nada − ou quase isso. Assim, acordar a hora que deseja, ver qualquer programa na televisão, comer e dormir. Se você não é uma delas e prefere utilizar seu tempo para algo produtivo, é possível fazer isso sem ter dor de cabeça.

Durante este período, existem diferentes modos de não deixar os estudos de lado, pois o ensino não está apenas em sala de aula. Confira!

1. Visite museus

Os museus são portais de entrada para o passado − e, muitas vezes, para o futuro, dependendo do seu foco −, permitindo apreender conhecimento de forma divertida e dinâmica.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, contamos com 19 diferentes opções de museus cadastrados no Guia Brasileiro de Museus. Ao visitar as exposições, você vivencia uma viagem pelo tempo e, ainda, pela história do Estado. Veja algumas opções logo abaixo:

  • Museu das Culturas Dom Bosco: local moderno e imperdível para visitação, localizado dentro do Parque das Nações Indígenas. É o museu da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e existe desde 1951, contando com peças de alto valor histórico, como as de etnologia, mineralogia, paleontologia e muitos outros. Diversão garantida para todas as idades;
  • Museu da Imagem e do Som (MIS): por meio da missão de “preservar a história, educar para o futuro”, apresenta um acervo com mais de 50 mil peças, perpassando por livros, fitas de vídeo, fotografias, discos e máquinas fotográficas;
  • Museu de Arte Contemporânea (Marco): com exibições itinerantes e acervos fixos, o museu tem como objetivo promover a educação, inclusive oferecendo aulas de introdução ao estudo das artes e ateliês de gravura.

2. Coloque sua lista de leitura em dia

Você passou o ano todo estudando para as disciplinas da sua universidade e se esqueceu de ler outros conteúdos que considera interessantes, mas não têm relação com o seu curso? Isso é bem comum na vida dos universitários, que nem sempre conseguem tempo disponível para ver mais assuntos.

Por isso, aproveite as férias para colocar sua lista de leitura em dia. Estimular este hábito é fundamental para que você não volte às aulas com preguiça de acompanhar as disciplinas.

Além disso, é possível adquirir conhecimento ao ler livros, revistas e conteúdos que, aparentemente, não são úteis para a sua formação. Isso porque, com a leitura, você aprende outras palavras e novos assuntos e, assim, a falar e escrever melhor.

3. Tenha o descanso como prioridade

Ao longo de um ano letivo, os alunos ficam ligados no 220v e mal conseguem relaxar, não é? Afinal é prova para cá, trabalho para lá, e o período de descanso parece ser um sonho distante.

Por isso, quando as férias chegam, é muito importante se permitir descansar, tendo isso como sua prioridade. Descansar a mente e o corpo vai ajudar você a recarregar as energias para o próximo período.

Caso opte por negligenciar esse período de sossego, saiba que isso pode ter graves consequências lá na frente, até porque seu corpo, assim como sua mente, precisa de uma pausa. Então, se preferir continuar em uma rotina de estudo intensa, quando voltar às aulas, você já estará cansado e desmotivado por ter se sobrecarregado demais quando não era necessário.

4. Visite locais históricos

Existem diversos lugares históricos, inclusive ao ar livre, que são capazes de fornecer aprendizados bem dinâmicos e, até mesmo, interativos. Nesse sentido, estão incluídos desde praças até monumentos. Conheça algumas das opções em Campo Grande:

  • Praça do Rádio Clube;
  • Praça Ary Coelho;
  • Mercado Municipal Antonio Valente;
  • Relógio Central Renato Barbosa Rezende;
  • Obelisco;
  • Parque Florestal Antonio de Albuquerque − Horto Florestal.

Ao visitar cada um desses lugares, você pode aprender um pouco de História e Biologia, além de se divertir e aproveitar as atrações que existem neles. Se preferir, chame a família ou os amigos para passear nesses locais e tornar o dia ainda melhor.

5. Assista a filmes e séries

O entretenimento pode ser um ótimo aliado na hora de buscar conhecimento, pois existem séries e filmes que, dependendo do gênero, fornecem informações que antes não conhecíamos.

Logo, para estudar nas férias, vale a pena apostar em filmes biográficos, bem como documentários, para aprender assuntos diferentes relacionados [DLC1] à ciência ou a personalidades marcantes da história.

Já partindo para a ficção, existem séries que usam dados reais nas construções de suas narrativas. Sendo assim, tanto com filmes quanto com séries é possível adquirir novos conhecimentos, sem deixar de se entreter.

6. Evite exageros

Durante as férias, é fundamental buscar o equilíbrio e não cair em exageros. Isso significa que você não deve, por exemplo, trocar o dia pela noite, alimentar-se mal frequentemente e viver em baladas.

É necessário cultivar bons hábitos e não escapar deles apenas porque está de férias. Esse cuidado também vale para o extremo oposto que falamos logo acima, ou seja, você não deve enlouquecer de tanto estudar, passar horas e horas em frente aos livros, cadernos e computador estudando.

Portanto evite exageros durante este período, mesmo que existam algumas tentações. Caso eles se tornem frequentes, pode ser bem difícil abandoná-los quando as aulas voltarem. Então, para não passar por esse tipo de problema, é melhor evitá-los.

Como foi possível perceber, é possível estudar nas férias sem se estressar ou se sobrecarregar, afinal, o aprendizado vem de diferentes formas. Aproveite este período para unir lazer e estudo e, logo depois, inicie o novo ano letivo estando bem afiado!

Este conteúdo ajudou você a estudar e se divertir? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a este conhecimento!

[DLC1]Podemos mudar aqui para relacionados, para não ficar cacofônico?

Comentários