Estágio: UCDB conecta acadêmicos e vagas

As razões pelas quais é interessante participar de um programa de estágio remunerado durante o período universitário – além da garantia de um dinheirinho extra – concentram-se nas possibilidades e experiências que essa atividade proporciona. De início, o estudante tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano do mercado de trabalho, experimentando os conhecimentos assimilados na Universidade e testando tarefas que podem vir a definir seu futuro profissional. Outra perspectiva bacana do estágio é a chance de, após esse período de experiência, ser efetivado no trabalho. Ou seja, esta é a primeira porta que se abre para um caminho de realizações.

Sima: encontre vagas de estágio

Em muitos casos, conquistar um estágio envolve os mesmos procedimentos para a obtenção de um emprego estável: escolha da vaga ideal, entrevistas, dinâmicas de grupo e testes. Contudo, pela falta de experiência, o acadêmico, muitas vezes, precisa de uma ajudinha extra para se localizar no mercado e encontrar o tipo de trabalho com a qual tenha maior afinidade.

Facilitando o Estágio

Reconhecendo essa deficiência, a UCDB concebeu o Setor de Integração Mercado Academia (SIMA), que desenvolve ações pontuais para orientar os acadêmicos e encaminhá-los ao estágio remunerado. Para potencializar suas ações, o SIMA firma parcerias e convênios com cerca de 80 Instituições de Integração e órgãos públicos e privados, chegando a manter mais de três mil vagas de estágio direcionadas aos acadêmicos interessados em ganhar experiência profissional. Além desses convênios, a SIMA também disponibiliza e encaminha os estudantes para as vagas internas, com a possibilidade de estagiar nos diversos setores da UCDB.

A vantagem de se ter um setor direcionado exclusivamente ao encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho demonstra a preocupação da UCDB com o percurso profissional de seus alunos: a própria Universidade filtra as oportunidades e encaminha os candidatos para as melhores e mais compatíveis com o perfil de seu curso de graduação.

As vagas disponíveis pelo SIMA são divulgadas de duas maneiras: pelo site e por mural itinerante. No Site da UCDB, o estudante encontra uma página direcionada às vagas de estágio disponíveis, tanto as internas quanto as externas. Além disso, as vagas internas são expostas em um mural itinerante que passa a cada semana por um bloco diferente.

Para participar dos processos seletivos e ser encaminhado a uma vaga de estágio, o aluno deve procurar o SIMA e cadastrar seu currículo. O SIMA localiza-se na parte térrea do Bloco Administrativo. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (67) 3312-3348.

Comentários