Em fim ou enfim: quem nunca se confundiu?

A dúvida sobre as situações em que se usa “em fim ou enfim” é bastante comum e, se por um lado essa “Era Digital” facilita o acesso às informações, por outro, há muito conteúdo duvidoso espalhado pela rede – o que não ajuda em nada a sanar as dúvidas que surgem no dia a dia.

Para acabar com essa confusão de uma vez por todas, preparamos essa dica especialmente para os vestibulandos que estão em fim de ano letivo e precisam sanar toda e qualquer dúvida que ainda tenham sobre gramática e ortografia, para que quando chegar a hora, enfim, de desenvolver suas redações nos processos seletivos, se sintam seguros das situações em que cada expressão, seja essa escrita com palavras separadas ou tudo junto em uma única palavra, deve ser utilizada.

Portanto, preste atenção e tome nota:

Em fim ou enfim

O uso do advérbio “enfim”, escrito como uma única palavra, tem o sentido de que a ação seguinte ocorre após a conclusão de outra ação que pode, ou não, ter sido enunciada.

De forma geral, essa expressão pode ser substituída por um outro advérbio ou expressão que tenha o mesmo sentido. Por exemplo:

Enfim chegamos ao aeroporto.”

Repare que nos exemplo acima, a palavra “enfim” poderia ser substituída por “finalmente” sem que o sentido da frase fosse alterado, ficando implícito que a chegada no aeroporto se deu “depois de muito tempo” ou “após um longo caminho”.

Quando a ação anterior é enunciada, a expressão também pode assumir o sentido de “em seguida”. Por exemplo:

“Vou preparar o almoço para que eu possa, enfim, descansar.”

A frase acima poderia ser, reescrita, sem mudança de sentido, da seguinte maneira:

“Vou preparar o almoço para que eu possa, em seguida, descansar.”

O último sentido possível para a palavra “enfim” é um pouco menos formal e mais frequentemente utilizado na comunicação oral ou nas falas dos personagens de narrativas, servindo como encerramento de uma linha de raciocínio que foi deixada em aberto para que se possa chegar a uma conclusão. Por exemplo:

Enfim, o que importa é que precisamos dar início imediato às obras.”

Já o uso da expressão “em fim”, escrita como duas palavras, é bem mais simples e não tem muito segredo, significando, literalmente, que se está chegando ao término de um determinado período de tempo ou acontecimento. Por exemplo:

“Nunca sobra bolo em fim de festa.”

“Algumas celebridades em fim de carreira e se desesperam e acabam fazendo algo para chamar a atenção.”

Enfim, já dissemos tudo o que precisava ser dito sobre o uso dessas expressões, então é melhor parar por aqui, porque ninguém gosta muito de quem se prolonga muito em fim de texto. 😉

Comentários